Notícias

Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft

A Microsoft anunciou Satya Nadella como seu novo CEO. A empresa buscava desde o ano passado um substituto para Steve Ballmer, que já havia anunciado sua aposentadoria após 16 anos comandando a gigante de Redmond. Nadella era vice-presidente da divisão de computação na nuvem da Microsoft, responsável pelas plataformas online, ferramentas de desenvolvimento e serviços na nuvem da empresa para o mercado corporativo.

nadella

Nascido na Índia em 1967, Satya Nadella é um veterano da Microsoft, tendo entrado na empresa há 22 anos. Estudou Engenharia Elétrica na Universidade de Mangalore antes de se mudar para os Estados Unidos e começar a cursar Ciências da Computação na Universidade de Winscosin. Antes de trabalhar na Microsoft, Nadella chegou a trabalhar na rival Sun Microsystems até 1992. Dentro da empresa fundada por Bill Gates, Nadella ocupou vários cargos e fez partes de várias equipes importantes, como as da divisão de negócios do Office e do Bing. No entanto, tornou-se um dos nomes mais importantes na estruturação dos negócios da divisão de computação na nuvem da Microsoft.

Com a chegada de Satya Nadella ao cargo mais importante da Microsoft, Bill Gates voltará a ser mais ativo na empresa que ajudou a fundar – e que o tornou mundialmente conhecido. O bilionário deixará a posição de presidente do conselho de diretores para assumir o título de “fundador e conselheiro de tecnologia”. Bill Gates trabalhará mais próximo do novo CEO, a pedido do próprio Satya Nadella.

https://www.youtube.com/watch?v=M5BhQVuRcTk

A Microsoft divulgou alguns vídeos oficiais sobre o anúncio. Em um deles, o ex-CEO Steve Ballmer parabeniza Satya Nadella pela nova posição. Também foi divulgada a primeira entrevista de Nadella como o novo CEO da Microsoft.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T8JwNZBJ_wI

Segundo as primeiras análises sobre o anúncio, é esperada que a experiência de Satya Nadella com os serviços de computação na nuvem ajudem a Microsoft a fortalecer ainda mais produtos como SkyDrive, Bing, Xbox Live e Skype.

Por não ser um nome tão conhecido dos consumidores e ter provado internamente que sua especialidade está no mercado corporativo, o desafio poderá ficar em como Nadella conseguirá dar continuidade aos esforços da Microsoft no mercado mobile. Para isso, é bem provável que Nadella tenha a ajuda de Stephen Elop, Vice-Presidente Executivo da Nokia, que chegou a ser cogitado para o cargo de CEO da Microsoft.

Especulações à parte, só nos resta acompanhar de perto o desenvolvimento da “Era Nadella” na Microsoft. Será que Steve Ballmer deixará saudades? [Microsoft]

Tags: Microsoft

Você também vai gostar

Leia também!