Dicas e tutoriais

Proteja-se da NSA: TrueCrypt

Segundo a Wikipédia, Criptografia (Do Grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.

Simplificando: você codifica arquivos de dados, programas etc. através de um programa e pode ficar sossegado porque mesmo que alguém intercepte suas informações (NSA?) não conseguirá decodificá-las. É claro que existem várias formas de criptografar um arquivo, e, se a criptografia não é “forte”, é até possivel descriptografar as informações (mas não é tarefa fácil e exige bastante poder computacional).

xps_wizardciphers

Quem pretende se aventurar um pouca na área da criptografia deve experimentar o TrueCrypt. O TrueCrypt é um software de encriptação de dados “open source” para Windows, Mac, Linux etc. Com ele é possível ocultar através da encriptação o conteúdo de partições, pendrives, discos externos etc. Muito útil para quem quer proteger informações confidenciais em seus computadores. Fácil de usar e muito eficiente. Vale a pena testar!

Tags: Dicas, Segurança, Software

Você também vai gostar

Leia também!