Artigos

O PC e a eletricidade – parte 1

Uma das coisas com que o usuário menos se preocupa quando lida com o PC é a parte elétrica. Muita gente não faz nem idéia do que seja a eletricidade estática e também não sabe os danos que ema descarga eletrostática pode causar. Mas este é o menor dos problemas. Quase ninguém se preocupa em fornecer ao micro uma energia “limpa”, que não cause danos ao PC. O uso de fio terra, filtros de linha, estabilizadores e No-breaks, deixa de ser uma regra para se tornar exceção. Neste artigo discutiremos alguns aspectos relacionados à eletricidade e seu micro.

Eletricidade estática

Apesar do microcomputador oferecer poucos perigos à saúde do usuário, este último pode ser muito perigoso para a “saúde” do micro. É que nós temos a capacidade de acumular cargas elétricas em nossos corpos. Estas cargas são geradas quando friccionamos dois materiais não condutores um contra o outro como acontece, por exemplo, durante uma caminhada em cima do carpete de uma sala. A carga acumulada em nossos corpos pode chegar a milhares de volts, mas não se assustem: a corrente elétrica gerada por esta carga será de um valor baixíssimo, insuficiente para causar algum dano ao nosso corpo.

Costumo dizer que a eletricidade estática é inofensiva. O problema ocorre quando durante a “descarga” eletrostática (em inglês: ESD – Eletro-Static Discharge), isto é, durante a transferência das cargas acumuladas em nosso corpo para um material eletricamente condutivo. Alguns tipos de circuitos eletrônicos são extremamente sensíveis à descarga eletrostática e podem ser literalmente “fritados” por ela. Por isso temos que nos prevenir contra a ESD antes de manusear placas, periféricos, etc.

A forma mais comum de evitar que a descarga eletrostática possa danificar seu PC é se descarregar propositalmente. Quem já leu o manual de alguma placa deve ter percebido que existe uma indicação de tocar com as mãos uma parte não pintada do gabinete do micro antes de começar o manuseio da placa. Isto vai forçar uma descarga e permitir um manuseio mais seguro. Se o serviço for mais demorado, como o realizado por um técnico de manutenção, sugere-se o uso de uma pulseira anti-estática ligada ao gabinete ou ao fio terra da tomada.

Pulseira anti-estática
Exemplo de Pulseira anti-estática

Fio terra

Acabamos de dizer que um dos locais onde se deve ligar a pulseira anti-estática é o fio terra. Mas o que é “fio terra”? O terra é um fio de segurança. Se houver qualquer problema elétrico no seu micro a corrente elétrica gerada pelo problema “escoará” pelo fio terra, protegendo o usuário contra possíveis choques. O problema é que quase ninguém possui fio terra em casa, pois a tomada padrão no Brasil possui apenas dois fios: o fio neutro e o fase. Isso acontece porque os aparelhos elétricos e eletrônicos funcionam mesmo que não exista fio terra na tomada. Como a colocação do terra aumenta o custo, a maioria dos construtores prefere suprimi-lo, mesmo com a diminuição da segurança.

Tomada com fio terra
Exemplo de Tomada com fio terra (é o furo inferior)

Se desejar, o usuário pode “construir” o seu próprio fio terra. Mas essa é uma tarefa bastante simples na teoria, mas complicada na prática. Para obtermos o terra, basta conectar um fio ao “solo”, por isso o nome de fio terra. O problema é a forma em que essa conexão deve ser feita. Devemos fincar no solo uma haste de cobre com 2 metros de comprimento e soldar um fio à esta haste (para um melhor desempenho, recomenda-se utilizar 3 hastes de 2,5 metros interligadas entre si e ligadas ao fio). Este fio deve chegar à tomada de três furos e ser conectado ao furo inferior (ligeiramente arredondado). Dá para perceber que este tipo de operação é quase impossível de ser feito em um apartamento em andar alto, e, mesmo em casas, o trabalho é grande. É importante lembrar que a tomada de três furos segue um padrão para ligação dos fios. O fio terra é conectado ao furo inferior arredondado, o neutro tem que ser ligado ao furo superior do lado esquerdo e o fase ligado ao furo superior do lado direito.

Uma prática que alguns técnicos utilizam para criar o fio terra é conectar o neutro ao terceiro furo da tomada (no lugar do terra verdadeiro). Isto pode até funcionar se garantirmos que não haverá alguma mudança no caminho percorrido pelos fios neutro e fase entre o relógio de luz e a tomada onde está o micro, pois o neutro é aterrado no relógio. Porém, se alguém, mesmo sem intenção, inverter os fios neutro e fase antes destes chegarem à tomada do micro, teremos o terra ligado ao fase, ao invés do neutro. E aí prepare-se para o choque! Aliás, se seu micro está “dando choque” e você usa um “adaptador” que transforma os três pinos da tomada em dois pinos, tente inverter a encaixe do plug na tomada, pois o problema deverá desaparecer. É claro que se existir um terra verdadeiro no micro este nunca deverá “dar choque”. Antes de tentar uma solução “mirabolante” para obter o terra em sua casa, lembre-se que pior que a ausência de terra é fio terra mal feito.

No próximo artigo, falaremos sobre os principais problemas que podem existir na rede elétrica. Até lá!

Você também vai gostar

Leia também!