Notícias

AMD Phenom II é oficialmente lançado!

AMD Phenom II

AMD Phenom II

A Advanced Micro Devices, segunda maior fabricante de processadores e chips gráficos do mundo, anunciou publicamente e oficialmente o lançamento de sua nova linha de processadores de alto desempenho para desktops, a família Phenom II. Inaugurando duas novas arquiteturas – Deneb e Heka -, com processo de fabricação de 45nm, 6MB de memória Cache L3, HyperTransport (semelhante ao FSB, usado pela Intel) de 2000MHz e TDP (Thermal Design Power) que variam entre 95W a 125W, a nova família de processadores Phenom II chega ao mercado utilizando os sockets AM2+ e AM3, oferecendo compatibilidade às memórias DDR2 e as novíssimas DDR3.

A família Phenom II contará tanto com processadores quad-core (Phenom II X4) quanto triple-core (Phenom II X3). Por enquanto, os primeiros modelos a chegarem no mercado norte-americano e europeu devem ser o AMD Phenom II X4 940, de 3.0GHz, custando US$ 275 (630 reais); e o AMD Phenom II X4 920, trabalhando a 2.0GHz, que será vendido por US$ 235 (540 reais). Ambos usarão o socket AM2+. O modelo de ponta, Phenom II X4 945, que tem as mesmas especificações do X4 940, deverá usar o novo AM3 e só deve aparecer nas prateleiras em Abril deste ano.

AMD Phenom II CPU

Existem ainda dois modelos triple-core da família Phenom II: o X3 720 e o X3 710, de 2.8GHz e 2.6GHz, respectivamente. Ambos com 6MB de Cache L3, TDP de 95W e socket AM3. Estes, entretanto, só chegam daqui mais alguns meses.

Depois da surra que os atuais Phenom X3, X4 e Athlon X2 tomaram dos Core 2 Duo e Core 2 Quad da Intel, a AMD espera trazer uma solução mais eficiente e poderosa para combater a principal rival. Mesmo assim, os Phenom II não deverão bater de frente com os Core i7, visto que os novos CPUs da AMD estão designados para a faixa mid/high-end do mercado, tendo a tarefa de enterrar de vez o trauma sofrido pela linha Duo e Quad da concorrente. As principais vantagens da família Phenom II se resumem a duas coisas: uma compatibilidade enorme com diversos modelos de placas-mãe e memórias; e a capacidade de serem facilmente “overclockados”, como mostrou aquele modelo que chegou a absurdos 6.3GHz.

Se você quiser saber como a nova família de processadores da AMD está sendo recebida, visite as análises feitas por alguns sites internacionais de hardware listados abaixo.

Essas análises deixam claro que o cerco ao redor da Intel está se fechando. Será que a AMD conseguirá definitivamente superar sua maior concorrente e retomar o controle do mercado de processadores? Uma coisa é certa: a batalha de CPUs ainda vai longe!

A guerra continua!
To be continued...
Tags: Eventos, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!