Há alguma real vantagem em se fazer overclock?

+9 votos
Muita gente diz que overclock vale a pena e etc, mas há alguma real vantagem? Aumentar o processador de 2.2 para 2.6 não me parece algo muito vantajoso dependendo da mudança de temperatura.
Então, vale mais a pena comprar um processador novo e mais rápido (e talvez até com mais núcleos) ou é melhor investir menos dinheiro em um cooler novo e arriscar no overclock?
perguntado 3 anos atrás em Hardware e gadgets por lipinho Avançado (3,812 pontos)

7 Respostas

+6 votos
 
Melhor resposta
Sinceramente, eu não sou tão fã de overclock. Depende muito da utilização da máquina. Se você for usar programas que usam muito processamento bruto, talvez haja um pequeno ganho com um clock maior. Você também pode usar overclock como um paliativo para diminuir um gargalo entre um processador lento e uma placa de vídeo top, por exemplo. Caso contrário, não há muita justificativa para o aumento nos gastos com refrigeração e conta de luz - que, aliás, será maior que o custo com um processador melhor.

Os únicos processadores em que existe alguma vantagem em fazer isso, acho eu, são os da família Core 2 e Pentium Dual-Core, já que eles têm uma capacidade absurda de overclock. Dependendo do processador, dá quase para dobrar o clock com um bom cooler. Pequenos overclocks, como o seu exemplo (2,2 GHz para 2,6 GHz) não vão trazer nenhum benefício se você não usar softwares/games que exigem muito do processador.
respondida 3 anos atrás por Paulo Higa Avançado (3,454 pontos)
+4 votos
Com certeza não vale a pena fazer o overclock.
O overclock para quem não sabe consiste em programar a velocidade do processador com valores acima dos especificados pelo fabricante. Conforme o colega mencionou, por exemplo, um processador com o seu clock interno de 2,2 GHz passaria a trabalhar em overclock com o valor de 2,6 GHz. Neste caso você estaria "forçando" o processador a trabalhar numa velocidade acima da qual ele foi projetado.  O processador pode até aceitar trabalhar nessa velocidade, porém vc terá como consequência um aumento de temperatura, instabilidade no sistema, etc.
Portanto, para evitar dor de cabeça, se você precisa de um processador com um clock maior, compre um novo e use-o da maneira correta como determina o fabricante.
respondida 3 anos atrás por GiGi Geek (722 pontos)
+3 votos
Essa pergunta foi aberta a 2 meses atras, mais como é um assunto bem interessante vou comentar tambem.

Paulo disse praticamente tudo, Overclock só tem uma certa vantagem se vc tirar um real proveito da tecnica, processadores como o Core I3 e I5( os de socket 1156) que tem uma boa capacidade de overclock valem a pena utilizar a tecnica por atingirem altissimas taxas de clock com uma boa temperatura.( A pesar de hoje em dia a meu ver ser uma tecnica desnecessaria,já que os cores de nova geração possuem a tecnologia turbo boost, que é praticamente um overclock altomatico).
Mais tirando os casos de processadores com boas taxas de clock, em momento algum valhe a pena já que vc esta pondo em risco seu hardware, e compromentendo a estabilidade do sistema.

OBS: Nunca compre um processador pensando no desempenho que ele pode ter com overclock, mais compre pensando no desempenho que ele tem em sua taxa de trabalho normal, se vc precisar de mais processamento é bom que pense em tudo direitinho antes de comprar um processador. Melhor que ter que necessitar utilizar um Over e sai mal feito.
respondida 3 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,018 pontos)
+2 votos
nao e muito interessante voce ficar fazendo isso nao que pode vir  diminuir a vida util da seu processador.
respondida 3 anos atrás por Rekztem PhD (21,779 pontos)
+1 voto
A real nenhuma  não aconselho
respondida 3 anos atrás por Maira Novato (28 pontos)
+1 voto
Como disse o Higa, logo acima, também não sou tão fã de overs e tudo depende da utilização da máquina. Se alguém compra um produto de 2,2GHz mas quer que ele funcione a 2,6GHz, então seria melhor ter comprado logo um que funcionasse por padrão a 2,6 GHz.

Ao se overclockar a máquina é bom saber que o aumento vai influir diretamente na vida útil do equipamento, vai diminuir o tempo de vida do processador. Além disso, há também o aumento da temperatura, do consumo e exigência de energia, vai deixar tudo comprometido, pois o equipamento foi projetado para funcionar sob certas circunstâncias, por padrão, para circunstâncias constantes e o over é uma situação anormal, portanto é o mesmo que vc querer transformar uma anormalidade em normalidade. Pode até dar certo, mas apenas momentaneamente, mas a longo prazo não é boa coisa.
respondida 3 anos atrás por Tehasoin Ativo (299 pontos)
+1 voto
Tipo, já fiz um superoverclock... e pra mim compensou.. de 1.8Ghz foi para 4.1Ghz... mas utilizei nitroliquido a uma temperatura de -280°C....

Agora de 2.2Ghz pra 2.6Ghz.... não muda nada e ainda é arriscado vc queimar o processador...blz!

Abraços!!
respondida 3 anos atrás por TKemp Ativo (299 pontos)
Mais nesse caso é um over profissional, o gasto com Nitrogênio não compensa de maneira alguma a não ser para competições.

Para um usuário comum que procura desempenho ( principalmente para jogos) valhe bem mais a pena investir em um processador com turbo boost.


E por curiosidade que processador vc utilizou?

Gosto de fazer Over no I5 750 por ter uma faixa de over muito boa.

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+7 votos
3 respostas
0 votos
1 resposta
+1 voto
2 respostas
+3 votos
4 respostas
perguntado 2 anos atrás em Hardware e gadgets por Zanotti Avançado (2,651 pontos)
+4 votos
2 respostas
perguntado 2 anos atrás em Hardware e gadgets por Rekztem PhD (21,779 pontos)