Dicas e tutoriais

Como instalar o Windows através de um HD externo

Hoje em dia é bastante comum encontrarmos pessoas que usam  ultrabook, netbook ou outro computador sem drive óptico. Esses computadores facilitam muito a vida de quem precisa esta sempre se locomovendo e precisa de muita praticidade. No entanto, numa emergência, se for necessário formatar a maquina, muitos ficam sem saber o que fazer, visto que esses aparelhos não possuem driver óptico. Mas existe uma maneira! Você pode instalar o Windows através de um HD externo.

hd_exerno_boot_windows

A primeira coisa que você se certificar é de que a sua placa-mãe suporte a inicialização de dispositivos USB. Agora basta seguir o tutorial.

Passo 1. Conecte seu HD externo no computador.

Passo 2. Pressione as teclas “WinKey + R” para abrir o “Executar”. Nele, entre com o comando “cmd” (sem aspas) e pressione Enter.

Passo 3. Na janela do “Prompt de comandos”, digite “diskpart” seguido de um Enter.

Prompt_hdexterno_windows_passo3

Passo 4. Uma nova janela deverá ser aberta. Nela, entre com o comando “List Disk” e aguarde até que a lista dos discos conectados ao computador seja exibida.

Prompt_hdexterno_windows_passo4

Passo 5. Agora, entre com o comando “Select Disk” seguido pelo número do disco (por exemplo, “Select Disk 2”). Geralmente o HD externo é o último disco da lista, mas vale a pena observar a coluna “Tam.” (tamanho) para identificar se o disco selecionado é o correto.

Prompt_hdexterno_windows_passo5

 

Passo 6. Selecionado o disco, entre com o comando “Clean”. Lembre-se: todos os dados do HD (inclusive particionamento) será excluído. Portanto, só continue se estiver certeza do que está fazendo.

Prompt_hdexterno_windows_passo6

 

Passo 7. Execute o comando “Create partition primary” para criar uma nova partição primária. Após ser informado sobre o êxito da operação, entre com “Active” para ativar a partição que acabamos de criar.

Prompt_hdexterno_windows_passo7

Passo 8. Para finalizar, resta formatar a nova partição e associá-la a uma letra, para que possa ser acessada facilmente pelo Windows Explorer. Para isso, entre com “Format fs=fat32 quick” e, em seguida, “Assign”. Veja a imagem acima.

Passo 9. Entre com o comando “Exit” para fechar o “Prompt de comandos”.

Agora para finalizarmos basta copiar a instalação do Windows para dentro do HD e iniciar o computador pelo dispositivo USB. O seu HD externo esta com propriedades de boot e poderá instalar o Windows por ele sempre que precisar!

Prompt_hdexterno_windows_passo8

Gostou da dica, não deixe de compartilhar com seus amigos! Deixe nos comentários alguma dúvida ou o que você achou da dica de hoje! Abraços e até a próxima!

Tags: Dicas para Windows

Você também vai gostar

Leia também!