Notícias

Senhoras e senhores: Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Você está empolgado para o lançamento do Jaunty Jackalope? Não consegue esperar até a versão final sair em Abril e já foi correndo instalar o Alpha só para ver como está ficando? Pois então, caro leitor, saiba que já chegou a hora de conhecermos o que virá depois dele.  As novidades vêm diretamente do pai do Ubuntu, Mark Suttleworth.

Ubuntu

Estamos ainda no final de fevereiro, portanto, há praticamente um mês e meio da próxima versão do sistema. Mas, apesar disso, o CEO da Canonical acabou de anunciar  o Ubuntu 9.10 Karmic Koala, traçando alguns dos objetivos a serem alcançados neste nova empreitada. Muita coisa boa está por vir, e talvez o que mais chame a atenção é algo que, certamente, a maioria dos usuários vêm  suplicando desde o Hardy Heron: um novo e espetacular visual, devidamente assinado por um designer.

E desta vez não é rumor, nem parece lenda, pois este tão desejado tema profissional foi anunciado pelo próprio Shuttleworth, ganhando, inclusive, data de apresentação ao público. Entre os dias 25 a 29 de Maio, durante a Ubuntu Developer Summit, o viajante espacial convida aqueles que estiverem de bobeira em Barcelona para checarem uma prévia do que virá pela frente.

Alpha 4 do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
Alpha do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope com tema modificado

Além do tema, Shuttleworth afirmou que o Koala virá com um sistema de boot mais rápido, algo como o Plymouth presente no Fedora 10. Uma nova imagem de início também será criada. “A boa notícia é que será muito bonita, a má, é que os usuários terão muito pouco tempo para vê-la,” brincou o empresário. Para se ter uma idéia da rapidez com a qual o sistema inicia, os planos para o Jaunty Jackalope são de apenas 25 segundos em um netbook.

Para quem esperava um Ubuntu de roupa nova já em Abril, esqueça. Agora, só em Outubro, mas, desta vez, parece ser para valer. Mais informações podem ser encontradas aqui – site em inglês.

Fonte: Softpedia

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!