Com 20 anos de existência e mais de 33 mil cooperados, a CredCrea, cooperativa de crédito especializada no atendimento a engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos e demais profissionais da área tecnológica, registrou neste ano um crescimento de 91% no número de cooperados atendidos exclusivamente por seus canais digitais. O crescimento reflete uma mudança no comportamento da população brasileira, relatada em pesquisa da Febraban, que demonstra um aumento significativo no número de operações bancárias realizadas virtualmente nos últimos anos, alcançando os 186 bilhões de transações em 2023. Aliado a isso, a cooperativa vem investindo na participação em eventos segmentados e parcerias com entidades de classe para ampliar sua base de cooperados em todo o país.
Implementado em 2022, o Atendimento Digital tem se consolidado como uma das principais frentes de expansão da cooperativa que, mesmo de forma remota, aposta na personalização do atendimento. Recursos como chamadas de vídeo são utilizados para esclarecer informações, criar vínculos e reforçar a confiança no relacionamento.
De acordo com Tábata Amorim Melo, Gerente do Atendimento Digital, a CredCrea tem por princípio garantir que o cooperado tenha a sensação de proximidade. “Embora o atendimento seja digital, fazemos questão de mostrar que são pessoas que estão realizando as atividades”, destaca.
Participações em eventos segmentados têm sido essenciais para a ampliação da base de cooperados pelo país. “Participar desses momentos nos permite estreitar o relacionamento com o nosso público-alvo, além de apresentar os diferenciais da cooperativa de forma direta”, explica Tábata. Além dos eventos, parcerias estratégicas com entidades de classe, como os CREAs, também têm potencializado a presença da cooperativa em todo o país. Para comportar o crescimento, a CredCrea planeja ampliar sua equipe digital para 2025, com novos colaboradores atuando em sua sede administrativa, em Florianópolis-SC.