Notícias

Um Domingo Qualquer #037: O que mudou na internet em 10 anos?

Quem simpatiza com a área da tecnologia gosta de falar que esse é um ramo que muda a todo instante. Que os seus profissionais nunca param de estudar, de se atualizar. E isso é bem verdade. Novos aparelhos são lançados a todo momento. Novas tecnologias surgem: linguagens de programação, softwares, hardware e uma infinidade de outras coisas. De fato, 10 anos na área tecnológica é uma verdadeira era, o equivalente ao surgimento e desaparecimento dos dinossauros! Todo mundo tem uma noção disso, mas poucos têm uma real ideia do quanto a nossa querida internet mudou nessa última década. Você já teve curiosidade de ver um panorama geral da internet em 2002? Bom, um usuário do 9GAG já e ele não ficou apenas na curiosidade. Montou um infográfico bacaníssimo sobre o assunto. Veja:

Infográfico - Internet em 2002

Super maneiro, não!? Se você não manja de inglês, o Guia do PC te dá uma mãozinha e te passa as principais informações. Em 2002, o número de usuários de internet correspondia a 9,1% da população mundial, ou seja, 569 milhões. Hoje, esse número abarca 33% da população mundial, chegando a impressionantes 2,27 bilhões de usuários! O tempo que as pessoas passam na internet: há 10 anos era de apenas 46 minutos. Hoje, são nada mais nada menos que 4 horas perambulando pelo Facebook, Twitter, Tumblr, sites educativos e outras coisas mais úteis. O número de websites em 2002 era de “apenas” 3 milhões. E o GdPC já estava na ativa (UHUL!). Hoje, são 555 milhões de páginas à nossa disposição.

market share também era bem diferente. Pra falar a verdade era bem sombrio. O Internet Explorer dominava 95% deste mercado. Hoje, segundo o infográfico, ele só tem 39%, seguido pelo Chrome com 28% e depois o Firefox com 25%. Ma segundo outra empresa de métricas, o Chrome ultrapassou o IE já faz um tempo. Então, em 10 anos, o reinado do famigerado Internet Explorer veio por terra. Mas nem tudo são flores. Há 10 anos, o assunto mais procurado no Google era “Spiderman“. e hoje é “Rebecca Black“. Faça-me o favor! Em 2002 os memes do momento eram os ninjas! Hoje são os rage comics (forever alone, trollface, FUUUU e por aí vai). Há dez anos a gente ainda usava internet discada! Hoje é bem fácil ter uma conexão de 15 Megabits/s. As páginas eram carregadas em média em 16 segundos. Hoje, são apenas 6 segundos, quando muito!

A rede social mais badalada na época, era a Friendster, que no seu auge conseguiu 3 milhões de usuários. Hoje, todos sabemos que é o Facebook com seus absurdos 900 milhões de usuários. Que diferença brutal! Podemos ver ainda como era o layout das páginas de internet há 10 anos atrás. Uma tosqueira só! O infográfico ainda traz outras informações relevantes sobre música e livros e como eles cresceram com a internet. Isso mostra o quanto nosso mundo virtual é volátil e efêmero. Bom, esse foi o nosso Um Domingo Qualquer desta semana. Espero que tenha gostado. E eu espero também que daqui a 10 anos, em 2022, o Guia do PC ainda esteja na ativa. Maior e melhor! :D

Veja outros artigos interessantes que publicamos:

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!