Notícias

Abriremos um curso de Lógica de Programação!

programar

Sim, amigo, é isso mesmo que você leu no título. Nós, do Guia do PC, abriremos um Curso de Lógica de Programação! Como já havíamos adiantado na ocasião do lançamento do Novo Guia do PC, nós investiríamos em novas formas de conteúdo, e uma delas seriam os cursos. E o primeiro curso a ser ministrado por nós será justamente o de Lógica de Programação. A equipe do Guia do PC não se liga apenas nos novos lançamentos de gadgets e nas últimas notícias que envolvem tecnologia. Nós também nos interessamos, e muito, pelo mercado de T.I. no Brasil. Então, pensamos que poderíamos usar esse espaço não apenas para manter você, leitor, atualizado com as novidades do universo tecnológico, mas para também qualificá-lo para o mercado de trabalho.

Se você pretende seguir carreira na área de T.I. (Tecnologia da Informação) deve saber que o mercado brasileiro está sofrendo uma carência enorme de programadores. As pessoas costumam reclamar que falta emprego no nosso país, em discordo disso em parte. Pelo menos para o ramo tecnológico, não faltam empregos. Acontece justamente o contrário: sobram vagas e faltam profissionais qualificados. As áreas para os programadores são diversas! Você pode se especializar no desenvolvimento de sites, ou na criação de aplicativos para dispositivos móveis ou, ainda, quem sabe, trabalhar no desenvolvimento de um grande jogo! Já pensou que da hora seria isso? E essas são apenas algumas das possibilidades. Mas primeiro você precisa se qualificar.

aula-programacao

Existem diversas linguagens para se programar: PHP, Java, Ruby, Perl, C, C++ e uma infinidade de outras. Porém, todas elas têm algo em comum: a sua base. Para você aprender a programar em qualquer linguagem, você precisa primeiro entender a Lógica de Programação. Tal conhecimento não vai lhe dar capacidade para criar grandes programas, mas vai lhe prover a fundamental base para ser um bom programador em qualquer linguagem! Por isso ela é tão importante e por isso decidimos começar por ela. Temos planos de ministrar cursos a respeito de outras linguagens, não sabemos ainda quais, mas temos certeza que este primeiro curso será de fundamental importância para nossos planos futuros. Mas… quando começará?

Amanhã! Isso mesmo, a primeira aula já será publicada amanhã. Portanto, fique atento. O curso terá uma periodicidade semanal. Publicaremos uma aula por semana, toda segunda-feira! E quem será o responsável pelo conteúdo? Será um novo membro do Guia do PC, chamado Pedro Deles Carvalho. Ele é cearense, atualmente mora em Acaraú, cidadezinha simpática do interior do estado e tem 27 anos. Ele é Bacharel em Ciências da Computação e apaixonado por programação. Ele leciona informática na Escola Profissional de Acaraú e é Gerente de TI de uma empresa local.

programar

O curso será dividido em 08 (oito) módulos, com um total de mais ou menos 12 (doze) posts. Alguns módulos abrangem mais conteúdo, portanto, os dividiremos. O material ainda não está concluído, por isso não podemos precisar o número total de posts. Mas serão pouco mais que 10, totalizando uns 3 meses. Abaixo, você confere o conteúdo programático:

  1. Introdução a Lógica de Programação: O que é? Como eu uso? Aqui é o comecinho do nosso romance, se gostar do começo, é muito provável que tenhamos um meio feliz, já que o estudo de programação é como a matemática, música, não tem fim!
  2. Tipos Variáveis e Constantes: Lugar onde os personagens são apresentados. Vamos conhecer o senhor Pi e alguns esquizofrênicos, aqueles que mudam conforme o algoritmo, e tantos outros personagens que darão o tempero necessário a essa história.
  3. Estruturas de Interação: Leitura e Escrita – Aqui os relacionamentos começam, uns falam, outros respondem, e temos um belo começo de amizade.
  4. Estruturas Condicionais – If, Else, Elseif: Como todo relacionamento, precisamos impor alguns limites, nesse ponto, as coisas complicam um pouco, mas nada que precise chamar a Liga da Justiça ou Chapolin Colorado, são só algumas condições para que tudo corra muito bem.
  5. Estruturas de Repetição – While, While Do, For, Repeat Until: Nesse momento, se as coisas tiverem caminhado nos conformes, as repetições são bem válidas, pelo menos até as variáveis concordarem.
  6. Vetores e Matrizes: Interações aumentam, variáveis do mesmo tipo se juntam, como um trem e seus vagões.
  7. SubRotinas: Dentro dos vagões acontecem coisas bem legais, se você souber interagir com elas, serão muito úteis.
  8. Introdução a Programação Orientada a Objetos: Bem, aqui é um nível mais interessante, relacionamentos extraterrestres, lembram os terrestres, mas é preciso muita atenção para captar a mensagem intergalática.

Bom, então é isso. Esperamos sinceramente que você tenha gostado dessa novidade. Estamos ansiosos para dar o pontapé inicial e receber o seu feedback, através de comentários e até mesmo e-mails. Gostaríamos de informar também que, ao final do curso, disponibilizaremos todo o conteúdo em formato de eBook, para que você possa consultar sempre que precisar. Espalhe para seus amigos, divulgue nas redes sociais e pregue a palavra. Você não tem ideia de como essas pequenas coisas nos motivam e nos dãm mais ânimo. Você pode fazer isso usando os botões de compartilhamento abaixo. É bem simples.

Então, até manhã com o primeiro capítulo do curso! :D

Tags: Bastidores, Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!