Notícias

Um Domingo Qualquer #051: Nerd of the Dead

Nerd-of-the-Dead

Na coluna Um Domingo Qualquer de número #049 nós postamos aqui um curta-metragem que abordou a temática zumbi de uma forma bem diferente e séria. Foi o CARGO e na ocasião eu mencionei que este sub-gênero do terror já estava saturado e que já estávamos cansados de ver tantos filmes, séries e jogos usando mortos-vivos como mote para um enredo. Bem, eu estava enganado. Ainda há sim espaço para mais material de qualidade. Basta que os produtores tenham criatividade. Na semana passada eu fui apresentado a um vídeo, na verdade uma websérie, chamada Nerd of the Dead. E ao contrário do que o nome possa dar a entender, é uma websérie genuinamente brasileira que funde os dois universos: zumbi e nerd.

O título, que obviamente evidencia essa fusão dos dois mundos, é também uma referência aos títulos dos filmes do pai do gênero zumbi, George Romero. Todos eles terminavam com “…of the Dead“, como “Survival of the Dead“, “Land of the Dead“, “Diary of the Dead” e outros. E por falar em referências, esta série brasileira é repleta delas. Neste episódio piloto, que você verá logo abaixo, encontramos referências a clássicos do faroeste, como Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and The Ugly, 1966), referências ao universo otaku, como animes como Naruto e, como não podia deixar de ser, ao universo nerd, como na cena em que eles estão prestes a enfrentar o primeiro zumbi e tiram várias fotos para postar no Instagram.

Como você já deve imaginar, a websérie Nerd of the Dead não leva a temática zumbi à sério e tem muitos plots humorísticos, como na cena em que eles se deparam com o primeiro zumbi, que é a vizinha bêbada deles. Numa série “normal” os personagens estranhariam e não saberiam que ali se tratava de uma pessoa morta que voltou à vida apenas para comer cérebros. Nesta série não, os caras sabem de que se trata de um zumbi e até vibram com o fato, como se já esperassem por isso a vida toda. Eles têm até um kit de sobrevivência no caso de um apocalipse zumbi. Outro ponto forte, na minha opinião, é claro, são os diálogos. Fluem naturalmente e se dirigem diretamente ao público alvo: jovens que gostam de videogames, zumbis e salgadinhos. A produção técnica também está impecável. Nota-se que os caras filmaram aquilo com zelo e sabiam o que estavam fazendo. A montagem das cenas está ótima, com cortes eficientes e que pautam bem toda a trama.

Enfim, chega de eu ficar falando! Aperte play no vídeo abaixo e espero que você se divirta com Nerd of the Dead:

E então, o que achou? Espero que tenha gostado e dado boas risadas. Este é apenas o episódio piloto. Ainda não saiu a continuação. No começo você pode ver algumas marcas importantes, como do site Omelete e da produtora de jogos UbiSoft. Apesar disso, a produção é totalmente independente. Foi filmada no apartamento de um dos atores (o de óculos com cabelos estranhos e despenteados) e financiada quase que totalmente, creio eu, pelo diretor, Chris Tex, que investiu todo o seu salário na série. O diretor é o cara que morre logo no começo, o Bóris. Numa entrevista dada por eles afirma-se que eles gastaram mais de R$ 30 mil para gravar tudo. E ainda falta o último episódio!

No site Catarse, que serve para a divulgação e angariação de fundos para projetos, eles estão tentando arrecadar R$ 30 mil para a gravação do último episódio que, segundo eles, será totalmente épico com uma batalha gigantesca entre humanos e zumbis. Na verdade, eles já conseguiram arrecadar a quantia desejada e ainda faltam dois dias para o encerramento do projeto. Caso você queira contribuir mesmo assim, você pode ganhar vários brindes, desde pôsteres e adesivos, até camisas oficiais e DVDs com a websérie completa e o making of de gravação. Na página há um vídeo muito bem bolado onde eles explicam todo o intuito por trás desse projeto. É bem interessante e, mais que isso, é um prêmio dado à ousadia e coragem desses jovens profissionais que meteram as caras e fizeram algo de qualidade elevada. Confesso que fiquei com uma invejinha boa deles. Hahahaha!!!!

Então é isso! Esta foi a nossa coluna Um Domingo Qualquer desta semana e esperamos sinceramente que você tenha gostado da nossa indicação. Diga nos comentários o que você achou da websérie Nerd of the Dead. Caso tenha algo interessante para sugerir para a gente e que gostaria de ver publicado aqui, pode nos enviar um e-mail para admin@guiadopc.com.br que consideraremos com o maior prazer a sua sugestão. Enquanto isso, por que não dá uma olhada nos textos das semanas anteriores:

Tags: Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!