menu search
brightness_auto
more_vert
Caso não sejam, o que os difere?
thumb_up_off_alt 4 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

8 Respostas

more_vert
Boa noite Cara.
Ótima pergunta!
Vamos lá...Processador e chipset trabalham em conjunto,mas não são a mesma coisa.
Chipset: É o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.
Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.
O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o clock externo de seu processador possui um valor de barramento maior que o suportado pelo do Chipset, não seria possível aproveitar todo o potencial dele. As bem conhecidas placas de som e vídeo onboard, são circuitos de som e vídeo integrados no Chipset.
Nos primeiros PCs utilizavam-se vários chips para criar todos os circuitos necessários para fazer um computador funcionar e estes ficavam dispersos em diversos pontos da placa. A medida que a tecnologia foi avançando, os circuitos passaram a ser integrados em alguns poucos chips.
Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.

O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.
O Chipset é um dos principais componentes de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Portanto, um bom cuidado ao adquirir um computador é a escolha de placas-mãe com um Chipset adequado à sua necessidade para evitar futuros transtornos com relação ao desempenho.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1402-o-que-e-chipset-.htm#ixzz1XxgBkUBJ


Processador:É o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse. Dentro do mundo PC, tudo começou com o 8088, lançado pela Intel em 1979 e usado no primeiro PC, lançado pela IBM em 1981.

Depois veio o 286, lançado em 1982, e o 386, lançado em 1985. O 386 pode ser considerado o primeiro processador moderno, pois foi o primeiro a incluir o conjunto de instruções básico, usado até os dias de hoje. O 486, que ainda faz parte das lembranças de muita gente que comprou seu primeiro computador durante a década de 1990, foi lançado em 1989, mas ainda era comum encontrar micros com ele à venda até por volta de 1997. Depois entramos na era atual, inaugurada pelo Pentium, que foi lançado em 1993, mas demorou alguns anos para se popularizar e substituir os 486.

Em 1997 foi lançado o Pentium MMX, que deu um último fôlego à plataforma. Depois, em 1997, veio o Pentium II, que usava um encaixe diferente e por isso era incompatível com as placas-mãe antigas. A AMD soube aproveitar a oportunidade, desenvolvendo o K6-2, um chip com uma arquitetura similar ao Pentium II, mas que era compatível com as placas soquete 7 antigas. A partir daí as coisas passaram a acontecer mais rápido. Em 1999 foi lançado o Pentium III e em 2000 o Pentium 4, que trouxe uma arquitetura bem diferente dos chips anteriores, otimizada para permitir o lançamento de processadores que trabalham a freqüências mais altas. O último Pentium III trabalhava a 1.0 GHz, enquanto o Pentium 4 atingiu rapidamente os 2.0 GHz, depois 3 GHz e depois 3.5 GHz. O problema é que o Pentium 4 possuía um desempenho por ciclo de clock inferior a outros processadores, o que faz com que a alta freqüência de operação servisse simplesmente para equilibrar as coisas.

A primeira versão do Pentium 4 operava a 1.3 GHz e, mesmo assim, perdia para o Pentium III de 1.0 GHz em diversas aplicações. Quanto mais alta a freqüência do processador, mais ele esquenta e mais energia consome, o que acaba se tornando um grande problema. Quando as possibilidades de aumento de clock do Pentium 4 se esgotaram, a Intel lançou o Pentium D, uma versão dual-core do Pentium 4. Inicialmente os Pentium D eram caros, mas com o lançamento do Core 2 Duo eles caíram de preço e passaram a ser usados até mesmo em micros de baixo custo.
Os Pentium D eram vendidos sob um sistema de numeração e não sob a freqüência real de clock. O Pentium D 820, por exemplo, opera a 2.8 GHz, enquanto o 840 opera a 3.2 GHz. Em 2003 a Intel lançou o Pentium M, um chip derivado da antiga arquitetura do Pentium III, que consome pouca energia, esquenta pouco e mesmo assim oferece um excelente desempenho. Um Pentium M de 1.4 GHz chega a superar um Pentium 4 de 2.6 GHz em diversas aplicações. O Pentium M foi desenvolvido originalmente para ser usado em notebooks, mas se mostrou tão eficiente que acabou sendo usado como base para o desenvolvimento da plataforma Core, usada nos processadores Core 2 Duo fabricados atualmente pela Intel. O Pentium 4 acabou se revelando um beco sem saída, descontinuado e condenado ao esquecimento.
Paralelamente a todos esses processadores, temos o Celeron, uma versão mais barata, mas com um desempenho um pouco inferior, por ter menos cache ou outras limitações. Na verdade, o Celeron não é uma família separada de chips, mas apenas um nome comercial usado nas versões mais baratas (com metade ou um quarto do cache) de vários processadores Intel. Existem Celerons baseados no Pentium II, Pentium III, Pentium 4, Pentium M e também o Celeron 4xx, que é uma versão single-core (e com menos cache) do Core 2 Duo.

