Notícias

IMAX em São Paulo – Tela gigante e cinema 3D

A famosa sala IMAX será inaugurada em São Paulo no dia 16 de janeiro com o filme “Fundo do Mar 3D”. A partir da próxima semana quem estiver em São Paulo poderá assistir a filmes em 2D e 3D, a sala está instalada no Espaço Unibanco de Cinema Pompéia, no Bourbon Shopping (zona oeste).

Sala de um IMAX

O custo do projeto é essencialmente tecnológico. Curvatura, luminosidade da tela e inclinação são alguns dos elementos que potencializam a imagem em um filme formatado especialmente para essas salas. Sons e imagens, defende a IMAX Corporation (empresa responsável por essa tecnologia), também são cristalinos.

Em vez de apenas assistir ao filme, você se sente como se estivesse de Evento Microsoft sendo apresentado no IMAXfato no filme. Os cinemas com a tecnologia IMAX (image-maximum) possuem, por padrão, telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, equivalente a um prédio de 5 andares (alguns dizem 7, outras 8 … cada andar possui, para efeitos de comparação, 3 metros). As telas instaladas em São Paulo possuem, segundo informações, as dimensões de 14m X 21m.

Ao lado uma imagem de um evento Microsoft sendo apresentado em um IMAX, clique na imagem para ampliá-la e veja a tela em relação ao tamanho das pessoas. Note também como o rapaz no canto esquerdo “quebra” o pescoço para ver as imagens.

A tela, que é em média dez vezes maior que o modelo tradicional, possui um design especial, que se estende até onde alcança a visão periférica do público.

Para que esta gigantesca tela seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem é preciso que o filme seja gravado em um formato diferente. Os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70mm (únicos na indústria), enquanto os longas-metragens convencionais são impressos em filmes de 35mm. Para a gravação de filmes nessas dimensões e qualidade, os produtores de cinema contam com câmeras especiais, que possuem cerca de 110 kg (uma câmera de gravação convencional possui, em média, 17% desse peso), apoiada em um suporte especial para que se possam fazer as devidas movimentações. Isso proporciona um detalhamento incrível da imagem.

Outra característica marcante desta tecnologia é a alta qualidade de som, um sistema digital de 12 mil watts, distribuídos em 44 alto-falantes (estes números podem variam entre os IMAXs).

O efeito é ainda mais impressionante em filmes exibidos em 3D. Para ativar o efeito 3D, são utilizados dois projetores. Os óculos separam as imagens, ficando uma em cada lente e o cérebro humano faz o processo de juntá-las novamente. O formato em arquibancada ajuda na visão de vários pontos do ambiente.

Comparacao entre a tela convencional e o IMAX

O filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, que conta com cenas produzidas segundo a tecnologia IMAX, será um dos longas que entrará em cartaz na sala. Segundo informações, o filme voltará aos cinemas no Brasil em fevereiro, e conta com cenas rodadas pelo diretor especialmente pensadas para esta tecnologia. Para 2009 também é esperado o filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.

Os cinemas IMAX criam experiências cinematográficas impressionantes. Vale à pena conferir essa tecnologia de perto!

Fonte: Folha Online
Site oficial: IMAX

Tags: Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!