Notícias

Google Chrome 2.0 disponível para testes

Isso mesmo, depois de surpreender a todos passando o Chrome para 1.0, algo não muito comum para os softwares da Google, a grande irmã já está trabalhando em sua segunda versão. Um pré-beta foi disponibilizado nesta semana para quem quiser testar as novas funcionalidades.

dlpage_lg

O Chrome 2 traz a versão mais recente da engine Webkit, a mesma usada no Safari, da Apple, e agora suporta características CSS não padronizadas, como o uso de máscaras, reflexos e gradientes. Essas novas funções ainda estão em fase de desenvolvimento, como mostrado em uma análise publicada pelo Arstechnica, onde um gradiente transparente branco é renderizado na cor preta (?!).

Outras novidades, as quais tive o prazer de testar, foram o zoom completo de páginas da web, que magnifica inclusive imagens, ao invés de somente texto, e uma nova função, claramente inspirada no Windows 7, de ancoragem de abas.

Por exemplo, ao arrastar uma aba para fora do navegador e soltá-la no canto da tela, abre-se uma nova janela do Chrome ocupando metade do desktop. Se fizer a mesma coisa, mas desta vez no canto superior, ele cria uma nova janela maximizada. Bem interessante para poder comparar duas páginas.

Recurso incorporado ao Chrome remete ao Windows 7
Recurso incorporado ao Chrome remete ao Windows 7

O suporte a User Scripts também foi introduzido. É algo similar ao Greasemonkey para o Firefox – com a promessa de serem compatíveis entre si – que permite ao usuário modificar a exibição de páginas através de códigos Javascript, alterando formulários, botões, dentre outras coisas. Também em fase de testes, este recurso não vem habilitado por padrão nem neste pré-beta. Para usá-lo, é necessário executar o Chrome com os parâmetros -enable-user-scripts, além de precisar criar uma pasta exclusiva para eles no diretório principal do navegador.

Algumas adições menores também são notáveis, como o recurso de auto-completar em formulários, e auto-rolagem pressionando a rodinha do mouse, presentes em qualquer browser que se preze.

Para testar esta versão, primeiramente instale o Chrome. Depois, baixe e execute a ferramenta Google Chrome Channel Changer.

Selecione a última opção
Selecione a última opção

Escolha a opção Dev: The latest features and Bug fixes, clique em Update e abra o navegador. Agora vá em opções, Sobre Google Chrome, e, finalmente, clique em Atualizar. Aguarde um pouco até completar o processo e reinicie o programa.

Vale lembrar que ainda se trata de um pré-beta, então instale e use por sua própria conta e risco! Ninguém se responsabilizará por eventuais danos causados ao seu computador.

Zoom melhorado
Zoom melhorado
Janela "dockada"
Janela "dockada"
Tags: Google, Internet

Você também vai gostar

Leia também!