Notícias

NVIDIA e ATI brigam como nunca pelo topo do mercado de GPUs

NVIDIAQuando a Radeon HD 4870 X2 foi lançada pela ATI na metade de 2008, a NVIDIA começou a enfrentar problemas financeiros, entre eles, fabricantes das suas placas de vídeo reportando vendas no vermelho. Tal fato ocorreu em função da rival ATI ter lançado, em anos de concorrência massacrante, a primeira placa de vídeo capaz de superar a melhor da NVIDIA, que na época, estava representada pela GeForce GTX 280. Só que com a saída dos novos modelos GTX 285 e GTX 295, a companhia verde retomou a dianteira no quesito de desempenho, por uma pouca, mas notável diferença.

Agora, a NVIDIA está decidida a não perder o topo novamente, tentando retomar, também, as vendas de seus poderosas, mas ainda caros chips. Segundo o site Fudzilla, a placa de vídeo responsável pela recuperação da ATI, a HD 4870 X2, não está vendendo tão bem, frente a concorrência da GTX 295. Lembrando que até agora, a divisão de chips gráficos da AMD, não tem nada que possa superar totalmente a performance (nem o preço) da rival.

GTX 295 põe a NVIDIA de volta ao topo.
GTX 295 põe a NVIDIA de volta ao topo.

ATI

A resposta – o tão aguardado chip R800 – só deve chegar no fim do ano. Até lá, a ATI deve lançar a HD 4890 – que já enfrentará concorrência da nova GTX 275 – como aviso de que não está nem um pouco disposta a voltar ao segundo lugar do mercado de placas de vídeo, que atualmente está retornando às mãos da rival. Um bom exemplo para mostrar que a briga vai longe é o fato da HD 4870 X2 ainda, na prática, encostar no desempenho de uma GTX 295, quando esta já deveria estar bem mais a frente.

Com a crise batendo à porta de vários países e a concorrência cada vez mais igualitária entre as duas gigantes dos GPUs, a expectativa é que teremos mais modelos por preços mais baixos muito em breve.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!