Notícias

Songbird 1.0

Depois de algum tempo em desenvolvimento, saiu recentemente a primeira versão estável do Songbird.

Para quem não conhece, o Songbird é uma jukebox multiplataforma que utiliza a engine do Firefox, além de ser apoiada pela Fundação Mozilla.

Interface principal do Songbird
Interface principal do Songbird

É fato que uma das vantagens do navegador de código aberto da Mozilla é a elasticidade com o uso de add-ons. No Songbird não poderia ser diferente. Existe uma galeria no site oficial. Com o uso desses complementos, é possível, por exemplo, adicionar formatos “exóticos”, como WMA e QuickTime, além do suporte ao iPod. Ainda falando de Apple, aquele recurso bacana das capas dos álbuns sendo rolados verticalmente (conhecido como cover flow) também pode ser adicionado ao Songbird (a extensão é a MediaFlow). Também é possível personalizar a interface da jukebox com o uso de temas.

A Songbird não é apenas mais um no mercado. A proposta é ser algo diferente, mais que um player, um “web player”. É claro que o navegador não poderia ficar de fora. Dá para acessar qualquer site através do programa. A navegação, como não poderia ser diferente, é idêntica a do Firefox.

Guia do PC aberto no Songbird
Guia do PC aberto no Songbird

Assim como o irmão Firefox, um dos problemas do Songbird é o consumo de memória. A média de consumo fica entre os 50 e 60 MB. Apenas por motivos de comparação, no Windows Media Player, concorrente direto do Songbird, o consumo de memória é a metade.

O download pode ser feito dessa página (para todos os sistemas operacionais suportados) ou diretamente de um dos links abaixo:

Se você utiliza o programa há algum tempo e acompanhou o desenvolvimento, as mudanças dessa nova versão podem ser conferidas aqui.

Tags: Downloads, Mozilla, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!