Artigos

Porque o Windows possui a maioria dos vírus?

porque-windows-maioria-virus

Todos nós sabemos que o Windows é a plataforma que mais é atacada por malwares. Mas porque isso acontece? A resposta não tem nada a ver com algum problema ou falha de segurança do próprio sistema, mas está relacionada a um conjunto de coisas.

Popularidade

O Windows está em todas as classes. Isso é de se esperar de um sistema popular de verdade!
O Windows está em todas as classes. Isso é de se esperar de um sistema popular de verdade!

O Windows é um grande alvo de ataques porque ele alimenta a grande maioria dos computadores do mundo. Se coloque por um momento na pele de um hacker. Se você está desenvolvendo um malware ou deseja infectar computadores de alguns usuários – talvez instalando um keylogger em seus sistemas para roubar os números de cartões e outros dados financeiros – é claro que você teria como alvo o Windows! Porque? Por que a maioria dos usuários usam o Windows.

Este é o argumento mais comum de o porquê que o Windows é tão infectado por malwares, e é verdade! Mas isso não é a única razão.

Segurança do Windows

Historicamente e infelizmente o Windows não foi desenvolvido para ser um sistema com uma excelente segurança. Diferentemente do Linux e OS X, que foram desenvolvidos do zero, pensando em se tornar um sistema multiusuário seguro.
O DOS era um sistema operacional de usuário único e o Windows foi desenvolvido em cima do DOS. Os primeiros sistemas Windows, Windows 3.1, 95, 98 e Me, não tinham restrições de usuário, permissões de arquivos ou outras restrições de segurança, assim como o DOS.

Falando de um sistema “mais recente”, o Windows XP com o seu recurso de execução automática, disseminou muitos vírus por meio de pendrives e etc. Esses malwares instalados nos pendrives, infectavam cada vez mais computadores, visto que quase sempre o usuário, ao usar um pendrive, estava logado como administrador. Assim o vírus era executado com as permissões de administrador, ou seja, acesso total.

Your Computer Will Be Faster and More Reliable

Microsoft começa a pensar em segurança… Tarde demais

Em resposta a crescente preocupação dos usuários em relação a segurança, a Microsoft começou a levar esse assunto mais a sério. Lançou o Service Pack 2 para Windows XP que tinha um firewall mais potente. Incluía também uma central de segurança, que importunava os usuários a instalarem um antivírus. Com o Windows Vista, a Microsoft implementou o controle de conta de usuário, finalmente, incentivando os seus usuários a usar contas com acessos limitados.

O Windows atualmente usa contas limitadas de usuários e já vem com um Firewall ativado e também um antivírus, o Windows Defender. Também, os Pendrives e CDs e etc., não são mais executados automaticamente (AutoRun). Esses são apenas alguns exemplos de segurança que a Microsoft implementou atualmente.

Windows_Defender

Mas mesmo assim, muitos usuários ainda usam o Windows XP e é bem provável que muitos ainda não instalaram as atualizações de segurança. Muitas pessoas usam o sistema pirateado, eles são incentivados a desativar as atualizações automáticas, deixando o sistema completamente vulnerável.

Apesar das versões mais recentes do Windows serem mais seguras, o Windows ainda é o alvo principal.

Downloads da Internet

Embora posamos instalar um aplicativo que não seja da Google Play no Android ou instalar um software no Linux que não seja da central de programas do sistema, esses dois sistemas possuem um local confiável para fazermos os downloads de nosso programas.

windows-store-100023475-gallery

Com o Windows a história é um pouco diferente. Apesar de já existir uma loja para centralizar os aplicativos e programas que podemos instalar no Windows, essa loja tem muitas limitações, levando os usuários a procurarem na Internet pelo programa ou solução desejada. Isso pode fazer com que usuários iniciantes e despreparados caiam em armadilhas na Internet, clicando em botões falsos de downloads e instalando malwares sem saber.

windows_store_home

Embora na Windows Store possamos baixar programas confiáveis, a loja não gerencia todos os programas que instalamos no computador.

Conclusão

Fica claro, meus caros leitores, que o fato de o Windows ser o principal alvo dos softawres mal-intencionados não se deve apenas a um fator, mas a um conjunto de fatores. A popularidade do Windows é o grande fator, a despreocupação da Microsoft com a segurança nos seus anos iniciais, é outro fator. A falta de uma loja para centralizar os softwares seguros e a falta de um gerenciamento de todos os programas instalados no computador é outro fator.

Assim, para não caírem vítimas de softwares mal-intencionados, seja qual for o sistema operacional que você use, mas principalmente o Windows, tenha cuidado! Não instale tudo que ver pela frente. Peça ajuda para alguém mais experiente se você está com dúvida. Use um bom antivírus e evite a pirataria, pois se não, poderá se perder em meio a tantos malwares instalados em seu computador. Pior, poderá ter suas informações roubadas e ter muita dor de cabeça.

Tags: Destaque, Destaques, vírus, Windows, Windows 8, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!