Notícias

MacBook Air (e o resto do keynote de Steve Jobs na MacWorld)

Hoje aconteceu o esperadíssimo keynote do Steve Jobs na MacWorld 2008.

MacBook Air

Sem demoras: o homem da Apple anunciou o MacBook Air, o notebook ultra-portátil da empresa. O novo sonho de consumo de dez entre dez geeks pesa 1,3 Kg, tem tela de 13,3″ (1280×800), HD de 80 GB (SSD de 64 GB no modelo mais caro), CPU de 1,6 e 1,8 GHz, teclado QWERTY completo, iSight, trackpad multitouch, Leopard normal, e Superdrive externo, vendido à parte.

Resumindo: é um show. A parte mais grossa do MacBook Air tem menos de dois centímetros, e a menor, pasmém: 4 milímetros! Como Jobs disse durante a apresentação, o novo notebook cabe num envelope (é sério!). O case é de alumínio, e não foram usados componentes nocivos ao meio ambiente na construção do Air. Há dois modelos disponíveis, o mais simples, com Core 2 Duo de 1,6 GHz e HD de 80 GB, sai por U$ 1.799,00; já o top, com Core 2 Duo de 1,8 GHz e SSD de 64 GB, U$ 3.098,00.

MacBook Air.

O restante da apresentação, que veio antes do anúncio acima, concentrou-se em três pontas:

Novidades no iPhone e iPod Touch

Programas no iPhone e iPod Touch, e alguns que antes eram exclusivos do telefone agora chegam também no player. O problema é que para recebê-los, os donos de iPods Touch terão que desembolsar U$ 20,00. Chiadeira geral… Além disso, implementaram um “GPS” baseado em torres de celular no iPhone. O firmware 1.1.3 também foi liberado.

Detalhe curioso e impressionante: nos EUA, a Apple já é a segunda maior no ramo de smartphones, só perdendo para a RIM (do BlackBerry). Saltou de 0% para 19,5% em um ano. Nada mal, hein?

Time Capsule

O melhor amigo da Time Machine, o Time Capsule é um HD externo para guardar backups via rede sem fio AirPort Extreme. Há dois modelos disponíveis, um de 500 GB, e outro de 1 TB. Preços? U$ 299,00 e U$ 499,00, respectivamente.

Time Capsule.

Até o momento, foram vendidas 5 milhões de cópias do Leopard, o que se traduz em 20% da base de Macs atualizada com a última versão do sistema operacional da empresa.

Apple TV e aluguel de filmes

Batendo com algumas previsões, Jobs anunciou o aluguel de filmes diretamente na iTunes Store. Acordos com grandes estúdos já foram firmados, e os filmes estarão disponíveis trinta dias após o lançamento dos mesmos em DVD.

O software do Apple TV foi atualizado, e agora o aparelho não depende mais de um PC para funcionar. É possível alugar filmes na iTS, bem como acessar toda a biblioteca do iTunes diretamente do seu Mac (ou PC comum). Slideshows de imagens do Flickr ou .Mac, e também vídeos do YouTube podem ser acessados. Os modelos novos, já atualizados, saem por U$ 229,00 (40 GB; preço caiu), e U$ 329,00 (160 GB). A atualização para os que já possuem o Apple TV estará disponível dentro de duas semanas, prazo este que é o mesmo para os demais lançamentos desta tarde – incluindo o MacBook Air.

Para maiores detalhes das novidades, recomendo a cobertura do Blog.MacMagazine.

E foi isso! Alguém me dá um MacBook Air de presente? :D .

Tags: Apple, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!