A AMD (NASDAQ: AMD) anunciou que sua solução de upscaling espacial de ponta, AMD FidelityFX Super Resolution (FSR)¹, está disponível. O FSR é uma tecnologia de plataforma cruzada de código aberto projetada para aumentar as taxas de quadros e fornecer experiências de jogos de alta qualidade e alta resolução. Mais de 40 desenvolvedores de jogos anunciaram suporte para FSR em seus jogos e/ou motores de jogo, e hoje sete jogos estão adicionando suporte para FSR – 22 Racing Series, Anno 1800, Evil Genius 2, Godfall, Kingshunt, Terminator: Resistance e The Riftbreaker – com mais esperados até o final deste ano, incluindo DOTA 2, Far Cry 6 e Resident Evil Village.
Com amplo suporte em mais de 100 processadores e GPUs AMD, o FSR oferece, em média, desempenho 2,4 vezes maior no modo “Performance” de 4K em títulos selecionados em comparação com a resolução nativa². A tecnologia de upscaling espacial utiliza um algoritmo de reconstrução de borda avançado para analisar recursos na imagem de origem e recriá-los em uma resolução de destino mais alta, seguido por uma passagem de nitidez para melhorar ainda mais a qualidade, aprimorando os detalhes da textura. O resultado é uma imagem com bordas de altíssima qualidade e detalhes de pixel distintos quando comparados aos métodos básicos de upscaling.
“Nosso objetivo com o FidelityFX Super Resolution era desenvolver uma solução de upscaling avançada de nível mundial com base nos padrões da indústria que pode ser implementada de forma rápida e fácil por desenvolvedores de jogos, e é projetada para como os jogadores realmente jogam,” disse Scott Herkelman, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de Negócios Gráficos da AMD. “O FSR é o upscaler ideal da indústria – não requer nenhum hardware proprietário especializado e é compatível com um amplo espectro de plataformas e ecossistemas para que todos os jogadores possam experimentar e desfrutar. Não poderíamos estar mais felizes com a resposta e o suporte de nossos parceiros desenvolvedores e mal podemos esperar que os jogadores coloquem as mãos no FSR para experimentá-lo por conta própria”.
O AMD FSR oferece quatro configurações de qualidade – Ultra Quality, Quality, Balanced and Performance – permitindo que os jogadores ajustem o equilíbrio entre a qualidade da imagem e o desempenho com base em suas preferências, proporcionando experiências de jogo de alto desempenho e visualmente deslumbrantes até para os recursos visuais mais exigentes, incluindo raytracing. No modo Ultra Quality, a qualidade da imagem FSR é quase indistinguível da resolução nativa de destino.
Uma solução de upscaling escalonável e de código aberto
Projetado para fácil integração em títulos novos e existentes, AMD FSR é compatível com APIs DirectX® 11, 12 e Vulkan®. Suportando uma ampla gama de APUs e hardware gráficos, o FSR é otimizado para gráficos AMD Radeon™ de série RX 5000 e RX 6000, incluindo gráficos móveis, e também é compatível com gráficos AMD Radeon de série RX 500, gráficos Radeon RX 480/470/460, placas de vídeo Radeon RX Vega Series, todos os processadores AMD Ryzen com placa de vídeo Radeon, bem como em uma variedade de produtos gráficos concorrentes.
O AMD FSR deverá estar amplamente disponível para desenvolvedores de jogos em meados de julho de 2021 por meio de download gratuito no AMD GPUOpen, a comunidade de código aberto que fornece código, documentação e recursos para ajudar os desenvolvedores a obter o máximo da programação em GPUs.
Suporte de estúdio e jogo
AMD FSR foi construído em estreita colaboração com os principais estúdios e desenvolvedores de jogos. Mais de 40 desenvolvedores se comprometeram a apoiar e integrar FSR em seus principais títulos e motores de jogo, com mais expectativa de assinar até o final do ano e depois.
“Com o FidelityFX SuperResolution da AMD, podemos oferecer aos clientes uma qualidade de imagem aprimorada a um custo de desempenho inferior do que a renderização em resolução total”, disse Dan Ginsburg, desenvolvedor gráfico da Valve. “Isso é particularmente atraente para usuários com GPUs de médio alcance que desejam atingir resoluções mais altas. Estamos muito satisfeitos por ele ter sido projetado para uso com todas as GPUs e com a abordagem de código aberto da AMD com FSR. ”
“Implementar AMD Fidelity FX Super Resolution no The Riftbreaker foi uma das integrações de tecnologia mais suaves que já fizemos”, disse Pawel Lekki, COO da Exor Studios. “Graças à filosofia ‘sem caixa preta’ da AMD, fomos capazes de implementá-lo facilmente no PC e nos consoles e ajustá-lo para as especificações de nosso mecanismo de jogo.”
Mais informações sobre AMD FSR, incluindo uma lista abrangente de desenvolvedores de suporte e títulos de jogos, podem ser encontradas aqui.
- AMD FidelityFX Super Resolution está disponível em jogos selecionados e requer integração do desenvolvedor. Consulte https://www.amd.com/en/technologies/radeon-software-fidelityfx-super-resolution para obter uma lista de jogos suportados. A super resolução AMD FidelityFX é “dependente do jogo” e é compatível com os seguintes produtos AMD: AMD Radeon ™ RX 6000, RX 5000, RX 500, placas gráficas da série RX Vega, RX 480, RX 470, RX 460 e todos os processadores AMD Ryzen ™ com Radeon ™ Graphics, desde que os requisitos mínimos do jogo sejam atendidos. A AMD não fornece suporte técnico ou de garantia para a habilitação de Super Resolução AMD FidelityFX em placas de vídeo de outros fornecedores. GD-187
- Testado pelo AMD Performance Labs em 11 de junho de 2021, nas placas de vídeo AMD Radeon ™ 6900 XT, AMD Radeon ™ 6800 XT e AMD Radeon ™ 6700 XT com pré-lançamento do software AMD Radeon ™ 21.6.1 RC Prime 9 (21.20 -210518a-367616E) driver com AMD Smart Access Memory habilitado, em um sistema de teste composto por AMD Ryzen ™ 9 5900X, 16 GB DDR4-3200 RAM, placa-mãe ASRock X570 Taichi com BIOS versão P3.61 nas configurações padrão e Windows® 10 Atualização Pro maio de 2020 (19041.508). Testes de referência: Anno 1800, DX12, 3840 x 2160, predefinição Ultra High, sem traçado de raio. Evil Genius 2, Vulkan, 3840 x 2160, Ultra predefinido, sem raytracing. Godfall, DX12, 3840 x 2160, Predefinição épica, Raytracing ativado. Kingshunt, DX12, 3840 x 2160, Ultra predefinido, sem raytracing. O Riftbreaker, DX12, 3840 x 2160, Ultra predefinido, Raytracing ON. Terminator: Resistance, DX11, 3840 x 2160, Epic preset, sem raytracing. Jogo 7, DX12, 3840 x 2160, predefinição alta, sem traçado de raio. O desempenho pode variar e depende do modo de qualidade FSR selecionado. FSR requer integração do desenvolvedor e está disponível apenas em jogos selecionados. RS-365.