Notícias

Um Domingo Qualquer #034: Leis que o governo gostaria de implantar na internet

Houve um tempo em que a internet realmente era livre. Infelizmente, essa época veio na era da conexão discada. De uns tempos pra cá, estamos presenciando diversas tentativas de “controlar” a rede mundial de computadores, com o aparecimento de leis nos moldes da SOPA e PIPA, que restringem de forma estúpida a nossa liberdade na internet. Eu costumo dizer que a razoabilidade é a solução pra tudo. Ou seja, não devemos ser nem 8 nem 80. Eu concordo que a internet não deva ser essa “terra de ninguém”, um legítimo refúgio para os trolls cometerem idiotices à sombra do anonimato. Mas também não gosto da ideia de empresas gigantescas vigiando o que eu faço e por onde eu ando nesse emaranhado de conexões.

Esse assunto dá muito pano pra manga, assim é sempre bom adicionar uma pitada de bom humor nessas discussões. Passeando pelos posts antigos do Slonik eu vi uma lista com 8 leis que o governo brasileiro adoraria implantar na internet. Saca só:

8 leis que o Governo gostaria de implantar na Internet

Olha só, se bobear, as leis 1, 3, 5 e 6 podem acabar virando realidade. E eu já posso até imaginar as justificativas. O IBG (Imposto por Busca no Google) seria para incentivar mais as crianças à irem à biblioteca para fazerem seus trabalhos escolares, ao invés de buscarem no Google. Para cada pesquisa seria cobrada uma taxa de R$ 0,05. Com a lei número 3, o número de cadastros em redes sociais iria diminuir drasticamente, já que para abrir uma conta no Facebook você precisaria abrir e confirmar firma, com xérox autenticadas de todos os seus documentos. E isso pagando todas as taxas abusivas que os cartórios cobram. Pensando bem, até que essa medida viria para o bem. :P

Digo o mesmo sobre o CNPB (Cadastro Nacional da Pessoa Blogueira). O número de blogs inúteis e com um único post iria diminuir significativamente. E a quantidade de domínios disponíveis também seria maior! Taí, uma outra medida que viria para o bem! :D Por fim, o IVY (Imposto sobre Views no Youtube). Seria semelhante ao IBG, mas com uma taxa mais alta, de R$ 0,10. E sem contar com as propagandas! E você, tem mais alguma lei maluca em mente para sugerir aos nossos eficientes governantes? Diga aí nos comentários!

Veja as edições anteriores da coluna Um Domingo Qualquer

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!