E o Windows Live, da Microsoft, acaba de crescer. Hoje mais um produto foi adicionado ao rol de serviços, o Windows Live FolderShare. Para aqueles que não se lembram, esse programa é velho e estava aparentemente abandonado num beta eterno desde 2005. O projeto foi retomado, visual e site atualizados, e agora adicionado a linha Live.
Por hora, as únicas novidades são: Melhorias no visual – agora ele está com aquele padrão dos serviços Windows Live (quem tiver curiosidade ver o visual antigo, confira uma imagem no site SuperDownloads); Melhorias na configuração – agora o menu do programa que fica na bandeja do sistema tem maior usabilidade (que por sinal é ruim); E melhorias internas no programa.
O Windows Live FolderShare funciona como um sistema P2P. O funcionamento é simples: Existem duas áreas no site: Uma privada, onde você pode criar pastas para armazenar arquivos particulares (que só você terá acesso); E outra área onde podem ser criadas pastas para arquivos que deseja compartilhar. Criada a pasta, basta adicionar arquivos nela para que possam ser baixados por um ou mais membros convidados por você. Para o serviço funcionar, é necessário a instalação de um pequeno programa de aproximadamente 1MB. O download pode ser feito aqui, e ele está disponível para Windows e Mac.
Para testar o serviço, baixe o programa num dos links acima, crie sua conta e faça sua experiência. Lembrando que uma pessoa sozinha não vai conseguir fazer absolutamente nada de interessante, a não ser criar pastas e adicionar arquivos.
Mais informações e futuras novidades no blog oficial do Windows Live FolderShare.