ArtigosNotícias

Melhores técnicas para descobrir imagens duplicadas online

Ao postar suas fotos online, você corre o risco de pessoas e empresas as utilizarem sem o seu consentimento. Como a Internet é tão vasta, pode ser difícil rastrear onde suas imagens foram usadas online.

A violação de direitos autorais é algo com que nenhum fotógrafo deseja lidar, mas é um problema com o qual a maioria das pessoas deve lidar. Por causa de sua grande base de usuários, o Facebook é provavelmente o site mais comum em violação de direitos autorais. Felizmente, você pode excluir o instantâneo instantaneamente.

Os pequenos blogs são outro alvo regular. Muitas pessoas desconhecem as leis que cercam o uso de fotos, acreditando que, se incluírem os créditos, não há problema em ir. Isso não significa que seja certo, mas aumenta as chances de alguém ver seu trabalho em sites onde não deveria estar.

O maior problema, entretanto, é frequentemente causado por empresas que estão cientes do que estão fazendo. Jornais foram pegos utilizando fotos de outras pessoas sem permissão em várias ocasiões.

Mesmo as grandes empresas tiram uma fotografia, modificam-na para uma situação diferente (por exemplo, para promover uma televisão) e publicam-na no seu site.

Normalmente, essa violação passaria despercebida, mas agora existe uma ferramenta que oferece uma grande vantagem aos fotógrafos e blogueiros pessoais: a função “busca por imagem”.

Pesquisa por imagem online

A melhor técnica para localizar fotos e uso não autorizado de imagens geradas por um web designer ou desenvolvedor é empregar imagens reversas. Fotógrafos e designers de sites irão apreciar essa estratégia porque ela permite que eles pesquisem e reivindiquem suas fotos. Há uma variedade de programas de pesquisa visual na Internet, mas a ferramenta pesquisar imagem é uma que eu recomendaria. Este motor de busca de imagens funciona com qualquer interface de usuário e (computadores, laptops, telefones celulares, etc.)

Você tem três opções para pesquisar imagens ao usar a pesquisa reversa de fotos. São estes:

  • Use a opção de pesquisa de imagem.
  • Use o URL da imagem para encontrá-lo.
  • Use uma pesquisa por palavra-chave.

Para pessoas que não sabem como usar a pesquisa por foto ou não têm uma imagem para pesquisar, pesquisar por palavra-chave é uma opção. A pesquisa de imagens fornece um tutorial detalhado para iniciantes sobre como usá-la e como ela funciona.

A ferramenta de busca reversa de imagens é completa porque compara sua imagem com seu enorme banco de dados, bem como com os bancos de dados dos principais mecanismos de busca como Google, Bing e Yandex. Ele permite que você pesquise em toda a Internet a partir de um único local.

 

Como realizar uma pesquisa avançada de imagens

É uma tarefa muito simples. Vá para o motor de busca por imagem do seu computador para fazer uma busca por imagem. Você verá a barra de pesquisa padrão, mas observe o pequeno ícone da câmera no canto da barra de pesquisa.

Ao clicar no botão, você verá um novo conjunto de opções para pesquisar por imagem. Se uma foto sua estiver sendo usada na internet, basta copiar o URL da imagem (link) e digitá-lo na barra de pesquisa. Você também pode enviar sua foto para o Google selecionando “enviar uma imagem” no menu suspenso.

Se a sua fotografia foi publicada em algum lugar online, é quase certo que ela aparecerá nos resultados da pesquisa por imagem. Você pode então pesquisar quaisquer violações graves de direitos autorais e tomar as medidas adequadas.

Se você realizar uma pesquisa por imagem de qualquer foto comum em sua galeria, obterá centenas, senão milhares, de resultados. É muita pesquisa na internet! Na maioria das vezes, você verá que é a mesma foto que foi significativamente alterada, como cortada, cor invertida ou invertida, mas uma pesquisa por mecanismo de imagem ainda a descobrirá para você.

Então quais são suas opções?

Bem, é tudo com você.

Se a imagem estiver sendo usada apenas em um blog e for óbvio que não é para ganho monetário, eu recomendo oferecer a eles duas opções:

  1. Na parte inferior da imagem, adicione seu nome como crédito e um link para seu site ou blog.
  2. Simplesmente solicite que a imagem seja removida.

Se for um negócio, comece perguntando como a imagem foi obtida. Se eles simplesmente copiaram de seu site. Negocie a compensação com eles se quiser continuar utilizando a imagem. Se eles se recusarem a pagar, primeiro solicite a remoção da imagem dentro de 14 a 15 dias úteis.

Se eles se recusarem a remover a foto, envie-lhes uma fatura e um aviso de direitos autorais pelo uso não autorizado da imagem.

O mais importante é ser cortês! Aborde as pessoas de uma maneira simpática e informe-as de que elas estão explorando suas fotos de forma não autorizada. Eles podem nem perceber que estão utilizando sua imagem sem permissão ou licença.

Conclusão:

A busca por imagem é uma excelente ferramenta para fotógrafos, mas não se apegue a ela. Uma busca ocasional de imagens é bom, mas ficar obcecado por ela pode ser uma grande perda de tempo. Para ajudar a prevenir o uso ilegal, lembre-se de colocar uma marca d’água em suas fotos e fazer upload de arquivos menores.

 

Tags: duplicadas, imagens, online, técnicas

Você também vai gostar

Leia também!