A Sophos, empresa de segurança famosa por divulgar detalhadas estatísticas em relação à ameças que rondam a internet, divulgou nesta semana um interessante relatório sobre os malwares que atacaram a internet neste ano. Algumas informações chegam a ser curiosas, por exemplo: Você sabia que a maior parte dos malwares estão hospedados nos EUA? Pois é, ao contrário do que a maioria pensa, a China e a Rússia estão em segundo e terceiro lugar respectivamente. Apesar de todas as leis e proteção, os EUA é o país que mais hospeda malware no mundo, provavelmente devido à grande quantidade de datacenters e empresas de hospedagem, o que, de certa forma, dificulta o controle.
Outras informações interessantes também fazem parte do relatório, como por exemplo a que diz que a Sophos encontra uma página infectada a cada 4,5 segundos na internet. Ou então a que mostra que 1,6% dos malwares detectados pela empresa estão escritos em português brasileiro, o que se for calculado é um número enorme, mostrando assim a importância de excelentes softwares como o BankerFix da Linha Defensiva.
Algumas informações são óbvias, como por exemplo a que mostra que a maior parte de ataques a páginas web são feitos através de técnicas de SQL Injection, o que também nos mostra o quão falhos são alguns softwares.
O spam continua sendo uma ameaçada triste para as empresas de segurança mesmo com o menor uso dos e-mails atualmente, de todo o spam do mundo, cerca de 4,4% parte do Brasil. Outra forma de spam que tem crescido é a através de redes sociais, blogs e outros serviços, como o Twitter.
O relatório também traz informações detalhadas acerca do crescimento dos malwares em computadores rodando Mac, em iPhones e no novo sistema operacional da Google, o Android.
Várias outras informações também estão disponíveis no relatório de 20 páginas, entre elas algumas que falam sobre espionagem, a importância da criptografia e muito mais. Para quem se interessa pela área, é uma bela leitura.