Notícias

Um Domingo Qualquer #050: Os jogos que marcaram nossa infância

Super Mario World

No Um Domingo Qualquer da semana passada, um leitor sugeriu que nós falássemos sobre os jogos da época da nossa infância. Eu não sei qual a sua idade, mas se você está aqui, lendo o Guia do PC, eu diria que provavelmente viveste a época de ouro dos videogames. Sem querer desmerecer os excelentes games de hoje em dia, mas cá entre nós, os jogos dos anos 90 marcaram época e certamente despertam boas lembranças até hoje em todos os que viveram esse tempo, independente da idade. Os games atuais, apesar de contarem com gráficos estonteantes e enredos muito bem elaborados, parecem perder no quesito mais importante para um gamer: a diversão! Os jogos pixelados e com poucos bits de duas décadas atrás não podem ser chamados de estado da arte no que diz respeito aos gráficos, mas com certeza garantiram horas e mais horas da mais pura diversão na sua infância.

A coluna Um Domingo Qualquer de hoje vai falar de alguns dos jogos mais marcantes das gerações que divertiram milhões de jogadores durante esse tempo. Claro, falaremos apenas sobre aqueles que mais agradaram à nossa equipe. Em toda e qualquer lista do tipo sempre ficará faltando um ou outro título também importante. Portanto, pedimos que vocês também digam, nos comentários, quais os jogos que marcaram a sua infância e porquê! Beleza? Antes de começar a ler sobre cada jogo coloque pra tocar a música embaixo do título e pare antes de começar a próxima. Prepare-se para viajar no tempo!

Top Gear

httpa://www.youtube.com/watch?v=xpUZYWX2BoY

Top Gear
Todo mundo sabe que o carro branco é o melhor.

Top Gear foi lançado em 1993 para o Super Nintendo mas ainda é o primeiro nome que me vem à mente quando penso em um jogo de corrida. Need for Speed é para os fracos! O objetivo do jogo é simples: Escolha um dos carros disponíveis e corra contra 19 outros corredores (e um deles pode ser um amigo no segundo controle). Fique entre os três primeiros colocados ao fim de cada campeonato para prosseguir para o próximo. E a magia deste título reside justamente aí, na simplicidade! Basta escolher um carro e começar a correr, sem aquelas frescuras de escolher para-brisas, pneus, suspensão e todos os outros 16543148 itens do carro.

No começo é fácil, mas vai se tornando desafiador à medida que o jogo avança. E aí surge o maior desafio do jogo: encontrar o equilíbrio entre gasto de combustível e velocidade, administrando as paradas na Pit Stop e tentando evitar ao máximo de bater nos adversários quando o combustível vai chegando ao fim. Não sei dizer exatamente o que faz de Top Gear um jogo tão especial, mas eu certamente diria que grande parte da culpa é da hipnotizante trilha sonora, que eu espero que você esteja ouvindo agora.

Super Mario World

httpa://www.youtube.com/watch?v=qEpaZR2Dvlg

Super Mario World
It’s a me!

Alguns podem dizer que é clichê citar Super Mario World em uma lista de jogos nostálgicos, e provavelmente é mesmo. Mas por outro lado seria quase uma heresia não citar o mais clássico jogo de plataforma do Super Nintendo em uma lista de jogos marcantes: Todo mundo conhece Super Mario World. Mais do que isso, todo mundo gosta de Super Mario World. Não é pra menos: O quarto jogo da série do encanador italiano trouxe novidades muito bem-vindas à série, que continuou tendo o level design genial do primeiro jogo.

A primeira aparição do Yoshi, os novos itens e a trilha sonora caprichada fazem de Super Mario World uma das melhores entre as várias aventuras em busca da princesa Toadstool. Para você ter uma ideia de quão boa é a trilha sonora deste game, tem nêgo fazendo até trabalhos para estudar sua composição, como já publicamos aqui no Um Domingo QualquerSuper Mario World é um essencial a qualquer jogador que se preze.

Chrono Trigger

httpa://www.youtube.com/watch?v=g-s-VQBoUdc

#partiu #viagemnotempo #instatimetravel #instabest #instachrono #nofilter
#partiu #viagemnotempo #instatimetravel #instabest #instachrono #nofilter

Nunca fui fã de RPGs. A minha crônica falta de foco sempre me faz abandonar qualquer RPG que eu me aventure a tentar jogar antes da metade. Por alguma razão, isso não acontece com Chrono Trigger. Não só não acontece como Chrono Trigger é o meu jogo favorito de todos os tempos. O jogo te coloca no papel de Crono, um garoto comum que vive no reino de Guardia e acaba se vendo na tarefa de salvar o mundo em uma aventura que envolve viagens no tempo constantes e a adição de vários personagens em sua equipe (de no máximo três integrantes). Tudo isso desenvolvido por uma equipe que integrava o produtor da série Final Fantasy e Akira Toriyama, o criador da série Dragon Ball.

Vários aspectos dos RPGs da época foram melhorados em Chrono Trigger, como a (irritante) aparição de inimigos aleatoriamente no meio do mapa e os gráficos: Os gráficos de Chrono Trigger estão entre os mais bonitos do SNES. E eu nem preciso falar da fantástica trilha sonora composta por Yasunori Mitsuda que, juntamente de todos os outros elementos do jogo, faz dele uma obra-prima. Se você nunca jogou, ainda há tempo. Vá agora mesmo corrigir isso.

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!