Notícias

Coluna Guia do PC, 19/11/2008

Favoritos da Internet: Antivírus “online”

A melhor forma de se proteger das “pragas” virtuais como vírus, spyware, worms etc. é ter um bom antivírus instalado no micro além de um programa firewall. Mas como fazer para testar a segurança se estivermos usando um PC que não tem nenhuma solução de segurança instalada? Se o PC estiver conectado à Internet, podemos utilizar sites que fazem uma verificação online como os da Symantec ou o da Kaspersky, entre outros. Eles também podem ser usados por quem tem antivírus instalado, mas deseja que a máquina seja verificada com uma solução de segurança de outro fabricante.

Download da Semana: 7-zip

Uma forma de otimizar o espaço de armazenamento no micro é utilizar um recurso chamado de compactação. Através da compactação podemos reduzir bastante o tamanho dos arquivos. Existem vários programas para compactar arquivos e muitos deles são pagos. Uma opção gratuita muita interessante é o 7-zip. Ele suporta vários formatos de arquivos compactados como: 7z, ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, Z, TAR etc. É uma ferramenta indispensável para qualquer usuário!

Notícias

ASUS lança no Brasil placa-mãe para CPU Intel Core i7 

A ASUS está lançando no Brasil a placa-mãe P6T Deluxe, que vem com a nova plataforma Intel X58 pronta para o novo processador Intel Core i7. A P6T Deluxe combina o que há de mais atual em tecnologia com um conceito térmico revolucionário chamado de Wind-Flow Design para uma dispersão eficiente do esfriamento da temperatura do chipset – fornecendo aos usuários mais estabilidade para operações confiáveis. Projetada especificamente para fornecer um desempenho de destaque às necessidades dos usuários, a placa-mãe ASUS P6T Deluxe se integra de forma completa a nova plataforma da Intel e traz diversas mudanças significativas no que diz respeito aos componentes-chaves, como socket da CPU, chipset e memória. Com essas novas tecnologias, a P6T Deluxe aumenta a performance total, permitindo também aos usuários experiências de “overclocking” extremas.

Microsoft lança nova versão do MSN Brasil para acesso em celulares

A Microsoft Brasil colocou no ar na última segunda-feira, dia 17/11, a versão para internet móvel do MSN Brasil. Estão disponíveis conteúdos dos canais Notícias, Esportes, Cinema, Astrologia, Dinheiro, Entretenimento e Previsão do Tempo. Para navegar pelas páginas, os usuários podem utilizar qualquer tipo de aparelho celular com acesso à rede de dados, por meio do Portal da operadora. Inicialmente, o serviço está disponível na Oi e Vivo. O ambiente do portal foi totalmente adaptado para essa versão, facilitando a leitura do conteúdo uma vez que não é necessário utilizar a ferramenta scroll ou alterar o tamanho do texto. O anúncio faz parte de uma estratégia que oferece uma série de serviços online para os usuários de aparelhos celulares. Em outubro, por exemplo, a Microsoft Brasil anunciou uma parceria com a Oi na qual disponibilizou Chips da operadora com o Windows Live Messenger pré-instalado.

Caixa Postal

Caixa Postal

Abel,

Estava buscando uma forma de desenhar a minha árvore genealógica e encontrei no SmartChart exatamente aquilo que buscava. Entretanto, há um “porém”: para arquivar ou imprimir a gente tem que comprar o programa, que custa uma nota. Não preciso de tudo que o programa oferece. Simplesmente um chart no qual possa ir colocando os nomes dos meus antepassados (avós, tios, tios-avós etc.) e depois imprimi-lo para distribuir entre os parentes. Arquivar também seria interessante para ir incluindo nomes que forem aparecendo no decorrer do tempo. Você poderia me ajudar? Agradeço imensamente sua resposta. Sonia.

Sonia,

Dei uma pesquisada na Internet e encontrei um programa específico para montar árvore genealógica totalmente gratuito. Trata-se do Simple Family Tree 1.31, disponível em http://jdmcox.com/. Espero que resolva o seu problema. Um grande abraço!

Olá Abel,

Sou fã de sua coluna e (infelizmente) chegou a minha vez de perguntar algo. Ao ligar o meu computador, os leds acendem normalmente, a ventoinha funciona normalmente, mas ao invés de ler uma vez a unidade de DVD e uma vez o disco rígido bem como realizar o teste de memória, o computador parece alternar repetidamente a leitura da unidade DVD e do disco rígido (ao menos é o que os leds indicam), SEM realizar teste de memória ou apresentar qualquer informação referente a BIOS ou placa-mãe. Após alguns instantes, sem que nada apareça no monitor, o gabinete emite um som estridente contínuo, após o que eu desligo o computador. O problema é intermitente, tendo começado a cerca de 6 meses, tornando-se cada vez mais freqüente. Inicialmente, a dificuldade era tão-somente para ligar o computador, que uma vez ligado, funcionaria normalmente. Atualmente o computador também tem travado durante a inicialização.Espero que possa me ajudar…Grato, Alexandre.

Alexandre,

Sugiro que você instale algum equipamento de proteção da rede elétrica (leia matéria no Guia do PC), de preferência um No-break. Eu também verificaria a fonte de alimentação do micro. A maioria dos PCs usam fontes de péssima qualidade que se deterioram rapidamente. Procure usar uma fonte de fabricante conhecido e com potência “real”. Aproveite também para fazer uma limpeza completa do micro com desmontagem. Se não souber fazer, contrate alguém para o serviço. Depois de tomas estas providências tudo deve voltar ao normal. Um grande abraço!

Prezado Abel Alves,

Gostaria de esclarecer uma dúvida que não encontrei nem na ajuda dos programas, nem na Internet. Faço regularmente manutenção no meu PC com os seguintes programas: Ad-aware; Spybot; Ccleaner; Registry mechanic. Minha questão é: Posso trabalhar normalmente enquanto estou rodando cada um desses programas? Tenho a mesma dúvida em relação ao programa Trend Micro, que algumas vezes rodo (via Internet): posso trabalhar enquanto ele está rodando? Agradeço antecipadamente por sua atenção, Carlo Cardi.

Caro Carlo,

Você pode trabalhar normalmente no micro, sem problemas. Aliás, é para isto que servem os processadores Dual core e os sistemas operacionais multitarefa. É claro que, se o micro tiver pouca memória RAM e processador mais lento, o desempenho será prejudicado. Além disso, poderão aparecer algumas mensagens de aviso quando os programas tentarem verificar arquivos que estão sendo utilizados. Nos micros mais recentes e com mais memória, quase não se percebe que os programas estão rodando. Espero ter ajudado. Um grande abraço!

Tags: Guia do PC, Hardware, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!