Notícias

Coluna Guia do PC, 26/11/2008

Favoritos da Internet: Usando o Mac

Quem disse que no Guia do PC não tem dica para Mac? Ainda não sou dono de um Mac, mas com a nova arquitetura adotada nos atuais Mac, pretendo adquirir um notebook da Apple assim que possível. Um site muito interessante para usuários de Mac é o Using Mac. Nele você encontram dicas, programas gratuitos etc. Vale a pena a visita!

Using Mac
Using Mac

Download da semana: Quick Media Converter

O Quick Media Converter é um programa gratuito que permite fazer a conversão entre vários tipos de arquivos multimídia. Com ele é possível passar de DVD para Divx, WMV para DVD, CD para MP3, ou seja, converter uma infinidade de formatos. A maioria dos programas deste tipo é para, mas o Quick Media Converter é gratuito (ainda!). Aproveitem e divirtam-se!

Quick Media Converter
Quick Media Converter

Notícias

Microsoft vai fornecer solução gratuita de segurança

Semana passada a Microsoft surpreendeu o mercado ao anunciar que vai oferecer um software gratuito para proteger computadores de vírus, programas maliciosos e outras ameaças. O novo programa de segurança, que a empresa batizou de “Morro“, estará disponível para download gratuito na segunda metade de 2009. Assim o programa de proteção da empresa, chamado de Windows Live OneCare e que custa US$ 49,95 por ano será descontinuado. Concorrentes da empresa, como a McAfee, dizem que a empresa fez isso porque não conseguiu sucesso com o OneCare e por isso vai torná-lo gratuito. Essa briga das empresas de utilitários coma Microsoft é bem antiga e começou quando a empresa começou a integrar vários aplicativos ao Windows.

Caixa Postal

Caixa Postal

Abel

Estou adquirindo um PC novo e gostaria de obter sua opinião sobre o programas tipo “Internet Security” disponíveis no mercado. Li que o Norton está redesenhado e muito mais rápido e seguro que as versões anteriores. Atualmente uso AVG antivirus 8.0 free, mas acho que é melhor ampliar a proteção. Atenciosamente, J. Roberto P.Costa.

Caro J. Roberto

Também tenho ouvido elogios ao novo Norton, mas ainda não testei o produto. Atualmente estou usando em minha máquina de trabalho o ESET Smart Security 3 que funciona muito bem. Espero receber o Norton e também o Kaspersky para testes. Se conseguir os programas eu faço um teste, OK? Um grande abraço!

Prezado Abel,

Tenho uma partição no meu HD onde usava Linux e Windows XP. Consegui retirar o Linux mas não consigo desfazer a partição para que eu possa ter todo o HD para o Windows. Tentei através do “Partition Logic”. Teria algum programa, grátis, para eu conseguir o meu objetivo? Um abraço, Marcos Dourado.

Caro Marcos,

Os melhores programas comerciais (pagos) para a tarefa são o Partition Magic e o Acronis Disk Director. Entre os gratuitos os destaques são Gnome Partition Editor (http://gparted.sourceforge.net/index.php) e o EASEUS Partition Manager Home Edition (http://www.partition-tool.com/personal.htm). Tenho certeza que com qualquer uam das ferramentas você vai conseguir restaurar toda a partição. Um abraço!

Abel,

Mais uma vez solicito auxilio da coluna. Ao iniciar meu computador aparece uma mensagem “ALERT PREVIOUS FAN FAILURE. STRIKE THE F1 TO CONTINUE, F2 TO RUN THE SETUP UTILITY”. Como devo proceder para não aparecer mais essa mensagem? Desde já agradeço. Atenciosamente, Mário Luiz.

Mário,

Esta mensagem é gerada pelo programa de teste que existe no SETUP da placa-mãe. Ela aparece porque o programa detectou uma falha em uma das ventoinhas ligadas à sua placa-mãe. Por isso, verifique se todas as suas ventoinhas estão funcionando corretamente e troque as defeituosas (se for necessário). O erro também pode ser causado por uma configuração errada no programa de monitoramento do SETUP. Entre no SETUP do micro e verifique as opções de monitoramento para ver se tudo está OK. Espero ter ajudado. Um abraço!

Caro Abel,

Como leitor assíduo de sua coluna, agora me vejo com uma dúvida que nunca imaginava aconteceria comigo. Espero que você possa me ajudar. Por um descuido, como uso Windows Vista Business em inglês, quando fui esvaziar a Lixeira, acabei apagando o ícone da Área de Trabalho, porém quando entro no Windows Explorer, a Lixeira ainda está lá (dentro do Desktop). A questão é: como fazer com que a Lixeira conste novamente na Área de Trabalho? Criar um atalho da Lixeira e move-lo para a Área de Trabalho pode ser uma solução, mas não fica como originalmente era, e o “balde de lixo” não fica “cheio/vazio” quando se deleta arquivos. No aguardo de uma ajuda, agradeço a atenção. Robert Quaiser.

Robert,

Basta entrar no Painel de Controle (Control Panel), escolher a opção Personalization (Personalização) e em Tarefas (Tasks) escolher Alterar ícones da área de trabalho (change desktop icons). A lixeira original vai voltar. Um grande abraço!

Tags: Apple, Gadgets, Guia do PC, Hardware, Microsoft, Segurança, Software, Windows, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!