Qual a vantagem de um processador mais rápido?

+9 votos
No link abaixo vemos uma medição (que eu não entendo bem)
http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Sempron+2600%2B

Considerando que o sempron tem um indice de 406 e o phenom 6.046, quais as vantagens?

Windows vai ter um boot mais rápido? Os programas abrirão mais rápido? Quanto mais rápido?
perguntado 3 anos atrás em Hardware e gadgets por anônimo

11 Respostas

+5 votos
Vamos a uma pequena aula de como funciona um computador.
Existem 3 componentes básicos: memória RAM, processador e HD. Imagine que o HD é um parque aonde você possa estacionar um carro, a memória RAM é o espaço aonde você pode manobrar o carro e o processador é o manobrista (o "valet"). As tecnologias de HD (Sata e SSD) são os tipos de pista que o estacionamento (HD) tem, sendo a primeira uma pista com mais atrito (logo, mais lenta) e a segunda uma pista com menos atrito (logo, mais rápida). O mesmo vale para memórias; DDR3 é a pista mais rápida, DDR2 a média, DDR a mais lenta. Quanto aos processadores: a velocidade do processador equivale ao tempo em que o manobrista leva para tirar um carro do estacionamento, manobra-lo e coloca-lo de volta. Quando aos multi-core, cada core equivale à um manobrista.
Dito isso, vamos a sua pergunta especificamente: o processador NÃO É TUDO EM UM COMPUTADOR, existem diversos outros fatores que alteram na velocidade do computador. Porém, o processador é usado em TODA E QUALQUER ação que exija processamento: desde um click do mouse a renderização de um vídeo. Um processador rápido e com vários núcleos trará sim uma grande mudança na performance da sua máquina. O que o Capati disse em sua resposta está em parte errado.
A parte certa que ele disse é: não adianta você comprar um processador top de linha para abrir o Orkut e messenger. É jogar dinheiro fora, e se você realmente quiser isso, eu te passo a minha conta bancária.
Processador bom equivale sim a um computador rápido, tanto para abrir programas tanto quanto para executa-los. Porém, 90% dos usuários não necessitam de um processador acima de um Core2Duo 2.6Mhz. Processador com 4 núcleos ou superiores ou com um clock acima de 3.2Mhz é recomendado para Gamers e para alguém que tente rodar algo muito pesado, motivo: preço. Se você tiver muita grana pra gastar com um computador, vá em frente, compre tudo do bom e do melhor, mas se você quer um computador barato, bom e que atenda as necessidades de um usuário comum, eu aconselho a você a seguinte configuração:
-Core2Duo 2.6Mhz
-3GB de RAM
-HD Sata2 250GB
Um usuário comum (aquele que usa o PC para escrever textos e navega na internet) não vai precisar mais do que isso. Se você é um gamer (não, jogos de orkut não contam como jogos de verdade), então você vai precisar de uma placa de vídeo e talvez um processador mais forte.
Resumindo e respondendo sua pergunta: a vantagem de um processador mais rápido é: programas abrindo mais rápido e sendo executados mais rápidos; boot do sistema mais rápido. E "só" (como se tivesse muito mais coisa para ser feita em um computador).
respondida 3 anos atrás por lipinho Avançado (3,812 pontos)
O processador ajuda sim em parte melhorar o boot e carregar os programas, mas digo novamente, quem comanda esse tipo de tarefa é a unidade de armazenamento (HD ou SSD) não o processador.

Veja um teste comparando um HD e um SSD:

http://www.youtube.com/watch?v=pJMGAdpCLVg

Não há nada de errado em minha resposta.
É claro que ajuda, afinal, SSD tem um tempo de acesso aos dados armazenados nele muito maior. Mas me diz, quem acessa esses dados? Sim, o processador... Tudo depende dele, enquanto outras periféricos (como memória ram e hd) ajudam, mas não são principais.
Claro, é o processador. Mas quem faz o trabalho "pesado" que é de ler/gravar no caso carregar, é o HD, independente do processador. Não é necessário muito processamento para extrair um arquivo pesado ou carregar a fase de um jogo por exemplo.

