menu search
brightness_auto
more_vert
oi tenho uma fonte atx 24 pinos generica e ela quando esta no pc ela liga mas o pc nao inicializa tirei ela fora fiz um jumpper no verde com o preto e testei todas as tensoes que estao corretas mas no micro ela nao funciona e eu coloquei outra fonte no micro e ele funcionou normal como e possivel a fonte estar com as tensoes corretas a nao funcionar
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

5 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
olha não dizendo que é o seu caso mas hoje vejo pessoas dizendo que é técnico de informática e os cara nao tem a mínima noçao de eletronica. acho que o curso de eletrônica teria que ser obrigatorio e o minimo para quem deseja se entitular tec. de informática, mas voltando ao assunto vou te explicar porque que nao funciona no pc e no teste do multimetro a fonte dá as tensoes normais em cada saida. a fonte quando esta fora do pc ela esta sem carga, quer dizer esta mandando energia pra nada, ai é muito facil pra ela funcionar fazendo assim com que te engane no teste, entao como fazer para testar a fonte com carga? bom existem 2 formas a primeira é voce testar ela no proprio micro e ligado mesmo sem ele inicializar todas as saidas da fonte vao estar mandando a voltagem real da fonte no momento, mas este teste é um pouco melindroso pois se vc vacilar e fechar um curto ou encostar o contato do multiteste em um lugar errado ai ja viu ne enfumaça tudo, se voce confia na sua capacidade de um cirurgiao gelado teste dessa maneira, mas se voce é mais cauteloso retire a fonte do seu pc ligue ela fazendo um jumpper no fio verde com um preto e tenha em maos um resistor de 10 ohms x 10 watts ai oque voce faz, por exemplo se voce for testar a saida de 12 volts que é um fio preto com o amarelo voce deve fechar curto usando este resitor e testar a fonte com o resistor em paralelo com as pontas do multi teste ai vc ira fazer com que a saida de 12 volts esteja trabalhando com carga fazendo com que assim o teste de um resultado mais exato. repita isso em todas as saidas e voce vera o resultado. Além desse teste, o ideal é usar um osciloscópio para verificar se há ripple (flutuação) na saída da fonte. As saídas deverão ser totalmente contínuas, não possuindo qualquer flutuação. Se você detectar alguma flutuação com o osciloscópio, a fonte está ruim, devendo ser descartada. mas como a maioria das pessoas nao tem um ociloscópio sempre ao alcance fica mais dificil o diagnostico exato mas so o primeiro teste na sua grande maioria da o resultado correto. agora se voce fizer o teste e a tensao ficar variando muito entre 10 volts e 12 vots ai tambem é problema. recomendo usar multimetro digital para esse teste pois o analogico nao mede tensoes negativas. veja o valor dado no seu teste e compare com essa tabela
Tensão Nominal            Fio            Tensão mínima        Tensão máxima
+5 V                               Vermelho          4,75 V                 5,25 V
-5 V                                Branco             -4,75 V                -5,25 V
+12 V                     Amarelo                      11,4 V                 12,6 V
-12 V                           Azul                      -11,4 V                 -12,6 V
+3,3 V                        Laranja                   3,135 V                  3,465 V

espero ter ajudado e postes o resultado
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
isso nao é uma resposta isso é uma aula vou comprar tal resistor e posto assim que possivel
more_vert
Realmente, cusrso de eletrônica deve ser obrigatório, porem muitos fazem um cursinho ridículo de manutenção de micros abre uma lan house e diz que é tecnico, e o pior.... qualquer problema que acham nas maquinas de clientes já querem formatar ou trocar a placa mae....

pacaba

abraço
more_vert
"uma fonte atx 24 pinos generica" talvez seja este o problema.

 As fontes genéricas sempre estampam potências irreais em suas etiquetas. Pode ser q ela não tenha capacidade para alimentar esse PC. Neste caso, pode ocorrer:

- Funcionamento instável do micro. Com reboots aleátorios , travamentos e erros diversos q podem ser confundidos com outros defeitos. É muito comum tb nas genéricas , se vc exigir dela a partir de uma certa carga, as tensões ficarem oscilando. Isso causa danos a médio-longo prazo em tudo q estiver ligado nela. Incluindo os famosos capacitores estufados/estourados na placa mãe e outras placas.

- O micro liga, pisca os leds, pisca os coolers e tudo desliga. No caso a proteção contra sobrecarga atuou e desligou a fonte. mas não confie na proteção das genéricas. Já vi um cabo de alimentação de floppy disk q derreteu devido a um curto e a suposta proteção não atuou. Se é q tinha proteção, algumas nem tem.

Fonte genéricas baratinhas são um perigo para o micro. O maior deles é ela entrar em curto e levar o resto do micro junto com ela pra cova. Elas normalmente usam projetos antigos, mal elaborados e com componentes de baixa qualidade. Pode até ser q tudo funcione bem na hora mas, alguns meses depois o resultado pode ser catastrófico.

Outro problema: As fontes antigas e de projeto antigo priorizam a linha de 5V. Atualmente a linha de 12V é a mais exigida. Uma placa nova pode não funcionar com uma fonte antiga devido a isso. E placas mãe q exigem o conector auxiliar de 12v ( o de 4 pinos com dois fios pretos + 2 fios amarelos) podem não funcionar sem esse conector. Isso tb é comum de ocorrer.

E testes com a fonte sem carga não são conclusivos. Sem falar q ligar apenas nada significa. Ela pode ligar e estar sem a linha de 12V , por exemplo. Já vi casos de fontes q ao ligar um simples resistor como carga para drenar 1-2 A a tensão de 12v caiu pra 7,6v e coisas parecidas nas outras linhas.

Espero ter ajudado em alguma coisa :)
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
A  melhor maneira é vc utilizam voltímetros especializados, ou testar a fonte em outra maquina similar.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
muito bom o tutorial ..
o fio branco pra que serve..
algumas fontes nao tem ele..
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Ola bom partir de 2002algumas fontes deixarão de ter o fio cinza e começaram a ter o fio branco -5
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...