AnálisesPromoções

Review – TuneUp Utilities 2013

tuneup_utilities_2013

Houve uma época, logo quando eu comecei a usar computadores, em que eu era extremamente paranoico com três coisas: privacidade, segurança e bom funcionamento do sistema. Meu nível de paranoia era tanta, que eu chegava a usar dois antivírus – eu sei, eu sei que não é aconselhável, mas eu usava um em modo residente e outro sob demanda – um antispyware e um ou mais softwares para limpeza de rastros. E para manter o Windows funcionando redondinho, tinha sempre comigo uma ou mais suítes de ferramentas para otimização. E foi aí que eu conheci um software de uma empresa alemã, chamado TuneUp Utilities. E posso dizer que foi amor à primeira vista!

TuneUp Utilities é uma ferramenta eficiente, com uma interface muito bem organizada e extremamente intuitiva até para usuários comuns. Há algumas semanas a empresa lançou a versão 2013 do programa, já se preparando para o possível fim do mundo que ocorrerá em dezembro. Não dá pra esperar, baby. O Guia do PC obteve uma licença para testes, com a qual analisamos todo o programa. Nosso review você vê nos parágrafos abaixo. E ao final do post, preparamos uma surpresinha para você. Nós iremos sortear entre os leitores 05 licenças do programa. Mas darei mais detalhes sobre isso ao final do post. Agora vamos ao review.

Instalador

O instalador do TuneUp Utilities pesa apenas 26,5 MB. Portanto, você não terá problemas em efetuar o download. No entanto, é bom alertar que o programa não é gratuito, caso você já não saiba disso. Para usá-lo, você deve comprar uma licença no valor de R$ 79,90. Se você já é cliente da TuneUp, pode ter um desconto no upgrade do software, pagando assim apenas R$ 55,00. Mas se quiser testá-lo gratuitamente para decidir se vale a pena desembolsar o valor pedido, você tem um período de 15 dias para isso.

O programa é compatível com Windows XP, Vista, 7 e até o recém-lançado Windows 8. A instalação não guarda segredo algum e é extremamente simples finalizá-la. Para baixar o instalador, é só clicar no link abaixo:

Download | TuneUp Utilities 2013

Interface

Um dos grandes trunfos do TuneUp Utilities sempre foi a sua interface muito bem organizada. Todos sabemos que a disposição dos botões, opções e menus é fundamental para uma boa experiência de usuário. Ninguém gosta de manusear softwares confusos e pouco intuitivos. Veja como está a interface da versão 2013 do programa:

tuneup_utilities_2013
Interface simples e organizada

Ela está dividida em 5 abas principais, que são: Status & RecomendaçõesOtimizar sistemaOrganizar sistemaCorrigir problemas e Personalizar o Windows. Cada uma delas possui opções e ferramentas relacionadas com o seu objetivo. Falarei um pouco mais sobre elas à frente. Além disso, temos mais uma opção, chamada “Visão geral de todas as funções“, que em vez de apresentar os recursos do programa por categorias, mostra em forma de lista.

O TuneUp Utilities foi completamente traduzido para o português, o que já facilita em muito o seu uso por utilizadores brasileiros, tornando-o ainda mais intuitivo. Os seus recursos e ferramentas sempre são apresentados de forma bem organizada e auto-explicativos, para que até o usuário mais leigo tenha condições de usá-lo. De fato, a TuneUp está de parabéns no desenvolvimento e organização da interface. :)

Recursos

O programa pode até ser bonito, mas se não cumprir com o que promete, de nada adiantará o zelo na interface. Neste tópico vamos analisar os recursos oferecidos pelo TuneUp Utilities 2013. Nesta nova versão, a empresa destaca três novas funções que chegaram para incrementar ainda mais a eficiência do software. São elas: TuneUp Disk CleanerTuneUp Browser CleanerOtimização em Tempo Real 2.0.

