O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletirmos sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, especialmente no setor de Tecnologia da Informação (TI), onde a representatividade feminina ainda é significativamente baixa.
De acordo com a pesquisa “Woman in Technology” da PageGroup, menos de 20% dos cargos na área de tecnologia são ocupados por mulheres no Brasil. É neste contexto que Larissa Marcondes Nakama, Head de Canais e Alianças na Jitterbit para a América Latina, se destaca como um exemplo de liderança feminina. Com mais de 15 anos de carreira, Larissa possui uma trajetória de sucesso nas áreas de automação comercial, fintechs e parcerias estratégicas. Atualmente, ela é responsável por estabelecer relacionamentos, buscar propostas e desenvolver parcerias na Jitterbit.
A presença de mulheres em cargos de liderança no setor de tecnologia é fundamental para promover a diversidade e impulsionar a inovação. No entanto, segundo a pesquisa da consultoria Grant Thornton, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no país. Sendo assim, Iniciativas como a participação de Larissa no grupo Mulheres do Brasil no LinkedIn são essenciais para fortalecer a rede de apoio entre mulheres profissionais e incentivar a equidade de gênero no mercado de TI. Além disso, programas como o da Laboratória, que capacita mulheres para carreiras em tecnologia, têm contribuído para aumentar a representatividade feminina no setor.
Wikipédia, a enciclopédia livre
A trajetória de Larissa Marcondes Nakama e de outras líderes femininas serve de inspiração para que mais mulheres ingressem e prosperem no mercado de tecnologia, contribuindo para um ambiente mais diverso e inovador.