Quais são os sistemas operacionais mais invadidos, quais são suas caracteristicas?

+5 votos
Quais são as caracteristicas dos sistemas operacionais mais invadidos, tanto por hackers, como por crackers? Existe alguma estatística? Este assunto está ligado a forense computacional, pois a mesma é usada para evitar, ou analisar um computador invadido, no caso, gostaria de saber qual é o SO mais invadido, mais vulnerável, os tipos de redes de computadores  mais utilizadas para a tal invasão.
perguntado 3 anos atrás em Segurança por luiz_si Novato (15 pontos)

6 Respostas

+4 votos
Olhe essa pergunta é meio relativa.
O So mais propenço a ataques são os da Plataforma Windows, tambem por ser o mais popular do Mercado.
Entre eles o mais falho é o menos atualizado ou seja o mais antigo, quanto mais o SO for antigo mais chances de ataques ele sofre( isso ocorre com qualquer software).

Mais isso não quer dizer que o Windows mais recente não possua falhas, principalmente se ele não for atualizado frequentemente com as Updates mais recentes. Mais por ser recente a Microsoft esta de olho nele diariamente.

E saiba de uma coisa a principal segurança quem faz é o usuario e o bom senso.
Não existe SO perfeito.
respondida 3 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,019 pontos)
+1 voto
Em termos de vulnerabilidade o Windows é o que mais sofre ataques,por ser mais popular e por sempre ter alguém em busca de falhas nele.
Isso não quer dizer,que o "Windows" é um sistema que não devemos utilizar,pelo contrário,não existe no mercado só ele, e sim outros,que são os seus concorrentes,é como disse,ele é o MAIS POPULAR.

O Linux é um ótimo sistema,para você que quer fugir um pouco do windows.
respondida 2 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,725 pontos)
0 votos
o windows pois é o mais usado no mundo!!!
respondida 3 anos atrás por Ademilson Mestre (7,272 pontos)
0 votos
A velha lenda de sempre, “windows tem mais vírus por que tem mais usuários”, não é assim porque, pra estragar o linux é preciso abrir o terminal e instalar ou digitar comandos maliciosos, que é claro ninguém vai fazer isso em sã conciência, além do mais pede senha e tudo, já no windows basta conectar a internet sem antivírus (fud**).
respondida 2 anos atrás por anônimo
Editado 2 anos atrás por Maurício Rodrigues
Era lenda quando não existia o Android, o Android veio para mostrar que sim, vírus é igual a quantidade de usuários, o Linux em desktop é uma fatia irrelevante do mercado, em quanto o Windows é 99% das pessoas que usam computadores. E nem venha com o papo mais Linux esta presente em mais servidores, sim mais é bem mais fácil infectar um usuários comum e muitas maquinas por ai com brechas de segurança do que um servidor de uma empresa que investe em tecnologia.

Quem te disse que Linux tem menos vírus porque tem que passar comandos? Linux também possui arquivos executáveis e muito  mais do que Windows. Já que tem diversos formatados como Tar. rpm. dentre muitos outros. Linux é mais seguro porque as pessoas o tornaram propicio a isso, o ponha em uma situação que ele seja visado e as falhas aparecerão, não existe sistema perfeito, e uma pessoa que pensa assim não tem credito algum.
Até porque eu disse que pra instala um programa isso inclui executar, você precisa digitar a senha Maurício, qualquer aplicativo que abrir no linux e não pedir senha, o máximo que estraga são umas fotos de 15 anos e uns vídeos pornô, manda pra mim um vírus pra linux, vou dar um clique duplo nele, vamos ver o que acontece, e você não sabe nada de linux pois dizer que tar e rpm podem trazer o mau... simplesmente não tem nada a ver, é como falar motos numa discussão sobre caminhões, ninguém manda vírus porque quer acabar com o mundo, sim pra prejudicar ao menos uma pessoa que seja, e se já existisse um jeito de distruir um linux com um arquivo rpm (que o ubuntu nem lê sem instalar unas coisas complementares) eu já saberia disso meu filho, tenta entender, o usuário linux só mexe na pasta /home/usuario, o resto do sistema é blindado, sabe nada de linux, é esse tipo de pessoa que eu quero longe de mim!
Realmente vc usa Linux (e diz que sabe) no seu pede senha um arquivo executável por que você manteve assim, nem todas pessoas tem paciência em manter a conta de usuário com senha ativa filho, dai qualquer arquivo que vc execute não pede senha alguma, desde ja na instalação do ubuntu não é obrigatório a inserção da senha, para vc um usuário Linux deveria saber muito bem disso.
Fã boys Mac também falavam isso e tiveram mais de 600 mil maquinas infectadas, no Mac também é obrigatório inserir senha na hora de instalar qualquer coisa, e mesmo assim vírus burlaram esta brecha, se Linux não tivesse brechas não tinham updates de correções e contra falhas meu filho. Sistema blindado? Vc acredita em chapelzinho vermelho também? Quanto ao Tar e rpm, foram exemplos, na próxima posto mais de vagar para a sua compreensão ;)

Eu não abrir minha boca para falar que Windows é mais seguro, eu afirmei que não existe sistema imune, só lamento se vc vive no mundo que Linux é utopia.

O ubuntu por exemplo é tão perfeito que simplesmente realizando umas mudanças visuais com seus próprios aplicativos deixam o sistema cheio de bugs e erros, e falo do Compiz e mudanças de temas nada complexo.