A primeira nova ferramenta chega para otimizar ainda mais a limpeza de dados residuais do Windows e outros programas. Como você deve saber, com o passar do tempo, o nosso disco rígido vai ficando cheio de “lixo” acumulado tanto pelo sistema operacional como por programas de terceiros que estejam instalados na máquina. São relatórios de erros, arquivos de instalações/desinstalações, logs e toda sorte de outros dados que só ocupam espaço, diminuem o desempenho e aumentam as chances de alguma falha dar as caras no nosso computador. O TuneUp Disk Cleaner age em 28 áreas do Windows, dentre elas: relatórios de erros no Windows, arquivos residuais de instalação, cache, arquivos de log, arquivos temporários, backups antigos, lista de histórico, pré-visualização de imagens e outras. Além disso, ele elimina os rastros de mais de 150 programas diferentes.

Para usar o TuneUp Disk Cleaner, você deve ir na aba Organizar sistema. Veja que abaixo há uma seleção de funções que podem ser limpas, bem como o quanto de lixo você estará tirando de seu sistema. No meu caso, mais de 3 GB de arquivos desnecessários ocupam o computador. Veja:

tuneup_utilities_organizar_sistema
No meu computador há mais de 3 GB de lixo

Para limpar, basta clicar em “Abrir“, na função que você desejar. Para organizar e limpar os dados do Windows e programas, basta clicar na primeira opção. Na janela que surgir, você escolhe quais áreas deseja limpar e então é só mandar ver clicando em “Limpar“. O programa ainda dá uma força no caso de usuários leigos. Se você não sabe do que se trata determinado item, basta selecioná-lo para que informações complementares sejam mostradas no lado direito da janela. Além disso, áreas potencialmente perigosas são sinalizadas, para que você tome o máximo de cuidado possível. Veja na imagem:

tuneup_utilities_organizar_windows_e_programas
TuneUp Disk Cleaner

O próximo item da lista é o “Limpar Navegador“, que também se trata de uma nova função do programa. Ele, como o nome deixa claro, limpará os rastros deixados por mais de 25 navegadores! Desde os mais conhecidos, como IE, Chrome, Firefox, Opera, Safari, etc… até suas derivações, como Chromium e Aurora. Esse recurso não se limita a limpar apenas os cookies e o histórico de navegação, mas também investiga mais de 60 diferentes tipos de vestígios, que nem os próprios navegadores limpam em suas ferramentas nativas. Além disso, esta ferramenta limpa as bases de dados do browser e lida com plugins, como o famoso Flash.

tuneup_utilities_limpar_navegador
Recurso de limpeza profunda dos navegadores

Note que a interface se parece com a do item anterior. Além dessas duas ferramentas, na aba “Organizar sistema” você ainda encontrará as funções de limpar atalhos e desabilitar funções do Windows que você não usa, como a hibernação, por exemplo. Outra função destacada pela empresa nesta nova versão, é a Otimização em Tempo Real 2.0, como já mencionamos acima. Para acessá-la, basta ir na aba “Otimizar sistema” e clicar em “Configurar Otimização em Tempo Real“, como na imagem abaixo:

tuneup_utilities_otimização_tempo_real
Configurar a Otimização em Tempo Real

O que essa função faz? Ela verifica os programas que estão em execução no momento e identifica aqueles que o usuário está usando mais ativamente. Assim, a esses programas ele define uma prioridade mais alta para o processador, enquanto que para aqueles que estão abertos mas não estão sendo usados com constância, o programa estabelece uma prioridade mais baixa. Da mesma forma, se você abre um programa num momento que o computador está sob uma carga muito elevada de processamento, o software que está iniciando recebe uma prioridade mais alta momentaneamente, para que ele possa inicializar de forma mais rápida.