Pegue um computador com um processador a 2.4 Ghz, com essa mesma configuração faça um RAID0 e você verá uma grande melhora no boot e na abertura de programas. Mas em vez disso faça um overclock extremo no mesmo processador (4Ghz), o boot e os programas serão carregados mais rapidamente? Creio que não, nada que seja notável, mas terei desempenho nos programas, isso será notável, mas não na melhoria no tempo de sua abertura. Por isso que citei os SSD, eles sim fazem a diferença.
Você acha que o boot é o que meu amigo? Um simples "tirar dados do HD"? O Windows é feito de programas e serviços, diversos deles. O boot consiste em iniciar os programas e serviços mínimos para o funcionamento do computador, por isso, um bom processador faz sim a diferença. Se não fizesse, então todas as maquinas com um mesmo HD iriam levar exatamente o mesmo tempo de boot, o que não é verdade. Como eu disse, SSD melhora sim a velocidade geral da maquina, mas não adianta um SSD numa maquina com um Celeron 800MHz. O processo de tirar dados do HD é um processo que leva tempo, porém leva muito menos tempo do que o de processar as informações do programa, uma vez que 90% desses cálculos NÃO É FEITO NO HD, mas na memória RAM. Vai por mim camarada, eu sei o que eu digo. E só para constar, você não está errado, um SDD melhora sim a velocidade do computador, mas ele com certeza não é o principal fator, nem na hora do boot, nem no carregamento dos programas. E por carregamento eu digo: desde a hora que você clica duas vezes no programa até a janela dele aberta na minha frente, pois isso é a "abertura" dos programas.
Não é bem isso o que eu quis dizer cara, em nenhum momento falei que o processo de boot é apenas tirar dados do HD, pois não entrei em detalhes sobre isso ou que todas as máquinas com o mesmo HD teriam o mesmo tempo de boot. A sua comparação de usar um SSD com um processador Celeron 800mhz é um tanto que exagerado, é o mesmo que colocar um motor de fusca em uma Ferrari. Estou levando em consideração onde todo o conjunto (PC) funciona em "harmonia".

O que eu apenas estou querendo passar é o seguinte, hoje eu tenho uma máquina com um disco rígido comum (SATA II 7200RPM) e amanhã com a mesma configuração faço um RAID0 ou coloco um HD de alta rotação, eu terei melhora, e depois de amanhã coloco um SSD terei ganho melhor ainda. Ou seja, continuo com o mesmo processador. Quando falo "ganho” ou "melhora", é sobre o tempo de carregamento seja do boot ou da abertura dos programas. É claro, esse processo não só depende do HD, o processador faz parte desse processo, mas que o HD realmente faz a diferença faz, e o lado técnico desse processo você já conhece.

Os programas em execução ficam sim armazenados na RAM onde muitos cálculos são realizados, pois essa é a tarefa da RAM, já que o HD demora muito para fazer esses cálculos, é ai que a RAM faz o trabalho dela que é quando o tal programa está sendo executado, não estou falando de abrir um simples blocos de notas não amigo, um programa antes de ser armazenado na RAM ele fica localizado no HD, se é um programa pesado que carrega muitos arquivos, quem que faz o serviço? Mas independente de ser um programa leve ou não é o HD que "acha e carrega os arquivos" e então o programa é executado na RAM. O processador em conjunto com o sistema operacional é o que envia e recebe os comandos desse processo, ou seja, ele processa tudo isso, mas não quer dizer que o processador faz toda essa diferença na hora de executar um programa, sendo que é o conjunto como tudo que faz a diferença, incluindo HD que pode dar o boost nesse processo.

