Notícias

Plataforma de jogos PlayCanvas agora é aberta

Em março de 2011, a Mozilla lançou o Firefox 4.0, que permitia ativar o WebGL como padrão. Um mês depois, a PlayCanvas foi criada e os seus mentores começaram a desenvolver uma plataforma de jogos diferente de tudo o que havia antes.

Will Eastcott, co-criador do PlayCanvas, foi convidado a postar seu texto no Blog Mozilla Hacks, que publica informações essenciais para desenvolvedores de código aberto, trazendo notícias e descrições detalhadas de tecnologias e recursos.

playcanvas

Em seu post, o autor – que trabalha na indústria gamer há 17 anos – afirma que este é o melhor momento para a novidade: “Recentemente, a Apple anunciou o suporte para WebGL no seus sistemas OS X e iOS 8. Então não há melhor hora para uma boa notícia: a plataforma PlayCanvas agora é aberta!”, afirma.

playcanvas-swooop

A engine PlayCanvas é uma biblioteca JavaScript, projetada especificamente para a criação de jogos para videogames. A plataforma possui os principais componentes necessários para criar jogos de alta qualidade.

“Sendo um desenvolvedor, você quer APIs bem documentadas e arquitetadas. Mas também quer ser capaz de entender o que está acontecendo ‘por debaixo dos panos’ e fazer o debug quando as coisas dão errado. (…) Além disso, você precisa de gráficos realmente bons, engines de física e de áudio. Mas a engine PlayCanvas avança mais neste sentido. Ela expõe um framework do jogo, implementando um sistema de entidade de componente, o que permite construir os objetos em seus jogos como se fossem blocos de Lego”, completa Eastcott.

playcanvas-swooop2

No texto, Eastcoot demostra visualmente como isso acontece por meio de um exemplo simples em Codepen: uma bala de canhão quebrando uma parede. Para mais informações acesse o site da PlayCanvas.

Para jogar o Swooop acesse: http://apps.playcanvas.com/playcanvas/swooop/swooop

Você também vai gostar

Leia também!