Artigos

Deixe a internet trabalhar para você com o IFTTT

Os serviços de armazenamento na nuvem são extremamente úteis. Podem ser usados para acessar seus arquivos de qualquer lugar, por meio de uma conexão com a Internet. Também é possível fazer backups de modo prático. Mas, existe uma maneira de proteger ainda mais seus arquivos: copiando-os automaticamente entre diferentes serviços de armazenamento online. Com o IFTTT a Internet trabalhará para você!

O que é o IFTTT?

O IFTTT é uma ferramente que possibilita que você crie ordens online que são acionadas automaticamente quando determinadas condições são verdadeiras. Complicou? Vamos entender melhor.

ifttt

IFTTT é uma abreviação de IF This Then That. Em português seria mais ou menos: “Se isso acontecer, então faça isso”. É justamente essa a função do IFTTT: realizar ações quando alguma condição acontecer. O interessante é que a ferramenta é compatível com inúmeros serviços online que estamos familiarizados, como o Facebook, Dropbox, Instagram, Flickr e muitos, muitos outros!

servicos

Você poderá criar inúmeras ordens ou receitas, como são chamadas as regras no IFTTT. Essas receitas determinam o que será feito em suas contas. O IFTTT pode facilmente ser usado como ferramenta de backup, eliminando a necessidade de mais de um cliente de serviço na nuvem instalado em seu computador. Como assim?

Ter mais de um backup offline é uma medida de segurança adotada por muitas pessoas. Então, porque não ter mais de um backup online, ou seja, fazer uso de mais de um serviço de armazenamento na nuvem? Muitas pessoas usam o Dropbox, Google Drive e outros para isso. Assim, quando fazem um backup para o Dropbox, também fazem o mesmo backup para o Google Drive e outros. Assim, seus arquivos ficam mais protegidos contra perda e etc.

Mas, o tempo que utilizam para fazer todos esses backups é muito grande e fica maior a medida que fazem uso de mais serviços. O IFTTT vai-lhe ajudar exatamente nesse ponto. Você pode automatizar seus backups. Por exemplo: Imagine que você configurou o Dropbox para subir todos os arquivos de uma determinada pasta. Antes de usar o IFTTT, você teria que fazer a mesma coisa em todos os serviços que você é cadastrado. Mas agora que você usa o IFTTT, ele copia todos os arquivos do Dropbox (que você acabou de subir) automaticamente para o Google Drive, SugarSyng e outros de sua escolha! Dessa forma, você teve o trabalho de subir os arquivos apenas uma vez, o resto do trabalho foi o IFTTT que fez!

Isso é apenas um exemplo do que o IFTTT pode fazer. As possibilidades são enormes! Mas, vamos aprender a utilizar o IFTTT automatizando seus backups. Depois disso, vocês estarão aptos para fazer outras receitas ou regras no IFTTT.

Automatizando seus backups

Nesse tutorial iremos mostrar como automatizar o backup do Dropbox para o Google Drive. Ou seja, todos os arquivos enviados para o Dropbox serão enviados também para o Google Drive. Confira!

Primeiramente acesse o site IFTTT e crie uma nova conta caso ainda não tenha.

criar-conta-ifttt

Depois disso clique na opção do menu Create.

criar-receita-ifttt

Você terá que configurar primeiramente o This, então clique nele. Procure pelo Dropbox ou digite o nome no campo de texto.

opção-this-ifttt

Clique no ícone do Dropbox e depois em ativar (Activate). Se for a primeira vez que faz isso, você terá que permitir que o IFTTT se comunique com a sua conta no Dropbox. Depois de ativar e dar a permissão clique em Continue to the next step.

proximo-passo-iftt

No caso do Dropbox temos duas opções para escolher. A primeira irá monitorar todos os arquivos da sua pasta pública. A segunda opção irá monitorar apenas as imagens da sua pasta pública. Caso você queira limitar os arquivos que serão monitorados, basta criar uma subpasta na pasta pública. No nosso caso, vamos utilizar a primeira opção. Depois clique em Create Trigger.

than-ifttt

Agora vamos configurar o that. Essa parte é que irá de fato realizar a ação. Então, clique no that. Os passos são os mesmos: escolha o serviço e dê a permissão. No nosso caso, Google Drive.

opções-google-drive-ifttt

O Google Drive nos dá quatro opções. Como a nossa regra/receita é de backup, iremos escolher a primeira opção: Upload file from URL. Depois disso poderemos escolher a forma como os arquivos devem nomeados, para onde devem ser enviados. Feito isso, clique em Create Action.

O ultimo passo é nomear a nossa receita. Escolha um nome que seja fácil de encontrar futuramente. Depois clique em Create Recipe.

nomear-receita-ifttt

A partir de agora, sempre que enviar algum arquivo para a pasta pública do Dropbox, eles serão enviados automaticamente para o Google Drive. Assim, poderá desinstalar o software do Google Drive. Ele não será mais necessário, pois todo o backup será feito agora pelos servidores.

Você já conhecia o IFTTT? Possui ou conhece alguma super receita para compartilhar conosco? Fique a vontade para se expressar por meio de seu comentário!

Super Promoção Guia do PC e DX.COM

Doogee-DG310-camera

O que você acha de ganhar dois smartphones? Já temos o ganhador do primeiro e em breve divulgaremos o ganhador! O Guia do PC em parceria com a DX.COM estão sorteando dois smartphones da DOOGEE, líder no mercado chinês.

Os aparelhos são os mais novos lançamentos da marca, o modelo DG310. Confira o review completo que fizemos do dispositivo e veja como participar da promoção!

Tags: Artigo, Internet

Você também vai gostar

Leia também!