Notícias

Mercado imobiliário: IA agiliza atendimentos e aumenta conversão de leads

O mercado de locação no Brasil cresceu, com 21,1% dos 74,1 milhões de domicílios sendo alugados em 2022, e a expectativa é que esse número alcance 20 a 25 milhões nos próximos anos. Visando agilizar os processos de locação, a Plaza, startup especializada em IA para o setor imobiliário, apresenta a Maya, uma assistente virtual que automatiza o atendimento em imobiliárias, oferecendo suporte 24 horas via WhatsApp, respondendo dúvidas, sugerindo imóveis e agendando visitas em até 15 segundos.

De acordo com Julio Viana, CEO e cofundador da Plaza, a Maya permite que imobiliárias atendam clientes fora do horário comercial, liberando os corretores para focarem em tarefas estratégicas. “O objetivo é automatizar o atendimento inicial sem perder o toque humano, facilitando o fechamento de negócios e um atendimento de qualidade”, detalha.

A Maya foi projetada para integrar-se facilmente com CRMs e plataformas de geração de leads, sendo compatível com sistemas de imobiliárias e principais fontes de leads, como sites, Meta e Google Ads. A solução é personalizável, permitindo que cada imobiliária ajuste nome, avatar e base de conhecimento. Além de automatizar o atendimento, a Maya qualifica leads e organiza visitas, otimizando o tempo dos corretores.

“A nossa tecnologia atua como uma secretária virtual, garantindo atendimento ao cliente mesmo quando os corretores estão ocupados. Em testes iniciais, a assistente aumentou a conversão de leads em visitas entre 60% e 90%, comprovando sua eficácia”, complementa Julio.

Planos de expansão
A empresa já planeja novas funções para a Maya com foco em otimizar o processo de locação, incluindo análise de crédito automática para contratos imediatos após visitas. Outras melhorias incluem negociação de propostas, solicitação de financiamento e coleta de documentos para agilizar os negócios, além de expandir para o mercado de novos imóveis.

A proptech vê potencial para expandir o uso de assistentes de IA em várias áreas das imobiliárias. As próximas soluções incluem ferramentas para captar imóveis e atender o segmento de novos lançamentos. O destaque é um assistente para processos administrativos, em fase final de testes, que promete maior eficiência interna.

“Já iniciamos os testes da Jaya, uma assistente de IA para imobiliárias que também são administradoras. Ela será responsável por atender os inquilinos e proprietários de imóveis para locação, tanto na abertura de chamados de manutenção, como dúvidas sobre o contrato de locação e processos financeiros”, conclui o CEO da Plaza.

Você também vai gostar

Leia também!