A pergunta do nosso amigo não é sobre HD, mas apenas citei sobre isso e segui com o assunto. Mas se ainda não fui claro para você, infelizmente não há mais nada que posso esclarecer. Em nenhum momento também falei que você está errado, creio que aqui está tendo apenas um equivoco de entendimento.
Eu também não disse que o HD não faz seu trabalho. Muito pelo contrario, disse que a maquina toda influi no carregamento de programas, tempo de boot e etc, e concordo com você, tudo funciona em plena harmonia. Tudo o que eu disse, e volto a dizer, é: quem faz todo o trabalho pesado, é o processador, HD e RAM ajudam apenas, e não são os personagens principais da história.

Se eu tiver um computador com SSD e um Core2Duo, e futuramente trocar o Core2Duo por um i7, por exemplo. Não vou ter ganhos na performance, mantendo o mesmo HD?

E outra, HD não "acha" nada, quem "pesquisa" o HD é o processador, e quando acha o que procura, joga na RAM. HD serve SIMPLESMENTE para armazenar os dados. O que muda de um SSD para um HDD é o quão rápido o processador pode tirar os dados do HD e coloca-los na RAM, imagine que a rotação/tecnologia (SSD, HDD, etc) é como um cano: ela que limita o quanto de agua pode sair, por mais forte que seja a bomba de agua, a quantidade de agua é limitada pela grossura do cano. O mesmo funciona ao contrário, um cano grosso com uma bomba fraca, também não adianta muita coisa. E como eu disse, o processo de tirar um dado do HD e coloca-lo na RAM é o que MENOS gasta tempo. O que gasta tempo de verdade são os cálculos feitos pelo processador.

Por isso, volto a dizer, SSD/HDD são apenas coadjuvantes, o principal na máquina é o processador.
Isso mesmo "acha" entre aspas, por isso que eu disse que o processador em conjunto com o sistema operacional faz tudo isso acontecer. Faça um teste, colocando lado a lado o Gerenciador de Tarefas do Windows para monitorar o processador e um que monitore o uso do HD.

Mande abrir um programa pesado e você verá o uso de ambos (HD e processador), o processador “pesquisa”, mas o HD continua sendo aquele que "acha" e "carrega" o programa para que seja armazenada na RAM. Por isso que o HD é sim importante, no caso a sua velocidade de leitura.

Ou seja, o processador envia "comandos" para que o HD faça o trabalho de carregar o programa e seus arquivos que será armazenado na RAM, é quando o mesmo é executado. Mais uma vez cito a importância dos HDs com alta rotação, trabalhando em RAID0 ou SSD para que esse processo de leitura seja mais rápido.

É claro que o processador tem a sua importância, não estou dizendo que não seja o principal, muito pelo contrário, mas que todos os componentes são principais para que haja o efeito esperado.

Por mais que a gente discute sobre o assunto, realmente é interessante a troca de informações. Quem estiver procurando sobre o assunto e passar por aqui, será uma boa fonte de informações. Só espero que o mesmo não se confunda e se perca com tudo isso.
Concordo com a parte sobre trocas de informações, é realmente importante que as pessoas vejam duas opiniões e tirem suas conclusões sobre elas.
Na verdade não vejo opiniões tão distintas, você diz que é o processador que é o mais principal e importante de tudo, em certo ponto sim, mas que os demais componentes são "apenas coadjuvantes"? Eu digo a mesma coisa, mas que os demais componentes também são sim importantes e não meros coadjuvantes.

Quer dizer que na hora de montar um computador só é preciso pensar e escolher o melhor processador, pois independente da RAM, placa mãe e HD que eu escolher, não fará tanta importância?

Cada componente tem seu “papel” principal, fazendo com que todo os componentes sejam importante, se um estiver faltando, nada irá funcionar. O que eu faço? Coloco aquilo que está faltando. Se um não atende o desejado, o que eu faço? Faço um upgrade. É assim que funciona.

Ganho na performance por sair de um Core2Duo para um i7 é claro que teremos de um lado, eu já até comentei sobre isso, mas por outro lado o novo i7 é claro vai "pesquisar", calcular mais rapidamente, todo o sistema operacional, seus serviços e programas instalados ficam armazenados no HD, mas a velocidade de leitura desse HD continua sendo a mesma. A diferença ao abrir um programa não será tão perceptível.

