Que Crysis é o jogo mais “pesado” da história nós já sabemos. Que o Vista é o sistema operacional mais “pesado” da história, nós também sabemos (sem briguinhas de que ele não é “pesado” em computadores bons nos comentários, por favor, estou falando de requisitos recomendados pela Microsoft). A combinação Crysis e Windows Vista é uma das coisas que mais exige poder de processamento dos computadores caseiros hoje em dia. Mas o que podemos dizer da combinação Crysis e Windows 7, o sucessor do Vista (que promete, e aparenta ser, mais “leve” que o antecessor)? A equipe do site FiringSquad fez um comparativo de desempenho entre os três sistemas operacionais mais recentes da Microsoft. O XP, o Vista e o 7.
Utilizando-se de configurações mid-end e high-end (que podem ser vistas aqui) eles botaram a prova os três sistemas, e chegaram a interessantes resultados, que você confere abaixo. Lembre-se que o Windows 7 ainda é um sistema beta e portanto não tem todos os seus recursos no melhor desempenho possível.
Como podemos ver, o melhor desempenho possível com o DirectX 9 é atingido com o Windows XP, mas o Windows 7 não faz feio, e consegue superar o Vista, e em uma das situações, o XP.
Neste teste nós notamos a ausência do Windows XP, já que o mesmo não suporta o DirectX 10 (não, aquele seu DirectX 10 hackeado para o Windows XP não funciona, e você provavelmente está com um malware em seu computador). Além disso, notamos que o Windows Vista vence o Windows 7 em todos os testes, será que isso mostra que o 7 ainda não está com seu DirectX na melhor performance possível? Provavelmente.
Além dos testes com Crysis, ainda foram feitos testes sintéticos (utilizando-se de programas de benchmark, e não de jogos) e testes com outros jogos, tudo isso pode ser conferido aqui.