No mundo dos negócios, a eficiência logística e o cumprimento fiscal são fundamentais para a satisfação do cliente e, consequentemente, os resultados operacionais de qualquer empresa. Neste contexto, a Aramis, marca de moda masculina, aliou-se à Dootax, plataforma de automação fiscal do Brasil, para transformar seus processos internos e agilizar o envio de mercadorias. Por meio de sua solução de pagamento de tributos, a companhia automatizou o recolhimento de impostos da parceira, encerrando os transtornos que afetavam a experiência dos consumidores.
Antes da parceria, a marca varejista levava de 5 a 7 dias para despachar os pedidos. Após a implementação da tecnologia da Dootax e a automatização do processo fiscal, a Aramis conseguiu reduzir esse tempo drasticamente, permitindo enviar mercadorias no mesmo dia em que a venda é concluída.
As principais dores solucionadas estavam relacionadas ao processo manual de emissão de guias, que gerava um longo período para a execução das tarefas, além de erros frequentes. Como resultado, a companhia de moda apresentava atrasos no processo de entrega dos produtos, que, em alguns casos mais graves, chegavam a ser retidos pela Secretaria da Fazenda.
De acordo com Adauto Santos, coordenador fiscal da Aramis, a parceria, iniciada em meados de 2018 e ainda ativa, foi inicialmente motivada pela necessidade de automatizar a rotina tributária e diminuir a incidência de erros. No entanto, os benefícios superaram as expectativas até então. “Por meio do auxílio da plataforma, conseguimos ir além da otimização do processo, promovendo também uma logística mais ágil e eficiente. Com isso, elevamos a satisfação do cliente e, consequentemente, a nossa reputação no mercado”, avalia.
Para Yvon Gaillard, CEO e cofundador da Dootax, o sucesso do atendimento, que deverá ser ampliado em breve com a adição do escopo destinado às guias de ISS, é mais uma prova da importância do uso de recursos tecnológicos para a otimização da rotina fiscal. “Nosso objetivo sempre foi oferecer uma ferramenta que pudesse transformar o modo como os parceiros operam. Com a Aramis, conseguimos demonstrar mais uma vez como a tecnologia é um diferencial estratégico para o varejo”, conclui.