AnálisesPromoções

Análise do TuneUp Utilities 2010

TuneUp Utilities 2010

O TuneUp Utilities é um software que, desde suas primeiras versões, se destaca quando o assunto é otimização do Windows. Para quem não conhece, a suíte que chegou a versão 2010 em português há algum tempo, é simples e fácil de usar. No entanto, não confunda “fácil de usar” com “poucas funções”.

Com um só programa, você desfragmenta seu HD, otimiza o registro, limpa arquivos inúteis, restaura arquivos deletados, muda o visual do sistema, resolve problemas do Windows, desinstala programas, vê informações do sistema… Ufa! E, fuçando um pouco, dá para descobrir muito mais funções.

Visão geral

A interface principal do TuneUp 2010 é recheada de informações úteis sobre o estado do computador, apontando falhas e sugestões de otimização, com atalhos rápidos para corrigir esses eventuais problemas e aplicações específicas de várias áreas, como o Undelete, que recupera arquivos deletados, o Registry Defrag, um desfragmentador para o registro do Windows, o Disk Doctor, que verifica por erros no disco rígido, entre muitos outros.

Janela princial do TuneUp 2010
Janela princial do TuneUp 2010
Gadget e resumo
Gadget e resumo

Totalmente compatível com o Windows 7, o programa ainda traz um gadget exclusivo para o sistema que resume o status do computador. Mas se você gostaria de ter mais informações além do resumo básico, o TuneUp mostra, em detalhes, tudo que é feito no seu PC, evitando que usuários mais inexperientes executem uma ação indesejada. Mas se isso acontecer, o TuneUp Rescue Center pode desfazer as últimas alterações facilmente (falaremos mais sobre ele na sequência).

Além do gadget para os Windows 7 e Vista, o TuneUp também está presente na bandeja do sistema, como é chamado o local ao lado do relógio do Windows. Este ícone na bandeja indica que o programa está trabalhando em tempo real, otimizando e executando a manutenção necessária no sistema, mas isso é assunto para outro tópico.

Monitoramento em tempo real

O TuneUp 2010 está sempre de olho no desempenho do computador, limitando ou oferecendo mais processamento as aplicações conforme a demanda. Você não precisa de processos como o da barra lateral do Windows com prioridade alta quando está navegando, por exemplo. É justamente isso que o TuneUp faz, deixando o que realmente interessa mais rápido.

Otimização em tempo real
Otimização em tempo real
Relatório de otimizações

O programa também faz a manutenção do Windows de forma automatizada. Limpar o registro e arquivos inúteis, desfragmentar os discos, enfim, tarefas geralmente chatas mas essenciais para bom funcionamento do sistema são feitas de forma automática através do agendamento ou quando o computador estiver ocioso, dependendo da configuração.

Modo Turbo

Em computadores mais modestos e com hardware limitado, por mais manutenções que o TuneUp ou qualquer outro software realize, pode não ter um desempenho satisfatório. O Modo Turbo, uma das novidades da versão 2010, otimiza o sistema ao máximo, desativando efeitos visuais e funções avançadas do Windows, como sincronização com dispositivos móveis e suporte à câmeras digitais e scanners, com um único clique.

Modo Turbo
Modo Turbo

A otimização ao extremo é temporária e pode ser desativada facilmente, também em apenas um clique, quando o usuário deixar aquele jogo que requer muitos recursos da máquina, por exemplo, ou após o computador ser reiniciado.

E muito mais!

Muitas outras funções do TuneUp merecem destaque, como a personalização do Windows. É possível alterar tema, tela de login, ícones, e outros, deixando o sistema com a sua cara. Vale citar que o programa também habilita a instalação de temas de terceiros no Windows, ou seja, você não precisará arriscar a saúde do sistema modificando arquivos para conseguir instalar aquele tema bacana que encontrou no DeviantART.

TuneUp Styler
TuneUp Styler
TuneUp System Control
TuneUp System Control

Não é só na personalização da aparência que o TuneUp se destaca, mas também na customização do sistema, através de várias opções ocultas no Windows e facilmente acessíveis através do TuneUp System Control. Programas de terceiros, como os navegadores Mozilla Firefox e Opera, além do próprio Microsoft Internet Explorer, também são suportados pelo TuneUp.

Com tantas opções e configurações em mãos, facilmente acessíveis, pode acontecer de até mesmo um usuário experiente fazer alguma alteração não desejada no sistema. Se isso acontecer, não se preocupe. O Rescue Center do TuneUp Utilities oferece detalhes sobre ações realizadas com o programa e, caso necessário, desfaz qualquer alteração feita há até 2 semanas, podendo ser configurado para guardar backups por até 3 meses ou para sempre.

TuneUp Rescue Center
TuneUp Rescue Center
TuneUp Update Wizard
TuneUp Update Wizard

Configurações do próprio TuneUp também é o que não falta. O usuário tem total controle sobre qualquer ação que o programa executa no computador, seja de forma automática ou manual. É possível, por exemplo, excluir a desfragmentação de disco da manutenção automática.

O TuneUp também está sempre em evolução e é constantemente atualizado com o Update Wizard, o que garante total compatibilidade com os programas suportados, como navegadores e antivírus.

Finalizando…

O TuneUp Utilities atualmente mantém com folga o título de melhor programa para o Windows no que diz respeito a otimização. Entretanto, outras áreas também se destacam, como no caso dos recursos de personalização.

Ele pode parecer um programa complexo, mas, na realidade, tudo é apresentado e solucionado de forma clara e objetiva, um ponto muito forte a seu favor. Certamente é uma ferramenta que deve agradar desde os experts até leigos.

Tudo isso, claro, tem o seu preço. Nada de software freeware: o TuneUp Utilities 2010, em português, está disponível por R$ 79 (ou R$ 55 a atualização da versão 2009) e pode ser adquirido no site oficial do produto, também completamente traduzido e na nossa moeda.

Promoção!

Se você chegou até aqui, nobre leitor, provavelmente não irá se arrepender: A TuneUp, em parceria com a Horus comunicação, está oferecendo aos leitores do Guia do PC uma licença gratuita, na faixa, válida por um ano, do TuneUp Utilities 2010.

É uma oportunidade única de deixar até três computadores da sua casa ou família mais rápidos e organizados com o TuneUp 2010. Para isso, você só precisa seguir o @guiadopc e dar um retwit nessa mensagem (atenção: é importe manter o link intocável).

Amanhã, terça-feira (25), às 17h pelo horário de Brasília, o sorteio será realizado através do Twitter com a ajuda do site Sorteie.me para escolha de um feliz ganhador. O resultado será divulgado no nosso Twitter. Boa sorte a todos!

Tags: Promoções, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!