A Céos TI, distribuidor oficial da GeneXus, estabeleceu uma parceria com a ACIRP (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto), com o objetivo de capacitar jovens em tecnologia e prepará-los para ingressar no mercado de trabalho, impulsionando a economia da região metropolitana de São José do Rio Preto.
Por meio da iniciativa, o distribuidor GeneXus passa a oferecer cursos de desenvolvimento de sistemas baseados na plataforma Low-Code da GeneXus by Globant, empresa especializada em simplificar a criação e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial.
Além da ACIRP, os cursos são realizados com o apoio da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), ConexCo (Hub de Conexão e Colaboração para Start-ups), Parque Tecnológico de Rio Preto, empresas e colaboradores individuais da cidade (patrocinadores).
A capacitação é aberta para todos os maiores de 16 anos que quiserem participar, bem como profissionais de empresas de tecnologia e participantes do programa Jovem Aprendiz, também coordenado pela ACIRP. Todos os cursos seguem um modelo híbrido de ensino, combinando aulas on-line e presenciais ministradas no Centro Tecnológico de São José do Rio Preto.
A primeira turma do projeto já foi concluída, no mês de fevereiro, e contou com 17 participantes, que devem receber, em breve, o certificado de Analista GeneXus Júnior. O curso somou, ao total, 40 horas de aprendizado. Durante as aulas, a Céos TI trouxe a apresentação de casos de sucesso e visitantes das instituições de tecnologia da região de São José do Rio Preto para complementar a dinâmica das aulas.
A previsão é que a iniciativa gere impacto social e econômico significativo na região, fazendo com que os participantes, ao conseguirem empregos na área de tecnologia, contribuam para o crescimento econômico local, conforme explicou o diretor de marketing, comunicação e eventos da ACIRP, Stefanos Alexakis. “O objetivo da ACIRP é preparar, profissionalizar e integrar pessoas de todos os níveis socioeconômicos ao mercado de trabalho e à sociedade, e ações como essa, em parceria com a Céos, impulsionam a economia e proporcionam emprego à população”, comentou Alexakis.
Para o futuro, o CEO da Céos TI, Gabriel Nigro, tem planos ambiciosos, esperando que a iniciativa forme dois mil profissionais nos próximos cinco anos. O executivo destacou que a decisão de trabalhar com a tecnologia Low-Code GeneXus foi feita levando em conta o crescimento acelerado no uso de ferramentas low-code e larga experiência da plataforma na geração de aplicações de forma automatizada, utilizando tecnologias avançadas de maneira sustentável.
“A plataforma Low-Code GeneXus oferece uma ferramenta única, que permite um aumento de produtividade para os desenvolvedores, atualizações constantes, além da possibilidade de criar aplicações multiplataformas para web ou mobile, atendendo às demandas do mundo corporativo”, comenta Nigro, acrescentando que, segundo estudo do Gartner, a partir deste ano, 65% das aplicações serão geradas com esse tipo de ferramenta.
O country da GeneXus by Globant no Brasil, Portugal e Cabo Verde, Ricardo Recchi, acredita que ações como esta impulsionam a inovação e a democratização tecnológica no país com o ensino de novas ferramentas, como o Low-Code e a IA. “Essa iniciativa pode ser replicada em outras regiões do Brasil, democratizando o acesso a novas ferramentas tecnológicas entre a população”, finaliza Recchi.