Notícias

Um Domingo Qualquer #025 – As previsões de Isaac Asimov

Se você não conhece Isaac Asimov, eu tenho dois conselhos pra te dar: Primeiro, se mate. Segundo, leia algumas obras deste mestre da ficção científica. Ele foi considerado, ainda em vida, como um dos “Três Grandes” escritores de ficção científica, ao lado dos também geniais Arthur C. Clarke e Robert A. Heilen. Um fato curioso sobre a minha admiração por esses caras, é que eu só me empolguei para jogar Dead Space quando eu soube que o nome do protagonista era Isaac Clarke, uma homenagem dos produtores a estes dois grandes escritores. Enfim, voltando ao assunto do post… Eu acredito que prever o futuro, em sua totalidade e exatidão, é uma tarefa impossível. Mas, se você tiver bom senso e conhecimento, é plenamente possível prever tendências e inovações em nosso cotidiano.

Por exemplo, o vídeo que trouxe para vocês hoje, uma entrevista com Isaac Asimov,datada de 1988, para o programa World of Ideas, mostra algumas das ideias que o escritor tinha para o futuro. Como ele achava que seriam coisas como a educação, por exemplo. Como a nossa forma de ensinar e de aprender seria afetada por computadores ligados a “bibliotecas enormes”, como ele chamou na época, onde as pessoas podiam perguntar e responder, obter materiais de referência sobre qualquer assunto que estivesse interessado. Veja, abaixo, como ele previu a internet, a Wikipédia, coisas como o Yahoo Respostas e redes sociais:

Realmente, impressionante! Hoje vemos boa parte do que ele falou, há mais de 20 anos (!), como coisas triviais de nosso dia-a-dia. Se você está acessando este site do conforto do seu lar, a internet, rápida ou não, é uma realidade para você. Se já fez algum trabalho escolar ou da faculdade baseado em algum artigo da Wikipédia, já fez uso da “grande biblioteca” que ele citou no vídeo. Se você, todo dia, fica besteirando na internet em sites como Twitter ou Facebook, as redes sociais são tão comuns para você quanto acordar todo dia de manhã.

Isaac Asimov tinha o sonho de que todos gostassem de aprender e de ensinar. E a internet proporciona isso. No entanto, é triste ver como muitas pessoas ainda não gostam de aprender coisas novas. Que a internet para elas só serve para compartilhar “Humor no Face” e outras merdas que têm aos montes por aí. É triste ver que muitos entram no Twitter apenas para causar polêmica e trollar os outros e não fazem nem dizem nada de construtivo. Eu acredito na internet como meio eficaz de ensino. Eu aprendi a montar e consertar computadores sozinho, pesquisando na internet. O primeiro site de tecnologia que acessei foi o Guia do PC. Hoje tenho o privilégio de compartilhar o que sei com outras pessoas escrevendo no mesmo site que me fez apaixonar-se por tecnologia há uns 6 anos. E para todos aqueles que têm ânsia e vontade de aprender, estaremos sempre a postos. Um bom domingo a todos. ;-)

Textos anteriores do Um Domingo Qualquer:

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!