Artigos

Transforme seu PC em uma potente máquina para Gaming em 8 passos – Parte 1

A indústria dos jogos para PC segue crescendo ano após ano. Hoje em dia eles não estão só limitados aos mais jovens, pelo contrário, os lançamentos de alguns títulos da indústria do videogame estão conseguindo mais retorno que alguns dos filmes mais esperados. A partir de agora vamos aprender a otimizar e preparar o PC para render ao máximo com os últimos jogos do mercado como GTA V, Dark Souls 2, Watch Dogs ou Titanfall.

Nesta primeira parte se revelam os elementos básicos para a otimização do PC ou notebook, com os quais o gamer conseguirá um sistema funcionando sem entraves. Se um PC não se encontra nesta condição e possui elementos sem otimizar, então é certo que a velocidade dos jogos sofrerá as consequências, com atrasos (delays) e vibrações na imagem. Vamos então dar uma olhada nos 4 primeiros passos que são imprescindíveis para pôr o PC em plena forma antes de jogar os últimos lançamentos do mercado:

1. Atualizar os drivers da placa gráfica para ganhar potência imediata

A placa gráfica é a peça fundamental na experiência de jogo. Passar o driver que veio, seja com o PC ou com a placa gráfica, à versão mais atualizada pode marcar uma grande diferença de rendimento. As principais marcas como Nvidia GeForce, ATI Radeon e Intel HD Graphics contam com uma área de download de Drivers nas suas páginas web para que o usuário possa atualizá-los facilmente.

gerenciador-de-video
A primeira coisa que o gamer precisa fazer é averiguar que tipo de placa gráfica possui no seu computador. Para isso, basta ir ao “Painel de Controle”, “Hardware e Sons” e então selecionar o “Gerenciador de Dispositivos”. Na nova janela que se abrir, clicar na seta da opção “Adaptadores de vídeo” e o nome do chip gráfico aparecerá. Sabendo disso, o usuário já poderá baixar os últimos drivers diretamente do site do fabricante.

2. Sobrealimentar a placa gráfica: um Overclock suave não a danificará

overclock_nitrogênio_liquido

As travadas, os delays, a vibração durante os jogos ocorrem em quase todos os casos por causa do chip gráfico. Para conseguir uma melhoria no rendimento geral nos jogos, é possível aumentar a velocidade da placa gráfica um pouco além do estritamente recomendado, ou em outras palavras, fazer um overclocking. É recomendado um overclock suave de não mais de 10-15% já que, dentro deste limite, no caso de superaquecimento ou estresse elevado do computador, a maioria de sistemas se apagariam de forma automática antes de que pudesse ocorrer algum dano.

Para executar o overclock, poderá usar as seguintes ferramentas: GPU Tweak, a clássica da ASUS e EVGA Precision X, que permite overclocking tanto para a placa gráfica como para os clocks de memória (memory clocks). Com elas, é possível conseguir até um 10% de potencia adicional.

3. Desinstalar e desativar programas

O Windows fica mais lento com cada programa que se instala no PC ou laptop. A maioria consome potência da máquina mesmo que não estejam funcionando e isso tem um efeito direto sobre todos os jogos.

Para começar, seria interessante desinstalar programas antigos que não se necessita. Existe uma ferramente muito interessante que pode realizar esses ajustes facilmente para você. Você poderá baixar e instalar o TuneUp Utilities da sua página oficial e aproveitar os 15 dias de teste grátis que são oferecidos. Na janela principal do programa, basta ir até a aba “Otimizar”, selecionar “Desinstalar programas”, e na nova janela, clicar em “Filtrar lista” e escolher “Programas não usados por muito tempo”. Se o usuário vir algum programa que não utiliza nesta lista é só clicar no botão Desinstalar!

desativar-programas-tuneup

A próxima ação seria desligar os programas que são utilizados com frequência, mas que não são necessários durante a jogatina. O TuneUp Utilities é capaz de desativar programas facilmente sem desinstalá-los. Basta clicar em “Desativar programas” e selecionar os programas que mais afetam o rendimento do PC. Após os programas serem desativados, eles não consumirão potência e se ativarão normalmente no momento de serem utilizados novamente. O resultado é que o computador funcionará praticamente como recém-estreado e os jogos funcionarão na máxima velocidade.

4. Melhorar a placa gráfica (apenas para PCs de mesa)

660Ti

A partir deste ponto, para continuar aumentando o rendimento do equipamento, poderá atualizar a placa gráfica para uma versão superior. De acordo com provas realizadas em um PC de gaming Alienware X51, sua placa Radeon 7850 de 2011 foi atualizada por uma nova GeForce GTX 660 TI, conseguindo uma melhora de 25-50% mais frames por segundo em jogos como Tomb Raider e Crysis 3, com um investimento de menos de 300,00 dólares. Esta medida é provavelmente a mais eficaz para a melhoria de rendimento.

Estes primeiros passos de atualização e otimização são somente parte das dicas. Não perca a segunda parte da guia definitiva para converter o computador em um Gaming PC de respeito.

 

Tags: Artigo, Destaque, Destaques, gamer, Jogos, pc

Você também vai gostar

Leia também!