Notícias

Diebold Nixdorf Brasil investe na expansão do mercado de varejo, enquanto renova o parque de ATMs no país e exporta para a América Latina

A Diebold Nixdorf comemora os grandes marcos conquistados no Brasil em 2024. A empresa consolida sua posição de liderança com investimentos estratégicos na fábrica local, além de vendas expressivas e lançamentos inovadores para bancos, cooperativas de crédito e varejistas.

Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil

“Este ano foi especialmente marcante para os negócios no Brasil. Além de expandirmos nossas vendas, realizamos anúncios estratégicos que fortalecem nosso compromisso com a produção local, assim como com o mercado brasileiro e latino-americano”, afirma Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil.  

Globalmente, a companhia está bastante otimista com a perspectiva dos resultados de 2024. Recentemente, a Moody’s Ratings elevou o rating de crédito da empresa, refletindo uma sólida execução operacional e expectativas de melhora na geração de fluxo de caixa. O Brasil, que representa a segunda maior operação da Diebold Nixdorf no mundo, terá grande participação nesse desempenho. 

“As perspectivas para 2025 são extremamente promissoras, com um olhar especial para o segmento de varejo, além dos investimentos em banking. Estamos engajados em oferecer tecnologias que impulsionem nossos clientes, mantendo nosso foco em novas soluções, contratações estratégicas e excelência no atendimento”, afirma. Segundo o executivo, o alto índice de satisfação dos clientes e a presença da empresa mais uma vez no renomado ranking Great Place to Work reforçam que a Diebold Nixdorf está no caminho certo para continuar evoluindo. “Nosso objetivo é seguir impactando positivamente a sociedade por meio de nosso trabalho e inovações”. 

Conquistas de 2024
A Diebold Nixdorf dobrou este ano a capacidade de produção de caixas eletrônicos (ATMs) de sua fábrica de Manaus (AM) para tornar o Brasil um polo estratégico para a exportação de dois modelos – DN Series 400V e DN Series 200A – para toda a América Latina, que antes era atendida pela unidade fabril da Alemanha. Por estar estrategicamente posicionada, a planta brasileira tem potencial para se tornar um novo hub mundial dentro do grupo para a oferta de soluções e equipamentos, além de gerar ganhos de performance aos clientes por conseguir reduzir em até 20% o prazo de entrega na América Latina.

O projeto de exportação, assim como todas as ações da empresa, está totalmente alinhado aos objetivos de promover os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança), com foco no cuidado com o meio ambiente, no bem-estar dos colaboradores e no desenvolvimento das comunidades nas quais está presente. A produção regional reduz significativamente a pegada de carbono associada ao transporte dos equipamentos, que se tornou mais ágil. A iniciativa está gerando importante impacto para o desenvolvimento econômico e social de Manaus, com o aumento de 30% na força de trabalho da unidade.

A companhia também atingiu o marco de 30 mil caixas eletrônicos recicladores vendidos no Brasil, com destaque para o inovador modelo DN Series 400. Os ATMs com tecnologia recicladora permitem depósitos e saques rápidos, com triagem, contagem e validação automáticas para disponibilizar os valores imediatamente nas contas bancárias. As notas e moedas depositadas são reutilizadas em saques feitos na sequência, eliminando a necessidade de recargas frequentes dos terminais. Com os caixas eletrônicos recicladores, as agências bancárias e cooperativas de crédito tornam-se hubs de negócios por conseguirem transações ágeis e otimizadas para os estabelecimentos comerciais que precisam manter capital de giro acessível rapidamente. Essa conquista reforça a os diferenciais e a liderança da Diebold Nixdorf, com 72% do market share de ATMs recicladores e 60% de participação entre todos os caixas eletrônicos usados no Brasil. 

Lançamentos inovadores
A Diebold Nixdorf direcionou os lançamentos para atender às demandas do varejo e do mercado financeiro, proporcionando maior eficiência e segurança com uso de novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Cloud Computing.

As novidades de 2024 para o mercado financeiro incluíram inovações que buscam levar melhorias para bancos e cooperativas de crédito. Entre os destaques para o setor está o DN Series 400 Digital, um caixa eletrônico que permite ao consumidor iniciar uma transação em seu celular ou tablet e a finalizar no ATM, sacando ou depositando cédulas a partir do uso de tecnologias como QR Code e reconhecimento facial. Como nova versão do já reconhecido DN Series 400, a solução proporciona uma jornada totalmente digital e alinhada com iniciativas ESG, sem uso de cartões, senhas e recibos em papel.

Entre as novidades para o varejo, o Vynamic Smart Vision | Shrink Reduction combate furtos e erros comuns de escaneamento de produtos por usar câmeras e Inteligência Artificial para observar e analisar o que é escaneado, garantindo, assim, a contagem correta de todos os itens adquiridos no ponto de venda. Já o Vynamic Smart Vision | Age Verification reduz para menos de 10 segundos o tempo de verificação de idade em compras restritas, utilizando câmeras e algoritmos que estimam a idade do comprador com seu consentimento, sem armazenar dados pessoais. Outro lançamento importante foi o Vynamic Smart Vision | Fresh Produce Recognition, desenvolvido para otimizar o processo de aquisição de produtos vendidos por peso ou por quantidade, como frutas, legumes ou outros itens que não possuem códigos de barras. A solução combina visão computacional e algoritmos treinados para identificarem com precisão a compra (produto e a quantidade), protegendo os varejistas de erros que comumente aconteciam no passado.

A Diebold Nixdorf anunciou o DN Cloud Retail, uma aplicação open source e MultiCloud que centraliza o gerenciamento de redes varejistas, proporcionando eficiência operacional, visibilidade detalhada das operações e suporte a decisões estratégicas. Com um perfil completo para cada loja, incluindo dados como categoria, localização, tamanho, produtos, vendas, equipes, número de caixas de atendimento e self-checkouts, a plataforma permite analisar demandas regionais, ajustar preços e otimizar a disponibilidade de itens. Assim, os clientes conseguem ter uma visão global dos negócios enquanto podem compreender localmente os desafios a serem superados.

Os investimentos em software para o mercado financeiro ganharam destaque com o BanCash Safe, desenvolvido especialmente para a gestão centralizada de múltiplos cofres inteligentes e tesoureiros eletrônicos, com funcionalidades avançadas de segurança, gerenciamento e monitoramento. Outra novidade é o Vynamic Connection Points 7, um software de sétima geração que transforma caixas eletrônicos existentes em versões de última geração, com nova interface para autoatendimento. Com um conjunto completo de transações, o VCP 7 permite uma ampla gama de funcionalidades avançadas como saque sem cartão, câmbio de moedas, depósitos pré-agendados para consumidores e pequenas e médias empresas, reciclagem de dinheiro, entre outras, com amplos recursos de segurança.

“Com esses avanços e atenção contínua para inovação, bem-estar de nossos colaboradores, sustentabilidade e atendimento, a Diebold Nixdorf segue sua jornada de transformar os setores financeiro e varejista do Brasil”, diz o executivo.

Você também vai gostar

Leia também!