Então porque ter um i7? Como já foi discutido, vai depender do seu uso. Um usuário que trabalha com renderização de imagem 3D, ele com um Core2Duo verá uma "ENORME" diferença ao renderizar a mesma imagem usando um i7, pois irá usar TODO o potencial do processador, seu programa em execução também terá uma melhor performance.
Disse que tudo tem que estar em harmonia, mas que o processador é o principal. E hoje, o HD já não é mais necessário, uma vez que sistemas como Chromium podem facilmente torna-los obsoletos. De fato, todos os componentes são importantes, nunca disse que não eram, mas o "cérebro" é o processador. HD e RAM são apenas algo como seu tronco e seus membros: você precisa deles para viver, mas eles não são as principais, e se algum deles funcionar de forma inadequada, você pode continuar a viver tranqüilamente, mas se o cérebro falhar, ai ferro. (Eu sei, foi uma péssima comparação, mas acho que deu para entender...)
+4 votos
A vantagem de possuir um processador mais rápido vai depender do seu uso.  O que leva o boot e os programas abrirem mais rapidamente é o HD. Existe uma tecnologia de HD chamada SSD, é uma unidade de disco muito mais rápida que qualquer disco rígido comum.

Já possuir um processador bom significa ter performance/desempenho nos aplicativos em geral (não no seu carregamento) e pode ser o componente mais importante para tais tarefas. Um processador bem "potente" pode ser desperdício para um usuário final, enquanto para outros é essencial ou até mesmo obrigatório o seu uso.

Por exemplo, possuir um Core i7 só para jogos não é vantajoso, sendo que é possível adquirir um processador mais barato para tal tarefa, mas um Core i7 é perfeito para quem trabalha com vídeos, renderizações de imagens e até mesmo para estúdios (utilizando todo o potencial do processador).

Mas existe "entusiastas" que gostam de possuir o melhor processador do mercado, fazendo lá seus overclock extremos, mas ai já é outro história.

