Dicas e tutoriais

Microsoft instala extensão no Firefox automaticamente

Estava eu, numa bela tarde, como de costume, reiniciando minha máquina para entrar no Windows. Faço isso sempre que posso, pois adoro me divertir com alguns joguinhos bestas para nerds sem vida social. Antes, como de praxe, abro o Firefox para checar e-mails, posts, blogs, resultados de jogos – Go Lakers!!! – enfim. Neste meio tempo, aquela janelinha do Windows Update me avisa que há atualizações. Maravilha, é a Microsoft investindo na segurança do sistema. Atualizei, reiniciei a máquina e me pus a dirigir como um louco nas pistas virtuais de um jogo de corrida qualquer.

O império ataca novamente.
O império ataca novamente.

Quando me canso de nunca ganhar tentar a vitória exaustivamente e sem muito sucesso, resolvi sair do jogo para poupar a vida de meu teclado. Sigo a rotina descrita acima, mas, quando o Firefox abre, a tela de complementos vem junto. Em uma ação impulsiva a fecho, sem prestar a devida atenção, e continuo seguindo minha vida. Em meio uma enxurrada de sites abertos, me deparo com uma chamada do BR-Linux dizendo que o Windows Update instala um complemento no Firefox depois de atualizar o sistema. Percebi pela descrição que bate com a mesma atualização que acabara de fazer e, como afirmado no site, estava lá:

Onde já se viu?!
Onde já se viu?!

Confesso que a mim passou batido. E eu realmente não acharia nada demais nisso, não fosse pelo simples fato deste complemento ter sido instalado sem o meu consentimento, e, pasmem, ser obrigado a mantê-lo, sem nem ao menos saber o porque de estar ali. Isto é uma atitude completamente intrusiva e irresponsável, que deixa claro que o sistema faz coisas das quais o usuário nem faz ideia. Longe de querer ser chato ou um freetard de mimimi, mas isso é ridículo. Quer instalar o complemento, beleza! Mas, me avise que irá fazê-lo, explique porque ele deve estar lá, e, principalmente, permita que EU decida se ele irá ser instalado!

Para aqueles que não querem esta coisa, seja por birra ou qualquer outra razão, repasso a dica que li no próprio BR-Linux para remover esta extensão do sistema:

  1. Abra o editor de registros indo em Iniciar > Executar > digite: Regedit > aperte Enter;
  2. Localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Mozilla\Firefox\extensions;
  3. No lado direito, encontre o registro {20a82645-c095-46ed-80e3-08825760534b} e delete;
  4. Reinicie o Firefox e pronto.

Eu realizei os procedimentos descritos acima no meu computador e funcionou direitinho, sem problemas. Mesmo assim gostaria de dizer para seguir estas recomendações por sua conta e risco.

Complemento devidamente removido
Complemento devidamente removido

Só para finalizar, não quero entrar em méritos de sistemas operacionais, pois sabemos que coisas assim não são exclusividade da Microsoft. Mas, vamos e convenhamos, este tipo de atitude é completamente negativa e algo que só denigre a imagem da empresa, pois contribui imensamente para os estigmas de maníaca controladora, gigante do mal, ‘Bill Gates é o capeta’ e similares. E pode até ser que o complemento seja útil/necessário, mas, forçar sua instalação sem aviso e tentar impedir sua remoção sem explicações é um absurdo.

Fonte: BR-Linux.

Tags: Microsoft, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!