Notícias

Japoneses querem eliminar fotos de ruas do Google Maps

O polêmico recurso Street View – ou Vista da Rua, em português – do famoso serviço Google Maps causou problemas novamente. Para quem não sabe, o Street View permite que usuários visualizem com detalhes ruas e avenidas de determinados lugares do planeta, como se estivessem andando de carro por ela. Essas fotos são tiradas por carros com câmeras adaptadas nos tetos e estão disponíveis em cerca de 50 cidades dos Estados Unidos, 12 cidades do Japão e em outras regiões da Europa.

O recurso Street View, num lugar qualquer do Japão
O recurso Street View, num lugar qualquer do Japão

O problema é que, segundo alguns, o recurso acaba invadindo a privacidade das pessoas. Depois do recurso desagradar a União Européia, foi a vez do Japão implicar com o Google. Um grupo de advogados e professores solicitou ao Google que deixasse de fornecer imagens detalhadas de cidades japonesas. O motivo, segundo Yasuhito Tajima, professor de direito constitucional na Universidade de Sophia, em Tóquio, é a suspeita de que “aquilo que o Google vem fazendo representa uma violação profunda de um direito humano básico“.

Uma organização fundada pelo próprio professor quer que o Google deixe de fornecer o recurso de vista da rua em cidades japonesas.

Fonte: Folha Online.

Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!