Notícias

Internet de 70Mbps em pleno voo

Apenas alguns anos atrás, quando você embarcava em um voo muito longo, estava fadado a ficar desconectado do mundo online por longas horas. Para algumas pessoas, isso era uma benção pois, teriam algumas horas de tranquilidade, longe das notificações e mensagens. No entanto, a Internet já invadiu nossos voos. Atualmente você pode se conectar a uma Internet de 70Mbps em pleno voo! Mas para isso você terá que pegar um avião com a tecnologia da GOGO.

Quando a tecnologia GOGO foi introduzida nos voos em 2009, a velocidade de conexão era de apenas 3,1Mbps. Isso mesmo! Um avião a uma velocidade de aproximadamente 800Km/h tem uma Internet mais rápida que as de casas de muitos brasileiros. No ano passado a GOGO melhorou o seu hardware e passaram a oferecer uma Internet de 9,8Mbps. Mas para os níveis internacionais essa velocidade ainda esta baixa.

GTO
GTO

No próximo ano as coisas vão melhorar, graças a uma nova antena, maior e mais eficiente. A GOGO esta usando dois sistemas que poderão levar Internet de 70Mbps aos aviões. A primeira tecnologia se chama Ground to Orbit (GTO). Essa tecnologia será usada em voos norte-americanos. Para viagens internacionais será usada a tecnologia 2ku. Essa tecnologia consiste em duas antenas da banda KU instaladas no avião. Essas antenas se comunicarão com satélites que fornecem a Internet de alta velocidade. A empresa tem planos de futuramente aumentar a velocidade de conexão para 100Mbps.

É muito bom ver como as coisas em outras partes do mundo são certo. Não podemos negar que dá uma invejinha. De toda forma, creio que no futuro poderemos ter acesso a Internet de alta velocidade em qualquer lugar, seja num voo, num submarino ou em casa mesmo.

Você também vai gostar

Leia também!