Estas são apenas algumas das inúmeras funções que o TuneUp Utilities possui. Outros ótimos recursos que podemos citar aqui, são os Modos de Otimização. Onde podemos configurar o nosso computador em Modo Economy ou Turbo. No primeiro, uma série de configurações são realizadas previamente pelo usuário para que o computador economize energia. Já o segundo é especialmente útil para os gamers, já que ele desliga todas as funções secundárias do Windows para que o hardware se concentre apenas em uma única função: o jogo!

Outros recursos que eu gosto bastante, é o TuneUp StartUp Manager, que nos permite gerenciar os programas que se iniciam com o Windows. Poderia citar também a desfragmentação do disco rígido, que é muito mais eficiente que a solução nativa do Windows e, também, a desfragmentação do registro. Outra ferramenta que me agrada muito e que uso diariamente é Manutenção Automática e Manutenção em um Clique, que consistem em uma série de otimizações de rotina, a serem feitas diariamente, para que seu sistema esteja sempre em boa forma.

Conclusão

Descrever todas as funções do TuneUp Utilities 2013 levaria um tempo danado, além de tornar a nossa análise cansativa e enfadonha. Isso mostra que o programa é um verdadeiro canivete suíço da otimização, repleto dos mais variados recursos e ferramentas. Esta variedade, porém, justifica a fama dele de ser o melhor programa da categoria. Ele tem plena capacidade de deixar seu computador em perfeito estado!

Mesmo com todas essas opções, o usuário não fica perdido em meio a tantos botões e ferramentas diferentes. Isso graças a interface sempre bem elaborada e de bom gosto, dividida por categorias. A completa tradução para o português também é um ponto a favor do software, já que ele tem muitos usuários brasileiros. Os seus menus são auto-explicativos, elucidando dúvidas até dos usuários mais leigos. Enfim, o TuneUp Utilities 2013 continua sendo um dos melhores, senão o melhor, programa de otimização do Windows. Eu, particularmente, o uso desde 2008. E desde então, sou um usuário fiel. Se você está à procura de um software realmente eficiente para otimizar a sua máquina, sem sombra de dúvidas esta é a solução!

Promoção – Concorra a 05 licenças

TuneUp Utilities 2013TuneUp é nossa parceira de longa data. Se você não sabe, a logo do Guia do PC está na caixinha do programa. E nós integramos a lista de especialistas que sempre avaliam o programa, ao lado de nomes como TechTudo, Baixaki e Info. E como eles são gente boa, eles nos cederam 05 licenças para sortearmos entre os leitores. Olha só que coisa boa! ;D

A promoção se dará da mesma forma que as duas promoções anteriores – a do Windows 8 e a de Aniversário de 13 anos. A única diferença é que dessa vez faremos o sorteio apenas entre o pessoal do Twitter e do Facebook. Para participar pelo Facebook, basta clicar no link abaixo e depois em “Quero Participar”, na página para a qual você for redirecionado. Como das duas vezes anteriores, usaremos o aplicativo do Sorteie-me para efetuar os sorteios. Se você nunca tiver autorizado este aplicativo a acessar o seu perfil, você terá de fazê-lo da primeira vez. Depois disso, é só aguardar e torcer.

Para participar pelo Twitter, também é muito simples. Basta tuitar a seguinte frase, na íntegra:

O @guiadopc está sorteando 05 licenças do TuneUp Utilities 2013! Saiba como participar aqui: http://kingo.to/1dmo

Importante lembrar que você deve estar seguindo o Guia do PC para participar e que deve manter exatamente esse link. Se não você não será incluído no sorteio. Ele será realizado no dia 24/11 (sábado), às 15 horas, pelo horário de Brasília. Serão sorteados 05 usuários do Twitter e 05 do Facebook, totalizando 10. Depois, nós faremos um último sorteio, através do Random.org, para definir os 05 sortudos que poderão usar o excelente TuneUp Utilities 2013 totalmente de graça! Olha só que maravilha! :D Então, participem e boa sorte!

Veja outras análises que já publicamos antes:

Tags: Guia do PC, Promoções, Review da Semana, Software

Você também vai gostar

Leia também!