Link para saber mais:
http://www.hardware.com.br/termos/processador

Desculpe a longa explicação.

Espero ter ajudado.
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Não. Processador e um, Chipset e outro.
Os 2 são independentes um do outro.
Chipset:
Um chipset (em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipset

Processador:
O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse. Dentro do mundo PC, tudo começou com o 8088, lançado pela Intel em 1979 e usado no primeiro PC, lançado pela IBM em 1981
http://www.hardware.com.br/termos/processador
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microprocessador

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipset
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Cara, com todas as explicações acima, você ainda pode ficar confuso com mais um item, que eu acredito que poderia estar na sua pergunta, que é o Soquete, e não deve ser esquecido. Então o processador, o chipset e o soquete são itens distintos, mas que geralmente causam muita confusão, então vou tentar explicar com minhas próprias palavras e de forma simplificada.
1º O processador, também conhecido como cpu, é o cérebro do Pc, que executa as instruções e faz os cálculos necessários, acessando os dados da memória. Veja imagens de processadores: http://goo.gl/eKuA6

2º O chipset é o conjunto de chips (circuitos integrados), que já vem junto (integrado) na placa mãe. Ás vezes são 2 chips, sendo um a ponte norte e outro a ponte sul, mas normalmente é um único chip grande com as pontes norte e sul no mesmo chip, e tem como principais funções, o controle dos barramentos, a comunicação da memória com o processador e a quantidade de memória Ram suportada pela placa mãe, controlador de vídeo, controle da interface IDE e USB, entre outras atribuições. Outro detalhe, que nem sempre o fabricante da placa mãe é o mesmo do chipset, os fabricantes de placas mãe compram os chipsets da Intel ou AMD por ex. para os integrarem nas suas placas, assim temos placas mãe Asus, Gygabite, MSI, etc. usando chipsets da Intel ou AMD. E outro detalhe, os processadores mais recentes da Intel e AMD, estão assumindo algumas funções que antes eram do chipset como o controle da memória Ram e o controlador de vídeo, inclusive contendo o vídeo integrado dentro do processador (gpu integrada), o que é quase o equivalente a uma placa de vídeo mediana dentro do processador.

3º por fim, o Soquete, que é de forma simplificada, "o encaixe" que já vem na placa mãe, e que contém o padrão dos pinos, esses pinos podem estar tanto no soquete como no processador, ou seja, o processador só encaixa no seu tipo determinado de soquete e não dá para encaixar um processador num soquete que não o suporte.

Veja aqui imagens de diferentes soquetes e chipsets (que são os chips escritos Intel ao lado) http://goo.gl/3AZxf
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Processador é o cerebro e chipset é a medula ossea...
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Placa mãe e placa controladora são a mesma coisa?
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
hahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahah
more_vert
Cara. Uma coisa que me deixa muito confuso é o fato de os dois serem considerados cérebros. Acho que talvez uma analogia mais interessante seja a que o rapaz acima fez. A CPU é o cérebro e o chipset é a medula óssea.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...