menu search
brightness_auto
more_vert
entao pessoal eu gostaria de saber o que e exatamente um VPN e como se faz..
grato
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

2 Respostas

more_vert
A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.

A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.

Outro serviço oferecido pelas VPNs é a conexão entre corporações (Extranets) através da Internet, além de possibilitar conexões dial-up criptografadas que podem ser muito úteis para usuários móveis ou remotos, bem como filiais distantes de uma empresa.

Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos. Outro fator que simplifica a operacionalização da WAN é que a conexão LAN-Internet-LAN fica parcialmente a cargo dos provedores de acesso.

no usual voce pode por exemplo de um jogo o CS. voce que jogar com alguns amigos como se estivessem em uma lan house, mas cada um ta na sua casa ai vc pode instalar nos pc os programas que fazem essa comunicação tipo rede virtual via vpn como o nome diz e um rede virtual privada como por exemplo o Hotspot Shield
thumb_up_off_alt 3 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
No Link abaixo descreve o que é uma VPN.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Private_Network

Agora implementa-la depende de que plataforma que quer usar, pois recentemente comprei modens TP Link que tem essa função, não cheguei a testar.

Windows server 2003/2008 fazem. Existem vários tutoriais de como fazer com outras distribuições Linux tb.

Abraço.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...