Qual a melhor plataforma (Wordpress, Drupal, Magento, Joomla) de Sites que conhecem?

+8 votos
Então uso estas que citei acima, entretanto, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que acham a melhor opção entre estas, e até quem sabe uma sugestão de outra plataforma.
perguntado 3 anos atrás em Internet e serviços por Tobias Neuhaus Geek (1,335 pontos)

6 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
Bom, concordo com maioria das opiniões. Já usei o Blogger e julgo o mais fraco, não usaria novamente. Quanto ao Wordpress já usei bastante, inclusive é a plataforma do Guia do PC e do meu site TI no Map@, Gosto dela. Quanto ao Joomla, em dúvida é a mais usada, ao menos aqui em nosso pais. Para concluir o Drupal é o top de linha, todavia ainda é pouco usada em terras tupiniquims. Já usei todos estes é venho desenvolvendo com eles, salvo o Magento, já instalei e vi alguma coisa mas não levei adiante. O foco no Magento é E-Commerce.

Grato pela opinião dos colegas. Se alguém tiver uma sugestão de outra plataforma será bem vinda, instalada, testada e quem sabe usada. ;)


Segue artigo muito bem feito sobre CMS.

É impressionante a quantidade de artigos publicados ultimamente com esse tema, mas a grande maioria das análises comparativas entre os CMSs focam apenas em comparar especificações técnicas de cada software. A meu ver, apesar disso ser importante, não é o principal.
Neste artigo abordo de forma simples e objetiva o Drupal, Joomla e Wordpress a partir da ótica da aplicabilidade e requerimentos dos clientes e não pela simples comparação de especificações técnicas e veremos que a escolha pode ser bem mais simples do que a maioria das pessoas (técnicas e leigas) imaginam.

A questão não é: Qual o melhor CMS?

Drupal x Joomla x Wordpress, qual o melhor CMS? Acredito que não exista um campeão, um melhor, e sim o mais adequado para determinados requerimentos. Por exemplo: O melhor CMS para uma Loja Virtual padrão pode ser um e para uma Loja Virtual que necessita de extensas customizações pode ser outro, ou seja, a questão é: como saber qual o CMS mais adequado a cada necessidade.

Primeiramente vou dividir em quatro grupos de sites que representam mais de 90% das solicitações de projetos que tenho recebido e, em cada grupo, irei citar alguns requerimentos chaves que geralmente determinam a linha de corte para escolha do CMS.

Sites de:

Publicação de Conteúdo;
Institucionais de Empresas;
Loja Virtual;
Mercados Verticais.
1) Sites para Publicação de Conteúdo

Se o requerimento é um site apenas para publicar conteúdo como informações e notícias ou um blog, e a facilidade de uso e de configuração é importante, não perca mais tempo lendo artigos comparativos por ai, o Wordpress é o mais indicado!

2) Sites Institucionais para Empresas

Quando estou fazendo o briefing junto aos meus clientes, dois pontos são praticamente uma unanimidade:

Site com forte apelo visual, com efeitos e recursos Web 2.0;
Alto nível de personalização e aderência a identidade visual do cliente.
Se algum desses dois pontos são importante para o seu projeto, é muito provável que o Joomla seja o CMS mais indicado. Você poderá constatar isso facilmente comparando a parte visual dos sites desenvolvidos em Joomla com os Drupal e verá que neste aspecto o Joomla está muito a frente do Drupal, não somente nos recursos visuais como também na facilidade de personalização o que implica também em custos e prazos menores para os sites desenvolvidos com o Joomla. Leia também: Como escolher templates Joomla

3) Loja virtual

Lojas virtuais para o Joomla, destacam-se três boas opções de e-commerce, o popular Virtuemart e as integrações com o osCommerce (um dos e-commerce open source mais utilizados no Brasil) e o promissor Magento. Para o Drupal existe o Ubercart que apesar de promissor, ainda carece de uma base sólida de instalações, principalmente no Brasil (após uma quase exaustiva procura encontrei apenas duas lojas).

E-commerce envolve processos críticos de negócios e acredito não haver muito espaço para riscos e pioneirismos. (ainda bem que existem pessoas que pensam diferente e são elas as principais responsáveis pelas inovações). Atualmente o Virtuemart e o osCommerce tem sido a opção de meus clientes, mas vejo o Magento e o Ubercart como muito promissores e acredito que devam brevemente (por volta de 1 ano) "roubar" o lugar nas preferências.

4) Mercados Verticais

Se o seu site é para imobiliárias, loja de carros, portais de cidades, pousadas e hotéis, restaurantes, escola/e-learn, comunidades, classificados, eventos e a muitos outros segmentos recomendo dar uma olhada no diretório de extensões para Joomla, existem centenas de opções sendo várias no mesmo segmento. Muitas delas, apesar de serem open source, não são gratuitas mas o preço tendem a ser bem acessíveis. Observo que tem vários pontos que devem ser analisados em cada extensão além dos recursos como a compatibilidade de versões, tradução, nível de aderência etc.

Já no diretório de extensões para Drupal, é inexpressivo as extensões para mercados verticais se comparado com as do Joomla.

Conclusões:

Pelo até aqui apresentado, na comparação Joomla x Drupal, pode-se ter a impressão que o Joomla é disparadamente o melhor CMS e não é bem assim, o Drupal também é um ótimo CMS e tem pontos bem fortes como possibilidade de n níveis de categorias de artigo, SEO, ACL- Access Control List (controle de permissões), multi-idiomas e outras características que são nativas (já vem com o Drupal, no Joomla é necessário a instalação de extensões para se ter essas características), além do poder de customizações devido a um código que é considerado por muitos, a sua característica mais forte (o Drupal é o CMS preferido entre os programadores e o Joomla dos designers e usuários finais).

Em suma:

Wordpress é o mais recomendado para sites com foco em publicação de conteúdo como site de notícias e blogs onde a facilidade de uso e de configuração seja determinante.

Acredito que o Drupal seja, hoje, o CMS recomendado quando não existir a necessidade de forte apelo visual, existir a necessidade de extensa customização/programação, quando há um bom orçamento e para projetos em que o prazo não seja apertado.

O Joomla tende a ser a melhor relação custo x benefício (atualmente) para a grande maioria dos requerimentos principalmente pelos recursos visuais, facilidade de personalização, e pela quantidade e qualidade de componentes e extensões disponíveis o que ocasionam em projetos com mais recursos, mais baratos e com menor prazo de implantação.

Como vimos, esta breve analise dos CMS a partir da ótica dos requerimentos e da aplicabilidade de cada projeto, é muito diferente do que a simples comparação de especificações técnicas e fornecem importantes subsídios para escolha do CMS mais adequado a cada necessidade.

Recomendo também a leitura do artigo: Como escolher um CMS Open Source
respondida 3 anos atrás por Tobias Neuhaus Geek (1,335 pontos)
Editado 3 anos atrás por Tobias Neuhaus
Estou ficando louco ou vc mesmo respondeu sua pergunta?
Esperava respostas melhores. Como não achei procurei mais e achei, para partilhar postei ela.
+1 voto
Bom dia Tobias.

Eu conheço bem o Joomla, Wordpress e o Blogger.
No blogger tem um blog que já tem mais de 2 anos (www.systemice.org) a plataforma é boa, grátis, porém não é muito profissional, visto que temos algumas dificuldades para achar layouts bacanas e widgets mais sofisticados.
O wordpress eu utilizo na minha empresa, onde criei uma intranet, a qualidade dos layouts e os widgets mais profissionais valem a pena demais. Em breve quando meu blog estiver dando um retorno garantido estarei migrando do Blogger para Wordpress.
Joomla, já fiz alguns sites utilizando essa ferramenta, é muito boa, com uma variedade bacana de componentes.

Mas para saber qual a melhor, você primeiro deve analisar qual o tipo de site, blog que irá fazer.

Um blog pessoal, coisa mais simples, utilize o Blogger, pois é grátis, você terá layouts bacanas e de fácil manutenção.
Um blog profissional, Wordpress, você terá layouts mais bem trabalhados, widgets mais profissas, porém terá que ter um servidor de hospedagens.
Site corporativo ou pessoal, use o joomla, pois é uma interface mais amigável com sites e não com blog. Layouts mais especifícos.

Espero ter ajudado.
Abraços.
respondida 3 anos atrás por juniomsilva Veterano (591 pontos)
0 votos
é isso ai companheiro fez a pergunta e respondeu vc mesmo é compartilhar conhecimento e ainda é a melhor resposta ...
respondida 3 anos atrás por Ademilson Mestre (7,242 pontos)
0 votos
Já testei Drupal, Wordpress e Joomla, e me adaptei/gostei mais do Wordpress. Mais como vovó já dizia... "Cada um, cada um".
respondida 2 anos atrás por anônimo
–1 voto
Bom dia Tobias.
Acho que as plataformas CMS ( Sistema Gerenciador de Conteúdo) como Wordpress e a Magento(Mais usados no Brasil) trazem mais subsídios(ferramentas), para montagem de sites e (blogs em sua maioria) estão muito a frente dos outros,boa opção para quem trabalha com MySQL.O Drupal ainda é pouco usada juntamente com Joomla .


Espero ter ajudado.
respondida 3 anos atrás por Luna Doutor (11,645 pontos)
Editado 3 anos atrás por Luna
–1 voto
Wordprees é o Blogger, são ferramentas com incriveis funções tanto para pessoas que ainda estão iniciando quanto para usuarios avançados, te hoje me surpreendo com estas plataformas.
respondida 3 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,018 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas