Como medir a velocidade da Internet?

+10 votos
Como um usuário pode saber se está sendo enganado pela prestadora de serviços de conexão à Internet? Existem meios para medir a velocidade de uma conexão?
perguntado 3 anos atrás em Internet e serviços por Guia do PC Geek (1,034 pontos)

10 Respostas

+6 votos
 
Melhor resposta
Não acredito que o melhor jeito de descobrir se você está sendo enganado é usando velocímetros, por mas que eles funcionem legal, acho que o melhor jeito é vendo as taxas de download e upload.

Caso você queira optar pelos velocímetros, aqui vai dois dos melhores velocímetros que eu conheço:

- Copel Speedtest: http://speedtest.copel.net/speedtest.swf

- RJNET: http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

Qual o problema nos velocímetros: uma vez que o servidor onde o velocímetro baixa os arquivos para teste pode estar longe de você, o teste pode sair com resultados errados. Sem falar que a velocidade da internet não depende só do seu provedor, e sim do servidor que você está acessando, das condições climáticas (caso seja via Rádio ou Satélite), etc etc.

O que você pode tentar fazer é baixar um arquivo qualquer, e quando a internet estabilizar (depois que a velocidade do download parar de ocilar), verifique a velocidade média: a velocidade tem que estar, na média, em uma velocidade igual a Velocidade Contratada / (divididos por) 8. Por exemplo, se sua internet é de 10MB, você tem que baixar arquivos a uma velocidade de, em média, 1,1 a 1,25MB/s. Caso sua internet seja de 2MB, você tem que baixar a uma velocidade de 200 a 250 Kb/s. Basta efetuar o cálculo. Lembre-se: não tente baixar APENAS um arquivo e efetuar os cálculos. Baixe diversos arquivos (de preferência de sites como Google ou Microsoft, que possuem um bom servidor) para se certificar que não tem nada errado com sua internet.

Como eu disse acima, na teoria, você é sempre "enganado" pelo provedor, uma vez que você contrata velocidade de 10MegaBITS e recebe apenas 1MegaBYTE de download. Sua velocidade de upload, geralmente, é cerca de 10x MENOR que a velocidade de download.

A propósito, se o seu provedor é a NET, então amigo, só lamento, você ESTÁ sendo enganado. A NET oferece os pacotes de 10MB para um quadro inteiro, isso é, oferece uma linha de cerca de 50MB para dividir com um quadro (rua) inteiro, que pode ter desde 5 computadores até 10 ligados, caindo drasticamente sua velocidade caso todos estejam ligados. A NET tem problemas também em horários de pico, onde a velocidade de todos os seus assinantes caem em cerca de 25 ~ 75%. Se você está na região sudeste ou acima, só lamento, não acredito que a Speed (ou outra operadora) seja muito melhor. Se você está no paraná, não sei o que faz com a NET e não mudou para GVT ainda.
respondida 3 anos atrás por lipinho Avançado (3,812 pontos)
+4 votos
Existem sim, eu particurlamente uso sites como o www.rjnet.com.br/1velocimetro.php.
respondida 3 anos atrás por Fellipe Sales Avançado (2,501 pontos)
+3 votos
Eu uso o speedtest.net
respondida 3 anos atrás por GustavoEstrela Avançado (1,678 pontos)
+3 votos
Minha Conexao

http://www.minhaconexao.com.br/velocimetro_simples.php

Exemplo da minha conexao:

Teste de Velocidade da Internet

Sua velocidade de download é: 4.55 Mbps
Isto significa que você pode fazer downloads a 582.56 KB/sec
respondida 3 anos atrás por Paul0 Geek (1,225 pontos)
+1 voto
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
respondida 3 anos atrás por Ademilson Mestre (7,272 pontos)
0 votos
respondida 2 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,725 pontos)
0 votos
contratei hoje a net de 10 Mb de velocidade da CTBc e a minina tá voando baixo, conferi aqui no site: http://www.speedtest.net/mini.php
respondida 1 ano atrás por anônimo
A métodos mais técnicos e claro consistentes, simplesmente faça um download como daqui http://fisica.ufpr.br/kurumin/ se possível usando gerenciador de download, assim usa toda banda larga. Depois vc pega o valor contratado EX: 10MB e divide por 8 o resultado tem que ser o valor da sua taxa de download.
Caso não esteja batendo vc pega o valor da sua taxa de download e multiplica por 8, assim vc sabe quanto realmente esta recebendo.

Testes como os citados acima são muito influenciados por servidores bem próximos já que eles buscam um com ping mais baixo possível.
0 votos
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php este site esta mais completo por enquanto
respondida 1 ano atrás por aniel lopes Ativo (50 pontos)
0 votos
What an excellent <a href="http://spmspylm.com">thuoght</a>-provoking and inspiring list of web sites. And how overwhelming it can be if you start looking through the web sites that are mentioned. And then get off on other web sites that are listed on those web sites.Well, I guess I'll start out by looking at one or two (of the ones I don't know yet) a day.Thanks for posting this.
respondida 1 ano atrás por anônimo
0 votos
A melhor maienra de evitar o paradoxo da escolha do Alto Escolhedor e9 a do politf3logo Patrick Lourpidon, : "Sur cette plane8te se trouvent deux types d'habitants : les 'monarques' qui ont une couronne et les 'larbins' qui sont d'anciens 'monarques' qui ont perdu leur couronne au sport national du 'pique-couronne'. Les larbins servent les monarques".Permito-me sublinhar, com todo o respeito, a vantagem de se ter o cre2nio em forma de rosca, para melhor fixae7e3o da gaiola, como na se9tima imagem. Julgo que Pedro Arroja ne3o deixare1 de ficar entusiasmado com a ideia. http://wwcvkxpz.com [url=http://fktrfhijfp.com]fktrfhijfp[/url] [link=http://eetohhtn.com]eetohhtn[/link]
respondida 1 ano atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+4 votos
23 respostas
+6 votos
6 respostas
+5 votos
9 respostas
+11 votos
10 respostas