menu search
brightness_auto
more_vert
ola estou preocupado com o fato que dizem por ai que os processadores da AMD gastam muita luz e como pretendo usar 1 proc AMD de 8 nucleos + uma r9 280x  e ficara praticamente o dia todo ligado e em uso pela familia e por mim nas folgas e momentos em que estiver em casa pois temos o habito de jogar quase que um dia inteiro no pc  e uso pra tudo musica filme tv e download.
 então gostaria de saber de quem tem essa combinaçao 8 nucleos + uma r9 280x se notaram algum aumento na conta de luz devido:
 ao uso do processador 8 nucleos  da AMD------(tambem os que nao tem essa ou nenhuma placa de video responda me por favor)
ao uso do da Placa de video R9 280
gostaria que me digam o que notaram ao usar esses componentes e se notaram sim o quanto perceberam que aumentou na conta e no gasto de luz com base no tempo de uso pois dependendo do caso pensarei em investir em intel o que nao quero fazer no momento pois quero 8 nucleos de procesamentos .
obrigado desde ja pela paciencia e pela a ajuda com sua resposta.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

3 Respostas

more_vert
Primeiro, pesquise quantos watts é consumido por casa equipamento. Notará que a placa de vídeo gasta pelo menos o dobro que um processador intermediário/avançado.

Se comparar AMD X Intel em consumo, os AMD's gastam mais, em sua maioria, mas não chegam a 50%. Isso equivale a 20 ou 50 watts a mais.

Hoje, os processadores e placas de vídeos possuem controle de consumo quando são menos exigidos, ou seja, seu consumo cai para menos da metade quando ocioso ou em pouca utilização.

Devemos contar também, para economia, a qualidade da sua fonte de energia, ela é quem irá "economizar" energia por você. Uma fonte de energia com eficiência entre 60% e 70% gasta mais energia para alimentar o seu computador do que uma fonte de energia com maior eficiência, de 80% para cima por exemplo.
No primeiro caso, uma fonte de energia de 70% de eficiência, está gastando 30% da energia consumida para funcionar, ou seja, está jogando fora está energia, normalmente percebido como o calor liberado.

Então, eu aconselho que você procure uma fonte de energia com certificação 80 plus, são fontes testadas e "marcadas" com eficiência igual ou superior a 80%, e se quiser economizar mais, procure uma fonte que tenha uma margem de potência superior ao que você precise, ou seja, se meu conjunto gasta (teoricamente) 500w, utilize uma fonte de 700watts ou superior, isso não forçará seu funcionamento, ou seja, menos calor gerado, mais economia.

Se sua casa/apto possui ligação 220v, é aconselhável, pois a eficiência da fonte aumentará, pois em sua maioria esmagadora trabalha em 220v, ou seja, ela gastará energia transformando 127v em 220v para trabalhar.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
compreendi
então se eu utilizar uma fonte de 750 watts 80 plus ou melhor  de qualidade sendo que o necessário seria ter 600 -650 watts  terei economia por não estar a usar o pc no limite da fonte. pois haverá menos calor gerado.
    obrigado. sua informação me tirou boa parte  da duvida perguntada e muitas outras duvidas que tinha sobre fontes também.

MAS também gostaria  de mais respostas e opiniões  de todos que usam AMD  ou tenham  essas peças no seu pc pois quanto mais informação melhor pra todos.


Por Favor continuem a responder essa pergunta ainda  e desde já agradeço a Valter Leonardo por seu conhecimento compartilhado comigo e com todos através de site.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Comprei um FX8350 e minha conta de energia simplesmente dobrou.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...