Ou seja, adquirir um processador vai depender do seu uso em geral, por exemplo, é possível adquirir um excelente processador para uso bem variado, que servirá tanto para jogos, programas e aplicações que necessitam de muito processamento. Já para outros compensa comprar um processador mais simples para tarefas mais comuns do dia a dia. Vale lembrar que o desempenho de um computador em geral vai depender de todo o seu conjunto.
respondida 3 anos atrás por Capati Geek (809 pontos)
Como eu disse abaixo, não concordo. Aconselho que os usuários leiam TANTO essa resposta quanto a resposta número #3 (minha, lipinho) e tirem suas conclusões baseadas nos dois pontos de vista, uma vez que são duas opiniões diferentes e fundamentadas, não tem como definir uma melhor resposta com uma certa % de certeza.
Concordo com Lipinho. Processador=aquele que processa TUDO que se passa no pc. A velocidade do mesmo é diretamente proporcional a capacidade de processamento de dados do processador.  No meu modo de ver é o hardware principal no pc.
+4 votos
Em primeiro lugar devemos observar que o AMD Sempron 2600+ é um processador de apenas 1 núcleo, já o Phenom II X6 é um processador com 6 núcleos. Daí a discrepância em relação aos testes de benchmark. Os resultados obtidos foram respectivamente 406 contra 6046. Nestes testes de benchmark os processadores são submetidos a vários testes e no final é mostrado uma numeração. Quanto maior a numeração, maior é o desempenho do processador em relação aos testes à que foi submetido.  A numeração apresentada é na verdade uma média dos resultados obtidos. Por um conclusão óbvia, um processador com 6 núcleos, é seis vezes mais rápido que um processador de apenas um núcleo. Mas então qual a vantagem do processador ser mais rápido? Na prática essa vantagem é claramente observada quando você utiliza o processador na execução de tarefas "pesadas", como por exemplo: compressão e descompressão de áudio e vídeo, compressão e descompressão de dados e operações que envolvem criptografia de arquivos.
respondida 3 anos atrás por GiGi Geek (722 pontos)
+2 votos
melhor desempenho para os aplicativos mais exigentes ou jogos mais pesados
respondida 3 anos atrás por Paul0 Geek (1,225 pontos)
+1 voto
Concordo com o Lipinho!Só acho que esqueceram de colocar na discussão que a placa-Mãe também é importante no conjunto velocidade(FSB)!Não adianta ter um HD rápido,uma memória e um processador super rápidos se a placa-mãe não se comunica com os mesmos numa velocidade compatível!
respondida 3 anos atrás por Luna Doutor (11,645 pontos)
+1 voto
o pc trabalha em conjunto - processador, memoria, hd, placa de video , se tiver apenas um processador potente não adiantara em quase nada .  da mesma maneira que não tera bom resultado com 4GB de memoria , placa de video de 1Gb  ou 2Gb e um sempron 2600+ ..
respondida 3 anos atrás por alexbotti Ativo (132 pontos)
+1 voto
Depende de sua configuração placa mãe, placa de video, hd, e até monitor... resumindo: a vantagem depende de seu conjunto e do limite de seu uso... ou seja pra quê vc vai usar a máquina! só ai verá vantagem...
respondida 3 anos atrás por Ademilson Mestre (7,272 pontos)
0 votos
VEJO QUE TODOS AQUI ENTENDEM DO ASSUNTO, ENTÃO, TENTAREI SER OBJETIVO. QUERO COMPRAR PARA USO DE PACOTE OFFICE E INTERNET UM NOTEBOOK COM CORE i5. EXISTE VANTANGEM PERCEPTÍVEL DE VELOCIDADE E DE PESO AO OPTAR POR UM SSD AO INVÉS DE UM HD???
respondida 3 anos atrás por anônimo
Certamente a SSD rende bem mais em desempenho do que um HD. a taxa de leitura de uma SSD é altíssima, agora tudo depende do conjunto de hardware, só SSD não faz milagres.
só para ser mais preciso, quando disse "de peso" quis dizer no peso da máquina (portabilidade) ... então, vale a pena pagar os R$ 500,00 em média que custaria fazer um upgrade de HD para SSD em uma máquina com Intel core i5?
entre um macbook pro com i5 de 2.3 com HD e um macbook air com i5 de 1.7 e SSD. O que é mais rápido ???
A meu ver o upgrade ainda não tem custo beneficio, SSD ainda estão a preço de ouro. E a diferença de desempenho na sua comparação não vai se dar só por causa de processador e HD, nesse caso que vc mencionou ai, o com a configuração do I5 2.3, vai ser melhor em algumas tarefas como conversão de video e etc, em quanto o com a SSD será melhor para transferências de arquivos e etc. O conjunto é que faz uma boa maquina, não um unico componente.
0 votos
a vantagem é que enquanto vc não colocar um software que mate o processador ou sistema operacional mais robusto, vc terá uma maquina razoavelmente rapida.
respondida 2 anos atrás por fmildemberger Ativo (80 pontos)
0 votos
Meu antigo processador era pentium dual core e agora comprei um core 2quad para edições de video, pq meus videos estavam travando.. minha duvida será que vou conseguir um bom desempenho na hora de editar? vou perceber alguma diferença?

Pc win 7 64bits
Memoria RAM 4Gb DDR3
Hd Sata 80Gb
Hd Sata2 250Gb e Hd Externo 250Gb
Placa de vídeo Geforce 8400gs 1Gb
respondida 2 anos atrás por anônimo
0 votos
Para quem quiser verificar o índice/pontuação do seu processador:

http://onthegogeek.blogspot.com.br/2012/07/o-seu-pc-e-bom-cpu-benchmarking.html

Muito util.
respondida 2 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas