Dicas e tutoriais

Dica Rápida: Como pesquisar por múltiplas extensões no Windows 8

Nunca tivemos tanta informação armazena como temos hoje, seja na nuvem ou em nossos computadores. Os discos rígidos estão aumentando a sua capacidade de armazenamento como nunca antes. Há alguns anos a maioria de nós não conhecia o termo terabyte (1024 GB) ou petabyte (1024TB). Mas hoje, esses termos são comuns para nós. E é melhor se acostumar com os termos exabyte, zettabyte, yottabyte, Brontobytes e assim por diante (existe alguns outros termos, mas eu não encontrei nenhuma confirmação de sua veracidade).

Fica claro então que, quanto mais armazenamos mais precisamos de eficiência no momento de encontrar algum arquivo ou alguns arquivos.

como-pesquisa-por-multiplas-extensoes-windows-8

Quando estamos procurando apenas um arquivo específico a tarefa é simples. Mas caso precisemos pesquisar por vários tipos de arquivos ao mesmo tempo? Então a tarefa fica um pouco mais complicada.

Pesquisando por múltiplas extensões no Windows 8

A maioria dos usuários estão acostumados a fazer pesquisas simples no Windows. O atalho para se pesquisar no Windows é padrão em muitos outros sistemas operacionais, softwares, navegadores e etc. No Windows Explorer aperte as teclas Ctrl + F. Você será direcionado a um pequeno campo de texto no lado superior direito da tela.

pesquisa-campo-windows -8

Agora basta escrever o que deseja pesquisar. Por exemplo se eu digitar “teste” então todos arquivos que tem o termo teste no seu nome aparecerão na pesquisa.

Agora caso eu queira apenas os arquivos de texto com o nome teste? Então eu digito “teste.txt“. Caso eu queira encontrar todos os arquivos de texto no meu hd eu digito: “*.txt“. Esse método serve para qualquer extensão.

resultado-pesquisa-por-extensão

Até agora está tudo bem, isso de fato é muito simples. Agora eu vou-lhe fazer um desafio: Eu quero pesquisa por todos os arquivos de texto (.txt), todos os executáveis (.exe) e todos os pdf (.pdf) do meu hd em uma única pesquisa. Como você faria isso? Se você estiver com tempo, tente resolver o desafio antes de continuar a leitura.

Será assim?
Será assim?

Se você tentou resolver o desafio, deve ter notado que não é tão fácil quanto parece. Então como podemos pesquisar por múltiplas extensões? Para isso, você terá que colocar no campo de pesquisa: “Ext: .txt OU Ext: .exe OU Ext: .pdf “.

pesquisando-por-multiplas-extenssoes-windows-8

É isso! Se tiver com alguma dúvida poste nos comentários. Conhece alguma outra maneira avançada de fazer pesquisas no Windows 8? Compartilhe conosco!

Tags: Destaques, Dicas, pesquisa, tutoriais, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!