Notícias

ABIT fechará as portas

A ABIT, que já foi considerada a “Rainha” das placas-mãe, fechará as portas no dia 31 de Dezembro de 2008. Uma triste notícia logo na virada do ano. Muitos podem não lembrar, mas a ABIT já foi a maior fabricante de placas-mãe do mundo, desenvolvendo produtos revolucionários para a sua época.

abit_logo

Uma das grandes criações da ABIT foi a primeira placa-mãe capaz de suportar dois processadores do modelo Celeron, da Intel. Além disso, a companhia foi responsável pela explosão do overclocking, deixando de ser um tabu para virar algo fácil e corriqueiro e pioneira na idéia de transformar os processadores multi-core em algo popular e não mais uma opção profissional e de alto custo.

Porém, nos últimos anos, a ABIT foi aos poucos perdendo seu brilho, seu espaço no mercado e pisoteada por outros concorrentes. O motivo da queda de uma das maiores empresas que já se viu no mundo da informática está relacionada ao número de engenheiros e funcionários de vital importância que deixaram a empresa para se dedicar em outras áreas. Em Maio de 2006, já entrando em colapso, a companhia foi comprada pela Universal Scientific Industrial, o que garantiu um último suspiro àquela considerada a mãe das motherboards. Agora, passaria a ser chamada de Universal abit.

abit_mobo

No desespero, a ABIT (ou Universal abit, como queira) trocou radicalmente de ramo e passou a cuidar de porta-retratos virtuais com a opção de imprimí-los. Ainda há relatos de que a empresa até tentou abrir um front de processadores gráficos, mas não deu muito certo, visto que a NVIDIA e a ATI já dominam massivamente este setor. Sem saída, a única alternativa, infelizmente, era encerrar as atividades e fechar as portas, o que será feito no último dia deste ano.

Fonte: TweakTown

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!