E seria "umas coisas complementares"
É, parece que você sabe o que está falando, então velhinho não vamos nos apunhalar atoa, tem toda razão no que diz, poxa vida se eu soubesse que o windows era bom assim... já tinha comprado! sendo assim não quero correr riscos e vou no meu próximo salário comprar um windows 7 ultimate e o kaspersky ou o norton, qual você me recomendaria?
Dispenso a Ironia.
Cada qual usa o que lhe agrada e satisfaz suas necessidades.

Agora uma coisa é certa 90% dos usuários Linux tem tendencia a atacar usuários Windows. Não sei porque ^^

Uma coisa é certa eu admiro bastante usuários Linux pois não tem medo de aprender, agora eu não mudo por diversas razões, uma delas é meus programas de edição de áudio, que não a nada semelhante no Linux (é uma pena).
Eu não fui irônico, realmente espero uma resposta, quero mudar, e só falei a verdade, windows é mais vulnerável por questões de plataforma e não por causa de número de usuários, e por ultimo usuários de linux não exatamente atacam usuários windows, acontece que irrita o fato de que todos que conhecemos usam windows e não sabem fazer nada, ficam pedindo pra gente resolver tudo, por isso quando vemos pessoas falando que windows é muito melhor, sendo que nem elas sabem fazer nada além de facebook e jogo. e por fim já testei sony acid pro a algum tempo e rodou bem no wine, boa noite velhinho.
Pessoal, qualquer coisa importante que vai ser instalada no Linux tem de ser via pacote .rpm, ou tar.gz ou .deb ou relacionado e qualquer um desses pacotes exige uma conta "root" ativa.
Nunca pode ser feito através de uma conta de usuário comum.
Para se logar como root, ou seja, superusuário, primeiro de tudo, você deve digitar a sua senha, que é criptografada em alto grau.
Como um vírus vai conseguir isso? Brute force?
Ja tentei via Wini, não obtive a qualidade necessária para gravação de comercialização.

Nos citados o melhor AV é o Kaspersky, mais eu prefiro testar o máximo que eu poder nos testes de avaliação 30 dias e ver o que se comporta melhor para meu dia a dia.

Também é possível ficar sem AV e usar apenas um anti malware é possível para quem não tem dedo nervo e sai clicando em tudo que vê pela web.
BMWBSP, é uma tarefa difícil, mais existe vírus para Linux também com tal capacidade raros mais existe, a chance de vc se bater com um deles é quase nula, mais existe. O Mac também precisa de uma super conta e isso não o impede de pegar vírus, só é necessário ter um crack bem empolgado para programar ^^
Que bela discussão, vejam bem, eu nunca usei mac, até porque não tenho M$ pra isso, mas pagar 4 mil num mac bom, que na verdade é um unix melhorado e com suporte, com preço de 2 pcs equivalentes com windows 7, um pc proporcional ao mac sai por 1.300 (sem licença do windows), então pessoal não tenham raiva do linux e sim do mac, talvez por isso o mac tá perdendo a blindagem as pessoas tomam raiva de um produto enganoso e querem acabar com ele, e mais uma vez, claro que não tem perfeito mas linux é mais seguro que windows hoje, e talvez sempre porque realmente eles falam línguas distintas, lá trás no começo a microsoft escolheu a plataforma errada só isso, mas quem poderia prever?
Sem duvidas o Linux é de longe mais seguro concordo plenamente, só não é perfeito, nenhum SO é. Agora quanto ao Mac realmente eu não vejo isso tudo, o preço é abusivo para pouco hardware, vc monta uma maquina ate 3 vezes melhor em hardware pelo preço que vc paga em um Mac, luxo desnecessário.  o sistema Mac é barato, mais os programas e o hardware fornecido pela apple que não tem nada de especial são uma facada nos rins.
http://goo.gl/6QR3z

Não sei se o link que postei acima foi aceito, mas é o link dá página vou compartilhar por aí, não para que as pessoas comentem, mas para verem que o Mac se ferrou... brincadeira, é que foi o melhor arranca rabo que já participei na internet.
Falou, Maurício e BMWBSP, até um próximo empasse.
É sempre bom quando a um debate sem ofensas, e onde cada um passa suas ideias \o.
A Apple vive processando todo mundo, Microsoft, Samsung, IBM etc e tal. Só que perde todas e tá nem aí para as derrotas, pois considera-as como propaganda. Ela quer ficar sozínha no mundo da informática com o seu Unix BSD copiado. Imaginem só, se ela conseguisse mesmo ficar só, a quanto não iriam o seus hard e software, que já custam bem o dobro do que custa um PC normal.
0 votos
O S.O. que sofre maior ataque é o Windows, por ser o sistema mais popular.

Estatísticas de usuários:
Segundo a consultoria IDC, 70% dos computadores comprados no mercado formal e informal no primeiro trimestre de 2010 no Brasil tinham Windows instalado. Em segundo, aparece o Linux, com 22%. “Pequenos fabricantes têm dificuldade de competir com os grandes e oferecem máquinas com Linux. Mas a maioria dos compradores instala o Windows pirata”, diz Luciano Crippa, analista de mercado da IDC.

A fatia do Mac OS é minúscula, de 1,5% nas contas do IDC, mas ganha fôlego. A Apple se beneficia do chamado efeito iPhone. São novatos na plataforma que usam o smartphone e buscam uma nova experiência no computador.
respondida 2 anos atrás por Zanotti Avançado (2,654 pontos)
0 votos
Os mais invadidos são windows desatualizados!
E  porque ele também e o mais usado.
E o mais facil de hackear.
respondida 2 anos atrás por Patrick Santos Avançado (1,863 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+4 votos
4 respostas
+9 votos
5 respostas
perguntado 3 anos atrás em Windows por saka97 Geek (1,470 pontos)
+14 votos
5 respostas
+5 votos
7 respostas
0 votos
1 resposta